Por exemplo, não foi um dos primeiros exercícios voluntários de vossa mente saciar uma curiosidade condenável? Curiosidade a qual confessastes estar errada, que estava contra a vossa consciência satisfazê-la. Desejáveis conhecer uma série de coisas que não trariam bem algum conhecer. É assim que os meninos começam; assim que sua mente começa a se agitar, eles olham na direção errada, e dedicam-se ao que é mau. Esse é o seu primeiro passo no erro; o próximo uso de seu intelecto é colocar o que é mau em palavras: esse é o seu segundo passo no erro. Eles formam imagens e acolhem pensamentos que deveriam ser afastados, de si e dos outros, expressando-os. E então, o mau desvio que fazem, os outros pagam na mesma moeda. Um discurso errado provoca outro; e assim cresce entre eles, desde a infância, aquele miserável tom de conversa insinuando e sugerindo o mal, brincando, gracejando a respeito do pecado, fornecendo combustível para a imaginação inflamável e que dura por toda a vida, que está onde o mundo está, que é a própria 'fragrância' do mundo. Disto o mundo não pode prescindir, pois o mundo 'fala do que lhe transborda do coração' (Mt 12,34) e isto vai prevalecer em toda assembleia ordinária dos homens tão logo sintam-se à vontade e comecem a falar livremente – é uma espécie de culto vocal do Maligno, a que o Maligno escuta com especial satisfação, porque ele o considera a preparação para o pior pecado; pois maus pensamentos e más palavras precedem más ações.”
Instrument of Religious Training', em 'Sermons
Preached on Various Occasions'), sermão pregado
na igreja da Universidade de Dublin, no ano 1856
____
1. Isto é, a fase – seja qual for, aqui as teorias pedagógicas não vêm ao caso – em que o ser humano começa a experimentar cognitivamente a noção de si mesmo e das suas relações com o outro e com o mundo que o cerca, resultando nos primeiros estabelecimentos da noção do certo e do errado. (N. do T.)
www.ofielcatolico.com.br
Concordo! Reconhecer isto é uma grande e possivelmente a primeira lição de humildade que todos deveríamos fazer. Nossa "soberba original" é explorada pelo "mal" para que simplesmente não tomemos conhecimento disso ou mesmo conhecedores resistamos à atitude de humildade necessária à superação dos passos nesse "caminho viciado" que se coloca disponível para cada um de nós no cotidiano de nossas vidas. Que N.S. da Humildade nos ajude e que nosso coração se abra cada vez mais para a ação do Espírito Santo em nós. Amém!
ResponderExcluirAcredito que está havendo nos dias atuais uma vocação para esse mal. A nossa sociedade está sendo educada para aceitar esse "anjo"revestido de luz. Quem não concorda e educa os seus filhos na retidão do Senhor está enfrentando um conflito de gerações.
ResponderExcluir