Muitos artigos sobre os anjos estão, sem dúvida, deformados por uma certa cultura esotérica pseudo-mística. Entre outros absurdos, é possível até encontrar um anjo específico para cada dia da semana(!).
Comecemos, então, dizendo o que os anjos de Deus não são: não são "reencarnações"; não são homens ou mulheres alados; não são "lugares" nos quais se sente a Presença do Criador; não são como gnomos ou duendes; não são uma espécie de "energia" nem tampouco algum tipo de fumaça branca.
Apesar de tudo, é preciso dizer que também se pode encontrar informação confiável na rede. Um dos artigos de valor que encontramos na internet é o de P. B. Celestino que, em relação a isso, dizia:
“A humanidade no seu conjunto parece obedecer a uma espécie de 'lei do bêbado': depois de uma queda para a direita, procura compensá-la inclinando-se para a esquerda, e acaba caindo nessa direção. Assim, às épocas de racionalismo exacerbado e míope, seguem-se outras em que proliferam as mais tresloucadas fantasias e crendices, e a doutrina sobre os anjos está entre as que mais facilmente se prestam a essas deformações. O nosso tempo inclui-se entre as segundas, a julgar pelo número de 'caricaturas' deformadas desses seres não-humanos, ― sob a forma de duendes, gnomos, espíritos 'desencarnados', deidades e extraterrestres, ― que se misturam inextricavelmente nas estantes das livrarias e lojas de bibelôs, bem como nas cabeças de alguns…”
Muito bem dito.
O Calendário Litúrgico Católico celebra duas festas angélicas, uma no dia 29 de setembro, – a Festa dos Três Arcanjos, S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael, – e outra a 2 de outubro, – a Festa dos Anjos da Guarda. Mas, afinal, quem são os anjos?
Talvez o Concílio da Igreja que mais se dedicou a explicar a doutrina sobre os anjos foi o de Latrão IV, do ano 1215. Neste se afirmou, num contexto de profissão da fé, que os anjos foram criados por Deus desde o inicio do tempo. No caso dos demônios, o Concilio diz que foram anjos criados bons, que se fizeram maus pelo uso de seu livre arbítrio. Evidentemente, houve pronunciamentos magisteriais sobre os anjos antes desta data, por exemplo, o do Papa Zacarias, no ano 745, que rejeitou os vários nomes dos anjos, ficando somente com os de Miguel, Gabriel e Rafael, já que são os únicos mencionados pela Sagrada Escritura. O Concilio de Aix-la-Chapelle, no ano 789, fez o mesmo.
O testemunho das Sagradas Escrituras
• Os anjos são filhos de Deus (cf. Jó 1,6; 2,1);
• São protetores dos homens (cf. Sl 90,11);
• Vivem nos Céus (cf. Mt 28,2);
• São de natureza espiritual (cf. 1 Re 22,19-21; Dn 3,86; Hb 1,14);
• Há anjos bons e anjos maus (cf. Zc 3,1);
• Sabemos que existem os Serafins (cf. Is 6), Querubins (cf. Gn 3,24; Ex 25,22; Ez 10,1-20), Tronos, Dominações, Potestades e Principados (cf. Cl 1,16), Virtudes (cf. Ef 1,21), Arcanjos (cf. 1 Ts 4,15-16; Judas 9) e os anjos que cuidam dos indivíduos (cf. Tb 5; Sl 90,11; Dn 3,49s; Mt 18,10).
• Rafael, seu nome significa “Deus Cura”, aparece em Tb 3,25.
A hierarquia angélica e as relações com os seres humanos
A distinção mais divulgada de uma hierarquia entre os anjos aparece na obra De Coelesti Hierarquia (Sobre a Hierarquia Celeste), atribuído a Dionísio, o Areopagita, datada entre os séculos IV e V. Nesta, os anjos são "classificados" em três Ordens, cada uma formada por três Coros, num total de nove Coros Angélicos: Serafins, Querubins e Tronos fazem parte da primeira hierarquia dos anjos; Dominações, Virtudes e Potestades formam a segunda hierarquia; os Principados, os Arcanjos e os Anjos (como os de guarda) estariam na terceira. Todos esses anjos têm, como resume o teólogo francês J. Daniélou, duas funções: louvar a Trindade Santíssima e guardar e defender tudo o que é de Deus.
Os santos foram muito devotos dos anjos. São Josemaría Escrivá, por exemplo, deixava que o seu anjo da guarda contasse o número de orações e mortificações que ele ia fazendo, tinha-o presente nos trabalhos apostólicos que realizava, chamava-o “Relojoeirinho” (porque era muito pontual em despertar-lhe e até consertou-lhe um relógio numa ocasião!), dedicava as terças-feiras a tratá-lo mais intensamente, rezava ao anjo da guarda de alguém com quem queria conversar ou escrever-lhe uma carta; viu o Opus Dei no dia 2 de outubro de 1928, Festa dos Anjos da Guarda; confiou os diversos trabalhos dessa nova fundação a cada um dos arcanjos. O livro “Caminho”, um verdadeiro clássico moderno da espiritualidade cristã católica, indica nove pontos seguidos à devoção aos anjos. Como São Josemaría, poderíamos elencar vários outros santos cuja devoção aos anjos nos anima a ser mais amigos desses celestes espíritos.
Na Oração Eucarística I ou Cânon Romano, a Oferenda é levada ao Deus Todo-Poderoso “per manus sancti angeli”, ou seja, pelas mãos do santo anjo. São Beda dizia que “da mesma maneira que vemos como os anjos rodeavam o Corpo do Senhor no sepulcro, devemos crer que estão fazendo a corte a Jesus na consagração”.
Adaptado do artigo do Pe. Françoá Costa, disponível em
Acesso 25/11/014
• A. V. de PRADA, O Fundador do Opus Dei (3 volumes), São Paulo: Quadrante, 2004.
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, n. 325-336.
• F. F. CARVAJAL, Antología de textos para hacer oración y para la predicación, Madrid: Palabra, 1983, pp. 85-95.
• J. DANIÉLOU, O Mistério do Advento, RJ: Agir, 1958.
P. B. CELESTINO, Os anjos, São Paulo: Quadrante.
• O artigo de P. B. CELESTINO, “Os anjos e o nosso anjo” se encontra em http://www.quadrante.com.br/ sessão “artigos >> doutrina e teologia” (visitada no dia 26/09/2010). • P. M. GALOPIN, “Ángel”, in P.-M. BOGAGERT e outros (responsáveis), Diccionario Enciclopédico de la Biblica, BARCELONA: HERDER, 1993, 73-76.
Caro Henrique Sebastião, irmão em Cristo Jesus,
ResponderExcluirParabéns pelo excelente texto!
Infelizmente, não é preciso se utilizar de um buscador da internet, para presenciar certos abusos com os Santos Anjos do Senhor. Em algumas celebrações litúrgicas em certas Paróquias já o pratica sem nenhum constrangimento. Não é difícil ver nas ditas “procissões” da Palavra, das Oferendas e até um teatrinho após a homilia, certos grupos de dança de mocinhas e mocinhos afeminados trajando roupas escandalosas com asinhas de anjos, infelizmente. Quem nunca viu?
Santo Anjo do senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa, ilumina. Amém!
A Deus seja a Glória! Δόξα τω Θεώ!
Gostei muito do post e concordo plenamente com a explicação. Devemos rezar, pedindo aos anjos que nos ajudem na caminhada da vida. Que o bom Deus nos ilumine.
ResponderExcluirHenrique, gostaria que me explicasse isto o qual não entendi:
ResponderExcluir"Dizem ainda que eles levaram o corpo de Lázaro ao seio de Abraão (Lc 16,22)."
Pelo que eu sempre soube, e sempre me ensinaram, foi a alma do pobre Lazaro que os anjos levaram ao seio de Abraão e não o corpo dele, pois na parábola dita por JESUS nem se menciona a ressurreição, mas sim, um estado de vida o qual é a continuação desta, mas somente espiritual, portanto, o contexto de ressurreição nesta parábola não entra, então não compreendi em dizer que os anjos levaram o corpo Lazaro ao seio de Abraão, e além do mais sempre foi utilizado esta parábola para derrubar os mortalistas como os Adventistas e Testemunhas de Jeová que insistem em dizer que não há imortalidade da alma, e que todos somente voltarão a viver pela ressurreição do ultimo dia, e interpretando esta passagem da parábola do rico avarento e do pobre Lazaro como apenas uma parábola, o que seria estranho, já que JESUS, ira se fundamentar em um crença paga para ditar uma parábola, quando na verdade todos sabemos, que JESUS sempre utilizou de parábola o qual inseria em contextos o qual o povo estava habituado a viver e a crer, o que tornava de fácil compreensão ao povo em geral tais parábolas, a não ser para os incrédulos que persistiam em não crer em JESUS e nas suas Palavras.
Anonimo Sidnei.
Sidnei, o texto em versão católica diz:
ExcluirOra, aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado.
Lucas 16:22
e na versão protestante da NVI diz:
"Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado.
Lucas 16:22
Realmente, não foi o corpo, como podemos perceber na passagem.
Agora, pergunta: as parábolas eram para facilitar o entendimento da pregação? Ou não? O que acham?
Caro Sidnei, irmão em Cristo Jesus!
ExcluirA frase “Dizem ainda que eles levaram Lázaro ao seio de Abraão (Lc 16,22)”, interpretei fazer parte do texto da matéria e não da referência bíblica de São Lucas 16, 22. Percebe-se que a palavra “corpo” é inexistente, tanto no texto como no versículo 22 do Cap 16 de São Lucas, nas seis traduções da Bíblia católica que tenho.
No entanto, acho ter sido um equivoco da sua parte, introduzido a palavra “corpo” no texto, certo?
Seja Louvado Nosso Senhor Jesus Cristo!
André cxm, no texto da fonte principal deste post, do site "Presbíteros", escrito pelo Pe. Françoá Costa (citação e endereço ao final do próprio post), consta a palavra "corpo", a qual apareceu aqui também. Entretanto, para evitar dúvidas e debates estéreis, optei por excluir o vocábulo polêmico (risos).
ExcluirA Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo
Apostolado Fiel Católico
Obrigado pelo presente e por suas palavras. Estarei orando por você, sem dúvida, e quando vier a Santa Catarina, me avise.
ExcluirObrigado.
Parabéns a todos. Gostaria de ver um especial sobre São Miguel Arcanjo.
ResponderExcluirM. R. Brava
Sugestão anotada, M. R. Brava.
ExcluirA Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo
Apostolado Fiel Católico
UMA VEZ LI NÃO SEI MAS ONDE POIS JA PROCUREI MUITO MAS SEM SUCESSO....
ResponderExcluirQUE DEUS POS A PROVA OS ANJOS ANUNCIANDO QUE SEU FILHO IA SE ENCARNAR ENTRE NOS DAI LUCIFER E OS REBELDES NÃO ACEITARAM E SE REVOLTARAM..... ISSO REALMENTE FAS PARTE DE ALGUM MODO DA TRADIÇÃO OU E MAIS UMA TEORIA ? SE ALGUEM PODER ME ESCLARECER FICAREI GRATO.
Uma vez, um pastor adventista disse que Lúcifer era filho de Deus!!! É isso mesmo? Os anjos são filhos de Deus?
ResponderExcluirGustavo B Oliveira
A expressão "filho(s) de Deus" têm diversos sentidos no contexto da Bíblia Sagrada, Gustavo. Os anjos podem ser chamados filhos de Deus, assim como os antigos profetas, o próprio Senhor Jesus e nós, que participamos da nova e eterna Aliança em Cristo.
ExcluirEm cada caso, porém, a expressão tem um sentido muito próprio.
Como apologista, vou compartilhar com você um dos grandes princípios que aprendi a observar, e que será fundamental na sua busca e nos seus estudos:
É muito importante que nós, católicos, entendamos de uma vez por todas o seguinte: se é um "pastor" protestante que diz, então devo manter meus dois pés bem atrás. Na maioria das vezes, o melhor é nem levar em consideração.
A realidade nua e crua é que os protestantes são hereges por princípio. Sendo assim, por que eu deveria levar em consideração aquilo que os seus "pastores" dizem?
[Aliás, cada 'pastor' tem sua doutrina própria, baseada no livre exame da Bíblia.]
A maior parte de tudo o que eles dizem não passa de interpretação literal e, via de regra, totalmente equivocada dos textos das Escrituras.
Atenha-se ao Catecismo, aos documentos magisteriais, às vidas dos Santos, a pesquisa católica das Escrituras. Aí estão Ratzinger, Fulton Sheen, Cardeal Newman, Tihamer Toth, Cardeal Lepicier, Garrigou Lagrange, Padre Penido e tantos outros. É material de estudo de alta qualidade para uma vida inteira.
A Igreja Católica é o fundamento e o sustentáculo da Verdade. O resto é fumaça, que só serve para turvar a visão.
A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo
Apostolado Fiel Católico
Boa noite! Tenho uma dúvida sobre a origem do anjo Raziel. Ele é de origem Católica? Outra dúvida: é possível os anjos se comunicarem através de números nos sonhos?
ResponderExcluirNão é devoção católica e é pecado grave buscar esse tipo de pseudomisticismo adivinhatório. Fuja disso!
ExcluirFraternidade Laical São Próspero