Neste cenário, vem oportunamente o Cardeal Dolan, Arcebispo de Nova York, pedir que a Igreja dedique um pouquinho de atenção a um novo tipo de minoria excluída, até mesmo dentro da própria santa Igreja: os fiéis católicos. Segue abaixo o conteúdo integral da carta:
“A inclusão tem sido um inovador e consistente tema do Sínodo [sobre a família]. A Igreja, nossa família espiritual, congratula-se com todos, especialmente com aqueles que se sentem excluídos. Entre estes, do que ouvi dos observadores e Padres sinodais, estão os solteiros, aqueles que são atraídos pelo mesmo sexo, os divorciados, os viúvos, os imigrantes que acabaram de chegar a um novo país, as pessoas com deficiência, os confinados, as minorias étnico-raciais, os idosos. A Igreja é uma família que ama a todos e congratula-se com suas necessidades.
Poderia eu sugerir que há uma nova minoria no mundo, e até mesmo na Igreja? Estou pensando naqueles que, confiando na Graça e Misericórdia de Deus, se esforçam para viver na virtude e na fidelidade, – dado o fato de que, apenas na América do Norte, somente metade dos casais que se casam procuram a Igreja para contrair o Sacramento do Matrimônio; – casais que, inspirados pelo ensinamento da Igreja, afirmam que o casamento é para sempre, e perseveram nas provações; casais que recebem o Dom divino de ter vários filhos; homens e mulheres jovens que optam por não viver juntos antes do Matrimônio; um homem 'gay' ou uma lésbica que querem viver em castidade; um casal que decidiu que ela vai desistir de uma carreira promissora para ficar em casa e criar seus filhos. Essas maravilhosas pessoas muitas vezes se sentem como uma minoria em seu ambiente cultural, sim, e às vezes até mesmo dentro da Igreja!
Eu acho que há muito mais pessoas do que pensamos nestas situações, mas, dada a enorme pressão dos nossos tempos, elas muitas vezes se sentem excluídas.
Onde podem buscar apoio e incentivo? Na TV? Nas revistas ou jornais? Em quais filmes? Nos espetáculos, como os da Broadway? Nos colegas? Não! Eles olham para a Igreja e para nós, procurando por apoio e incentivo, pela sensação calorosa de serem parte de uma comunidade. E nós [Igreja] não podemos decepcioná-los!"
___
Fonte:
Website pessoal do Cardeal Dolan, Arcebispo de Nova York, disp. em
http://cardinaldolan.org/index.php/inclusion-of-the-new-minority/
Tradução de Henrique Sebastião
Acesso 1/10/015
• Indicação de artigo por Wagner Marchiori
A paz de Cristo!
ResponderExcluirSou mais uma que luto pela santidade. Meu marido saiu de casa. Sou aposentada por invalidez, tenho 30 e poucos anos e um filho.
Ouço o tempo todo que eu devo viver mas como? Já estou viva, minha vida é dentro de casa sendo mãe e esposa, buscando a Deus, vivendo meu matrimônio e deixando-me ser santificada. Sou casada e fico ofendida quando tratam-me como solteira ou viúva. Tenho um marido.
Dou graças a Deus por Ele conceder-me a graça de viver plenamente este sacramento, não do jeito que eu queria mas com ricas oportunidades de ama-Lo acima de tudo e confiar em sua misericórdia.
Vivo o perdão e o amor com tanta intensidade que posso dizer com verdade e clareza que meu casamento me santifica.
Que testemunho maravilhoso! Deus esteja contigo nessa busca de santidade.
ExcluirSó tenho a agradecer por esse seu testemunho e dizer que pode contar com minhas orações!
ExcluirSaiba que você é um exemplo para todos nós e um modelo de verdadeira fiel católica. Infelizmente não deixou seu nome, mesmo assim rezo para que continue firme na fé da Igreja!
ExcluirApostolado Fiel Católico
Que Nossa Senhora te fortaleça a cada dia nesse caminho de santidade! Viver mais? Sim, viva para a eternidade.
ExcluirEstamos juntas! Vivo exatamente assim! Tenho 41 anos, dois filhos e meu marido não vive comigo há 13 anos.
ExcluirConforta pensar que ainda existe bispo e cardeal que se preocupa com a santidade e a verdade, como Dom José Francisco Falcão de Barros, Dom Antonio Carlos Keller, o Cardeal Dolan, o Cardeal Burke e outros.
ResponderExcluirEsqueci do Dom Henrique Soares da Costa. Nem tudo está perdido.
ExcluirInclua-se também no rol dos verdadeiros santos Bispos Dom Fernando José Monteiro Guimarães, CSSR, arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil e tantos outros.
ExcluirSalve Maria!
Algo acontece, e não vão conseguir impedir, igrejas que celebram missas na forma extraordinária estão lotadas. Os jovens estão maravilhados com o achado, um um verdadeiro escândalo para os modernistas, para não chama-los pelo verdadeiro nome.
ResponderExcluirEste "algo" é a Graça de Deus, Roberto, que não abandona jamais a sua Igreja.
ExcluirA Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo
Apostolado Fiel Católico