Hitler era católico? Era cristão?


RECENTEMENTE UMA de nossas leitoras, cujo nome não fomos autorizados a divulgar, entrou em contato com o nosso apostolado pedindo orientações sobre como se comportar em relação a uma situação tão absurda quanto (lamentavelmente) comum em nossos dias. Contou-nos ela que uma professora havia dito na escola à sua filha –, uma criança –, depois de saber que a menina era católica, que Hitler também era católico, e que até queria ser padre.

Claro e evidente que a intenção desta professora, que – assim como tantas e tantos outros, atualmente – deve ser adepta da ideologia marxista, é doutrinar a futura geração contra o cristianismo, especialmente contra a Igreja Católica. Essa fábula de Hitler "católico" já está bem manjada, mas os professores socialistas que temos hoje em dia (que geralmente não estão minimamente preocupados com a verdade) não perdem oportunidade para atacar a Igreja, seja de que jeito for. São capazes até de defender alguns dos maiores monstros que a humanidade já produziu, como Josef Stalin e Che Guevara, mas para a Igreja só têm ódio e calúnias. Sei o que estou dizendo, também tenho filho em idade escolar, e jé entrei em uma meia dúzia de querelas por conta de assuntos como este...

Bem, a resposta que dei à leitora é muito, muito simples. Nada mais que uma questão de lógica elementar: ora, se Hitler fosse mesmo católico, de fato, ele não teria feito o que fez. Isto não é óbvio? Ponto. Ainda que ele se julgasse e/ou declarasse católico (o que não se aplica), se apenas tivesse feito um por cento do que fez, sem arrepender-se, penitenciar-se e converter-se, já estaria automaticamente excluído da Comunhão da Igreja.

Estamos com isso afirmando que todo católico é moralmente irrepreensível? Evidente que não. Será que já houve, na História da humanidade, famosos católicosmembros do clero ou nãoque se tornaram conhecidos justamente por seus grandes pecados? A resposta é um sonoro "sim". Existem pérfidos criminosos católicos? Sim, sem dúvida, e muitos. Todavia a questão aqui é outra. O problema é que, por trás da fantasiosa teoria do "Hitler católico", via de regra está a clara tentativa de ligar as maldades do Führer, um dos mais célebres monstros da História, à fé católica, o que se traduz num completo absurdo.

Incentivei, então, a leitora a desafiar a professora a mostrar em qual documento a Igreja manda assassinar judeus ou qualquer pessoa. Que ela mostrasse onde é que o Catecismo da Igreja Católica, ou qualquer Papa, ou qualquer Encíclica, Carta apostólica, pastoral ou Bula, ou qualquer outra fonte oficial de doutrina católica, ensina a supremacia racial que Hitler pregava. Ora, se ele era católico, e fez tanto mal por ser católico (a ideia de fundo é essa – puro argumento ad hominem1 e nada mais), então ele teria que ter aprendido a fazer tanto mal na Igreja. Mas se o que ele pratica é contrário àquilo que a Igreja prega, então ele não pode representar a Igreja. Como disse, muito simples.

Mais do que simples, para qualquer pessoa que possua o mínimo de boa vontade. Não é o caso de muitos dos professores que estão formando nossos filhos, neste exato momento; ainda pior é que a maioria de nós não se mostra muito preocupada com isso.

Agora imaginemos que Hitler tenha realmente se declarado "católico" (não é o caso, como veremos com toda a clareza mais adiante: ele proibiu a exibição dos símbolos católicos, pronunciou por diversas vezes a sua aversão ao cristianismo, ordenou o assassinato de milhares de sacerdotes e promoveu o ocultismo no 3º Reich). Ainda que tivesse dito que era mesmo católico, o que a Igreja teria a ver com isso? Qualquer um pode se declarar o que quiser, mas são os atos de uma pessoa que a definem. Ora, o primeiro Mandamento do "Deus dos cristãos" é o amor – ao próprio Deus e ao próximo como a si mesmo –; logo, mesmo que alguém como Hitler se declarasse católico, evidentemente não era, de fato. Essa lorota surgiu, entre outas coisas, porque o pai de Adolf Hitler, este sim, era católico (a mãe era protestante), e quando criança o Führer chegou a ser coroinha. Aprofundaremos a questão, a partir daqui, com fontes e referências bibliográficas, como convém para quem deseja avançar além do "disse-que-disse".

Se existe uma lição elementar que todos os seres humanos civilizados já deveriam ter aprendido, é que não se deve acreditar no que os maus políticos dizem publicamente, pois ao menos em boa parte dos casos se tratam de mentiras para angariar apoio popular. Devemos, sim, observar o que o político realmente faz, na prática. Assim, por exemplo, um político pode, incansavelmente, berrar milhares de discursos pela defesa da democracia, enquanto "por baixo dos panos" trabalha pela instalação de uma ditadura em seu país (nós já vimos acontecer, e qualquer semelhança com o Brasil não é mera coincidência). – Prestar atenção no que um político faz é muito mais importante do dar ouvidos aos seus discursos. Esta verdade, claro, é ainda mais inexorável no caso de um reconhecido mentiroso contumaz como Hitler.

Certos ateus militantes alegam que Hitler era cristão principalmente por causa das declarações do seu livro "Mein Keimpf", no qual o führer alega estar lutando "em nome de Jesus Cristo". Mas os ateus se esquecem de "detalhes" muito importantes. O primeiro se traduz numa pergunta muito óbvia: porque dão tanto crédito a uma declaração de um monstro moral como Hitler, alguém que tão evidentemente não tinha compromisso algum com a verdade?

Outro "detalhe" é o fato histórico de que Hitler mandou retirar a Bíblia das escolas e substitui-la pelo "Mein Keimpf". Um líder cristão faria algo assim? Ora, Hitler não apenas queria aniquilar fisicamente os judeus, mas também acabar com toda e qualquer influência cultural judaica presente na Alemanha, e ele passou a ver o cristianismo a partir de seu origem judaica, como veremos. Existe um amplo material histórico sobre este assunto, incluindo depoimentos de Hitler aos seus oficiais sobre o que os nazistas deviam pensar sobre o cristianismo, e seus planos para destruí-lo no regime nacional-socialista (nazista). Diversos livros, jornais, documentos e documentários produzidos por historiadores reconhecidos provam que Hitler era indubitavelmente um dos maiores anti-cristãos de todos os tempos, e, ainda mais, um homem que procurava recuperar o paganismo nórdico e cultuava entidades pagãs.



A clássica e impressionante obra "Ascensão e Queda do Terceiro Reich", do jornalista e escritor norte-americano William L. Shirer, relata em pormenores a história da Alemanha nazista. É considerada uma das mais importantes obras sobre o assunto escritas até hoje. Shirer, repórter da CBS, esteve na Alemanha durante vários anos, até dezembro de 1940, quando a crescente censura de suas emissões tornaram o seu trabalho impraticável. Escreveu ele:
Sob a liderança de Rosenberg, Bormann e Himmler, apoiados por Hitler, o regime nazista pretendia destruir o cristianismo na Alemanha e, se possível, substituir o antigo paganismo dos deuses germânicos tribais do passado pelo novo paganismo dos extremistas nazistas."



Outra obra importante é "The Swastika against the Cross" (A Suástica contra a Cruz), de Bruce Walker. Relata o autor:
Os nazistas planejaram a eliminação do cristianismo. Uma vez que isso era de conhecimento público, vários escritores reconheceram este fato crucial enquanto os nazistas estavam no poder. Hoje, em um clima político e social encharcado por medo e ódio ao cristianismo, a oposição nazista à religião é história 'politicamente incorreta'. Mas as palavras escritas em livros antigos não podem ser reescritas para se adequar à calúnia contemporânea contra o cristianismo. O registro de mais de quarenta livros publicados enquanto Hitler estava no poder tem clara e forte conclusão: a suástica estava em guerra contra a Cruz." (sinopse)



Em "The Nazi Persecution of the Churches" (A Perseguição Nazista às Igrejas), J. S. Conway descreve, com meticulosidade acadêmica e apoiado em farta documentação, a triste história da Igreja na Alemanha Nazista. Uma característica única do livro é que se baseia em documentos oficiais dos arquivos nazistas para revelar a política oficial para com as igrejas. Alguns membros da hierarquia nazista, como Bormann e Himmler, eram mais abertamente hostis ao cristianismo e acreditavam que a perseguição absoluta era a melhor maneira de lidar com aqueles que se recusassem a aceitar "o novo modelo do Estado". Outros achavam que o cristianismo estava condenado a morrer por si só, e que a política mais sensata era a de impor pressão disfarçada sobre a igreja, além da concentração de esforços em conquistar a simpatia da jovens, evitando usar hostilidade desnecessária que poderia enfraquecer o apoio popular ao governo.

Igualmente importante é a descrição detalhada das medidas tomadas pelo governo nazista para limitar as atividades das igrejas e apressar o seu esperado declínio. Muita atenção à lista que reproduzimos abaixo:

• Prisões, tortura e execução de milhares de clérigos em campos de concentração. Entre 1938 e 1945, os nazistas deportaram para o campo de concentração de Dachau 2.579 religiosos católicos, entre padres, seminaristas e monges. Este capítulo da Segunda Guerra, apesar de não muito divulgado, foi registrado pelo jornalista francês Guillaume Zeller em seu livro La Baraque des prêtres, Dachau, 1938-1945 ('O Pavilhão dos Padres, Dachau, 1938-1945'). Veja a entrevista que autor concedeu ao jornal "Le Figaro". Casos famosos são o do  grande São Maximiliano Maria Kolbe, sacerdote católico polonês morto em Auschwitz2 e o da freira Ir. Maria Restituta, denunciada, presa e executada pelo regime nazista por pendurar crucifixos nas paredes do Hospital de Modling, Viena, onde trabalhava como enfermeira chefe, contrariando as ordens de Hitler3.

• Assassinatos de opositores religiosos do regime e agressões físicas sobre clérigos, ignoradas pela polícia, eram comuns;

• Organizações e associações – acadêmicas, juvenis, de trabalhadores ou profissionais, femininas e esportivas – religiosas proibidas;

• Apreensão de bens da Igreja, incluindo imóveis de orfanatos, conventos e escolas (com insígnias religiosas removidas e professores demitidos);

• Demissão de funcionários públicos católicos;

• Publicações da igreja censuradas ou proibidas;

• Reuniões religiosas diretamente atacadas pela S. A.;

• Dissolução dos partidos políticos religiosos;

• Ataques à Igreja e ao cristianismo na imprensa;

• Tentativas de forçar todas as igrejas alemãs a serem controladas pelo Estado;

• Restrição de construção de edifícios religiosos;

• Vigilância dos serviços dos líderes de igrejas;

• Ataques públicos sobre a Igreja por líderes nazistas , incluindo Goebbels e Goering

• Proibição de criação de novos grupos religiosos;

• Funcionários públicos obrigados a retirar seus filhos das organizações religiosas juvenis sob a pena de perda de emprego;

• Orações proibidas nas assembleias escolares;

• Remoção de crucifixos e pinturas religiosas das escolas.

** Com a comprovação histórica de todas as medidas listadas acima, ainda será possível que alguém creia que "Hitler era católico"?



O livro "Hitler’s Table Talk" ('Conversas à mesa com Hitler') reúne conversas de Hitler com outros líderes nazistas, geralmente realizadas à mesa do almoço ou jantar, entre os anos de 1941 e 1944. Citaremos aqui algumas passagens escolhidas, evidentemente as relacionadas ao tema que ora contemplamos, traduzidas:
O golpe mais pesado que já atingiu a humanidade foi a vinda do cristianismo. O bolchevismo é filho ilegítimo do cristianismo. Ambos são invenções dos judeus. (pág. 13)
Não se diga que o cristianismo trouxe ao homem a vida da alma, visto que a evolução estava na ordem natural das coisas. (pág. 13)
O cristianismo é uma rebelião contra a lei natural, um protesto contra a natureza. Em sua lógica extrema, o cristianismo significa o cultivo sistemático da falha humana. (pág. 57)
A melhor coisa é deixar o cristianismo morrer de forma natural. Uma morte lenta tem algo de reconfortante. O dogma do cristianismo se desgasta perante os avanços da ciência. A religião terá de fazer mais e mais concessões. Gradualmente, os mitos desmoronarão. (pág. 65)
O cristianismo, é claro, atingiu o pico do absurdo (...). E é por isso que um dia a sua estrutura irá desmoronar. A ciência já impregnou a humanidade. Consequentemente, quanto mais o cristianismo se apega aos seus dogmas, mais rápido declinará. (pág. 66)
Mas o cristianismo é uma invenção de cérebros doentes: ninguém poderia imaginar nada mais sem sentido, nem qualquer forma mais indecente de transformar a ideia da Divindade em um escárnio. (pág. 150)
Com tudo na mesa, não temos razão para desejar que os italianos e espanhóis devem libertar-se da droga do cristianismo. Seremos os únicos imunes à doença. (pág. 151)
Não se pode ter sucesso ao conceber quanta crueldade, ignomínia e falsidade a intrusão do cristianismo tem escrito para este nosso mundo. (pág. 294)



Em seu livro "Apoiando Hitler – consentimento e coerção na Alemanha Nazista", o historiador Robert Gellately revela que Hitler inicialmente recebeu amplo apoio do povo alemão, por vários motivos, como o assistencialismo econômico, o forte combate ao crime, à prostituição e à degeneração moral, o fortalecimento da economia, a geração de empregos, etc. Hitler era um líder populista e carismático, e é evidente que com suas atitudes energéticas alcançando ótimos resultados, obteria o apoio popular que buscava. Entretanto, o antissemitismo não era ainda o ponto forte do regime nazista àquela época: o führer queria inicialmente conquistar e consolidar o máximo apoio popular, e para isso fez uso também de técnicas de oratória e teatro, com intensa propaganda midiática. Registra Gellately:
Hitler também buscou se aproximar de oponentes, como os católicos, assinando um tratado com o Vaticano em 8 de Julho de 1933. Até então os eleitores católicos mantinham-se leais ao seu Partido do Centro, sendo os principais responsáveis pelo fato de os nazistas não conseguirem maioria eleitoral. Logo os católicos, em pouco tempo, se ajustaram à ditadura. Os protestantes, contudo, desde o início foram mais simpáticos ao nazismo. Nas eleições religiosas de 1933, dois terços dos eleitores apoiaram a seita cristã alemã que desejava integrar nazismo e cristianismo (numa nova religião) e expulsar os judeus que haviam se convertido ao protestantismo. Hitler fez um curto apelo pelo rádio aos protestantes, na véspera dessas eleições religiosas, e pediu-lhes que mostrassem seu apoio às políticas nazistas. Ele não teve como ficar decepcionado pelos resultados pró-nazistas." (Pág. 41)

Ao longo do livro, Gellately vai revelando ainda quem Hitler apontava como "inimigo do Estado":
Outra parte do evento (Congresso) em Nuremberg, frequentemente negligenciada, aconteceu em 11 de Setembro,quando Hitler proclamou o que chamou de 'uma luta contra inimigos internos da nação'. Esses 'inimigos' eram vagamente definidos como o 'marxismo judaico e a democracia parlamentar a ele associado'; 'o moral e politicamente depravado Partido do Centro Católico'; e 'certos elementos de uma burguesia burra, reacionária e incapaz de aprender'. A proclamação não informou quais passos seriam dados, mas soou como o princípio de uma guerra social." (Pág. 76-77)

Algum ateu pode explicar como é que um líder "cristão católico" considera o partido católico como um dos principais inimigos do Estado, o qual ele mesmo comandava? É um estranho problema de lógica que os precisa ser resolvido... Mais ainda:
Precisamente nessa época [1936], o Conselho da Igreja Evangélica Alemã escreveu a Hitler para manifestar reservas a respeito da nova Alemanha. O Conselho expressou preocupação com o quanto o país estava se distanciando do Cristianismo, e os membros também mencionaram que estavam com a consciência pesada pela prolongada existência dos campos de concentração [que os nazistas afirmavam ser apenas prisões temporários para inimigos políticos do Estado] e da Gestapo. Infelizmente, nada resultou desse protesto brando." (Pág. 102)

Não se entende muito bem como é que um líder "cristão", que detém amplos poderes políticos, permitiu que a sociedade, à qual governava com mão de ferro, tivesse se distanciado do cristianismo.


Igreja contra o Nazismo

A Igreja Católica – assim como as protestantes – inicialmente chegou a apoiar o partido nacional-socialista, porque julgava que o objetivo de Hitler era criar um Estado forte e patriota que pudesse reerguer a Alemanha da grave crise social, econômica e política em que se encontrava após a 1ª Guerra Mundial e o fracassado experimento da República de Weimar. Mas nem o nazismo nem o fascismo tiveram apoio da Igreja Católica, e isso é facilmente demonstrável através das Encíclicas Papais de Pio XI, a seguir:

Non Abbiamo Bisogno (Nós Não Precisamos) é o nome de uma das Encíclicas de Pio XI, promulgada em 29 de junho de 1931, na qual o Papa condena abertamente o fascismo italiano. A encíclica tem uma postura fortemente antifascista e, como retaliação à sua publicação, o ditador fascista Benito Mussolini ordenou que fossem dissolvidas as associações católicas de jovens na Itália.

Mit Brennender Sorge (Com Profunda Preocupação) é outra Encíclica papal de Pio XI, escrita em 14 de março de 1937, que condenou o nazismo e sua ideologia racista. A reação do ditador nazista Adolf Hitler também foi violenta, avançando fortemente a perseguição de católicos na Alemanha, incluindo fechamento de igrejas e prisões de padres e fiéis. – É importante que se entenda que foi justamente devido a esse tipo de retaliação da parte dos ditadores, que causavam ainda mais sofrimento e tragédias, que a postura da Igreja não foi mais severa, preferindo trabalhar em silêncio.

Hitler ascendeu ao poder em 1933, através de um decreto que o transformava de chanceler a führer;
em 1937 (apenas 4 anos depois), ao início do conhecimento das perseguições violentas a grupos minoritários, o Papa Pio XI publicou sua Encíclica condenando o nacional-socialismo alemão.

Pergunta sem resposta: se Hitler era mesmo "católico", porque não acatou as ordens do Papa expressas nas referidas Encíclicas? As Encíclicas papais citadas acima, por si só, já refutam completamente a ideia de que a Igreja apoiou o nazismo ou o fascismo.

Outra coisa, bem diferente, é dizer que existiram casos isolados de clérigos coniventes com o regime de Hitler, por não acreditarem na extrema maldade do regime nazista (que, diga-se de passagem, era inacreditável para milhões de cidadãos alemães, na época). Isto é, sim, fato, que demonstra apenas a desobediência de tais padres à hierarquia eclesiástica estabelecida. Sempre houve presbíteros desobedientes e hereges na Igreja de Cristo, e por certo sempre haverão, até o último dia.

Recomendamos, ainda, o livro "Conspiração contra o Vaticano", do jornalista americano Dan Kurzman, que demonstra – com exuberância de documentos e depoimentos – planos de Hitler para invadir o Vaticano e sequestrar o papa Pio XII(!)


A fraude sobre a "omissão" de Pio XII:

Não há como abordar o assunto nazismo e Igreja sem falar da calúnia que já se tornou clássica. Curiosamente, foram os ateus e inimigos da Igreja em geral, estes sim, que adotaram a tática da propaganda nazista de J. Goebbels, a quem se atribui a frase infame: "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade" (cf. STILLE, Alexander, em 'The Sack of Rome', 2007, pág. 14; MOORE, Mike, 'A World Without Walls: Freedom, Development, Free Trade and Global Governance', 2003, pág. 63).

Muitos, no correr dos anos, alegaram que o Papa Pio XII foi um pontífice omisso no que tange ao sofrimento dos judeus e ao totalitarismo nazista, em grande parte devido à influência do infame livro "O Papa de Hitler" de John Cornwell. O que não sabem (nem procuram saber) é que o próprio autor desta tese infeliz acaba por desmenti-la, até no mesmo livro, como vemos:
Cardeal Theodor Innitzer (...) , esse príncipe da Igreja, levou sua ousadia a ponto de receber Hitler calorosamente em Viena. Pacelli (o Papa), ficou indignado com este ato de adesão local. Pacelli divulgou um aviso no L’Osservatore Romano declarando que a recepção a Hitler, oferecida pela hierarquia austríaca, não tinha endosso da Santa Sé. (Pág. 222)
A 3 de março, o Berliner Morgenpost declarou: 'A eleição de Pacelli não é aceita favoravelmente na Alemanha, já que ele sempre foi hostil ao nacional-socialismo'. (Pág. 239)




Indicamos aos leitores que desejarem se aprofundar mais neste assunto específico, dois excelentes livros, que constituem aprofundados trabalhos de pesquisa histórica. São eles "Os Judeus do Papa", de Gordon Thomas, e "Pio XII: o Papa dos Judeus" de Andrea Tornielli, que demonstram com precisão como Pio XII articulou um grande plano humanitário para ajudar os judeus, – em sigilo, para não despertar a ira e retaliação ainda maior de Hitler.

Assim é revelado que padres e feiras deram abrigo secreto a milhares de judeus em mosteiros e conventos, e que o Papa efetuou doações de ouro do próprio Vaticano para socorrer refugiados em Roma, tendo escondido milhares deles em sua própria residência enquanto os nazistas bombardeavam a cidade.



Um fato interessante – e bastante revelador – a respeito de Pio XII foi a conversão ao catolicismo, em fevereiro de 1945, de Israel Zolli, rabino-chefe de Roma durante a ocupação nazista e que adotou como nome de batismo Eugênio, em homenagem ao Papa Pio XII.

Por fim, os motivos para a alegação da suposta "omissão" do Papa Pio XII, e os bastidores do que estava realmente acontecendo dentro do Vaticano durante o regime nazista, foram magistralmente dissecados na obra de Peter Godman "O Vaticano e Hitler – a condenação secreta".

De fato, os nazistas esconderam suas reais intenções e seus verdadeiros planos durante os primeiros anos, enquanto utilizavam a educação estatal (e elaborados métodos de propaganda) para corromper a mentalidade do povo e aos poucos instalar o antissemitismo (demonizando os judeus) naquela geração. Quando os nazistas sentiram que a população estava "pronta", como eles queriam, passaram a falar abertamente (inclusive em jornais) sobre as atrocidades que tinham em mente, pois a grande maioria da população já não oferecia mais resistência à ideia (quem oferecesse resistência era imediatamente declarado 'traidor do Estado') e, pelo contrário, já a apoiava. – Quando os nazistas revelaram que seus planos iam além da melhoria econômica e social na Alemanha, e já não escondiam mais os seus sentimentos e planos antissemitas, a Igreja passou a repudiar o regime.


Documentário

Por fim, a todos aqueles que se interessarem em conhecer a verdadeira religião de Hitler e dos nazistas, há um correto documentário do Discovery Channel que esclarece o assunto em detalhes, o qual disponibilizamos abaixo:



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1. A falácia ad hominem (contra a pessoa) se configura na tentativa de se usar o descrédito de um indivíduo com o objetivo de demonstrar que suas afirmações ou posições são falsas: assim, se 'A' afirma 'B', e 'A' é uma pessoa desacreditada, logo, 'B' deve ser falso. Evidentemente, esta linha de raciocínio nem sempre é verdadeira ou aplicável. O argumento ad hominem, de natureza refutativa, via de regra concretiza-se em estratégias dissimuladas, como lançar suspeitas sobre causas ou instituições com base em determinados de seus membros que, por sua própria conduta, não representam aquela causa ou instituição (traidores). Ex.: João afirmou que 1 + 1 = 2; João é mau aluno em matemática; é sujo, desonesto e mau educado; logo, João não pode ter razão quando diz que 1 + 1 = 2. Na realidade, os defeitos de João não necessariamente significam que tudo o que ele diz ou em que acredita está errado.
(Ref.: 
Sofos Expressões Filosóficas, em sofos.wikidot.com)

2. O carisma do apostolado do padre polonês Maximiliano Maria Kolbe foi marcado pelo amor incondicional a Deus, na profundíssima devoção à Virgem Maria e na evangelização, exercida por meio da palavra, impressa e falada. A partir de 1922, com poucos recursos financeiros, instalou uma tipografia católica onde editou uma revista católica, um diário semanal, uma revista mariana infantil e outra em latim, para sacerdotes. Os números das tiragens eram surpreendentes, mas ele precisava de algo mais, por isso instalou uma emissora de rádio católica. Chegou a estender suas atividades apostólicas até o Japão. O seu objetivo era conquistar o mundo inteiro para Cristo por meio de Maria Imaculada. – Teve de voltar para a Polônia para cuidar da direção do seminário e da formação dos novos religiosos, ao início da Segunda Guerra Mundial: em 1939, as tropas nazistas tomaram a Polônia. Padre Kolbe foi preso duas vezes. Na última, em fevereiro de 1941, foi enviado para o campo de concentração de Auschwitz.

Em agosto de 1941, quando um prisioneiro fugiu do campo, como punição foram sorteados e condenados à morte outros dez prisioneiros. Um deles, Francisco Gajowniczek, passou a chorar em alta voz, dizendo que tinha mulher e filhos. Pe. Kolbe, o prisioneiro n. 16670, solicitou então ao comandante para morrer em seu lugar, e este concordou. Todos os dez condenados, completamente nus, foram postos numa pequena, úmida e escura cela subterrânea, para morrer de fome e sede. Duas semanas depois, sobrevivia ainda Pe. Kolbe, junto com mais 
três. Foram mortos então com uma injeção venenosa, para desocupar lugar. Era 14 de agosto de 1941. – Pe. Kolbe foi beatificado em 1971 e canonizado pelo Papa João Paulo II em 1982. O dia 14 de agosto foi incluído no Calendário Litúrgico para celebrar São Maximiliano Maria Kolbe. Na cerimônia de canonização estava presente o sobrevivente Francisco Gajowniczek, dando testemunho do heroísmo daquele que se ofereceu para morrer no seu lugar. – MARTINS, Antônio Maria. É Possível Ser Santo Hoje. São Paulo: Loyola, 1990, pp. 53-55.

3. PETERSON. 
Larry, 'Conheça a freira condenada à morte por um tribunal nazista', Aleteia, disp. em:
http://pt.aleteia.org/2016/04/14/conheca-a-freira-condenada-a-morte-por-um-tribunal-nazista/
Acesso 12/9/016


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Fontes e bibliografia:
• Estudo de Jonh Costa Almeida, 
"Hitler não era cristão e nem teve apoio oficial da Igreja", disponível em
http://diganaoaoesquerdismo.blogspot.com.br/2014/02/hitler-nao-era-cristao.html
Acesso 31/10/14
•  SHIRER, William L. Ascensão e Queda do Terceiro Reich. Rio de Janeiro: AGIR, 2008.
• WALKER, Bruce. The Swastika Against the Cross: The Nazi War on Christianity. Parker: Outskirts Press, 2008.
• STILLE, Alexander. The Sack of Rome, Londres: Penguin Books, 2007. 
• MOORE, Mike. A World Without Walls: Freedom, Development, Free Trade and Global Governance, Cambridge: Cambridge University Press, 2003. 
• CONWAY, J. F. The Nazi Persecution of the Churches. Vancouver: Regent College Publishing, 1997.
• CAMERON, Norman. Hitler's Table Talk, 1941-1944: His Private Conversations. New York: Enigma Books, 2000.
• GELLATELY, Robert. Apoiando Hitler, consentimento e coerção na Alemanha Nazista. Rio de Janeiro: Record, 2012.
• THOMAS, Gordon. Os Judeus do Papa. Alfragide: Casa das Letras, 2012.
• TORNIELLI, Andrea. Pio XII: o Papa dos Judeus. Porto: Editora Civilização, 2003.
ofielcatolico.com.br

29 de outubro: a Igreja celebra a Beata Chiara Badano


NÃO HÁ NADA de extraordinário ou prodigioso na vida de Chiara Luce Badano. Ou talvez deva ser considerado algo de extraordinário o fato de que, na vida desta bela jovem, que gostava de praticar esportes, ouvir música e estar com os amigos, Deus também esteve sempre presente. – Foi assim desde antes do seu nascimento, pelo qual Ruggero e Maria Teresa Badano pediram a Deus durante 11 anos e que obtiveram, surpreendentemente, no dia 29 de outubro de 1971, em Sassello, interior da Província de Savona, Itália.



 Chiara foi sempre persistente, não se importando em viver dentro dos esquemas que tenta lhe impor o mundo e os modismos, e é atenta aos mais necessitados. Em 1981, com apenas nove anos de idade, participou do “Familyfest”, um grande encontro do Movimento dos Focolares. Foi para ela uma revelação: "Passei a ter uma nova visão do Evangelho," – escreveu ela a Chiara Lubich, fundadora do Movimento, – "agora quero fazer deste Livro o único objetivo da minha vida!".

Ainda cedo, também, Chiara descobre o sofrimento. Especialmente quando, por incompreensão de uma professora e apesar dos seus esforços, precisou repetir o primeiro ano do ensino médio. – É a primeira vez em que ela precisa confiar a Deus não só alegrias, mas também sofrimento. Escreve a uma amiga: "De imediato eu não conseguia entregar esta dor a Jesus. Precisei de um pouco de tempo para me recuperar...".

Ainda aos seus tenros dezessete anos, durante uma partida de tênis, uma dor aguda no ombro a leva à trágica descoberta: um tumor dos mais graves, um osteossarcoma.

Um veredito difícil de aceitar, e quase impossível para uma jovem tão feliz, cheia de sonhos e encantada com a vida, que ela tem inteira pela frente. Ao voltar para casa, depois das primeiras terapias, sua mãe a espera, e pergunta: "Como foi, Chiara?". Mas ela, sem olhar para a mãe, joga-se na cama, e ali permanece longo tempo, tomada por imensa angústia, empenhada numa intensa luta interior. Somente após intermináveis 25 minutos, com o seu sorriso de sempre, diz: "Mamãe, agora você pode falar!"... – Chiara havia decidido e dito, dentro de si, o seu sim a Deus, e desde então nunca voltou atrás.

Nunca pediu por um milagre, apenas voltou-se à Santíssima Virgem escrevendo-lhe um bilhetinho: "Mãezinha do Céu, tu sabes como eu desejo a cura, mas se tal não está no plano de Deus, peço-te a força para nunca desistir. Tua humilde Chiara".

Naquele momento, como tinha declarado várias vezes, interessa-lhe apenas “cumprir com amor a Vontade de Deus: estar no seu Plano!”. Entrega-se a Ele com total confiança e convida a mãe a fazer o mesmo: “Quando eu partir, confia em Deus e segue em frente!”.

Nesta fase é que lhe foi dado, por Chiara Lubich, seu “nome novo”, com a qual ficaria conhecida mundialmente: "Luce": “Porque nos teus olhos vejo a luz do Espírito Santo”; e desde então passou a ser “Chiara Luce”.


O sorriso aberto e cheio de confiança permaneceu até o fim

O tempo passa inexoravelmente. O fim aproxima-se, e Chiara é bem consciente disso: “A medicina depôs as suas armas, agora só Deus pode”. E acrescenta: “Se agora pudessem me fazer voltar a caminhar, diria que não, porque assim estou mais próxima de Jesus”.

Existia nela um grande desejo de Paraíso, maior que todo o resto, Paraíso onde ela seria “muito, muito feliz”, e por isso ela se prepara para as suas “núpcias”. – "Por Ti, Jesus. Se Tu queres, eu também quero!"; as terapias são dolorosas, mas a oferta é sempre decidida. E Chiara não perde nenhuma ocasião para amar.

"No início tínhamos a impressão de ir ao encontro dela para apoiá-la", – conta um amigo, – "mas logo percebemos que, entrando no seu quarto, nos sentíamos projetados na aventura maravilhosa do Amor de Deus!". E não é que Chiara dissesse frases extraordinárias ou escrevesse páginas e páginas. Ela simplesmente amava!".

Quanto mais a doença progride, mais a experiência de Chiara torna-se intensa. Chega a rejeitar a morfina porque lhe "tira a lucidez, e a dor é a única coisa que eu posso oferecer a Jesus. É só o que me restou!".


Vestida como uma noiva, Chiara entregou-se ao seu Bem-Amado Divino

No dia 7 de outubro de 1990, festa de Nossa Senhora do Rosário, Chiara Luce deixa este mundo e alcança o seu tão amado Esposo. Deixou um último sorriso ao pai, Ruggero, e depois uma palavra à mãe, Maria Teresa: "Mamãe, seja feliz, porque eu já sou!". Uma multidão participa do funeral, sobretudo jovens, celebrado dois dias depois pelo “seu” Bispo, e, como ela mesma havia pedido, é sepultada com um vestido branco, "como uma esposa que vai encontrar Jesus". Por entre lágrimas, o ambiente é de alegria; os cantos que se elevam para Deus exprimem a certeza que Chiara agora está na "Luce" (Luz).

"Os jovens são o futuro. Eu não posso mais correr, mas quero passar a tocha para eles, como nas olimpíadas. Os jovens tem uma única vida, e vale a pena usá-la bem!", ela havia dito pouco antes de morrer. Os 25 mil jovens presentes à cerimônia de sua beatificação, no dia 25 de setembro de 2010, demonstram que, com a sua vida, Chiara Luce Badano testemunhou um modelo de santidade que todos podem viver.

** Página oficial de Chiara Luce Badano

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Fontes:
• MAGRINI, Mariagrazia. Di Luce in Luce, Un Sì a Gesù – Chiara Badano. Ed. San Paolo: Paulus, 2004
• Sítio do Movimento dos Focolares, em
http://www.focolare.org/pt/news/2012/10/29/beata-chiara-luce-badano/
Acesso 29/10/014
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Mais 4 anos?


Por Pe. João Batista de A. Prado Ferraz Costa – Capela Santa Maria das Vitórias

MUITA COISA se pode dizer sobre a tragédia ocorrida no último domingo, 26 de outubro de 2014, Solenidade de Cristo Rei. Em primeiro lugar, cumpre sublinhar que, com efeito, não se tratava de uma luta entre um estadista e uma nulidade, mas apenas da oportunidade de, servindo-nos de um instrumento muito deficiente, tentar varrer do Palácio do Planalto uma senhora que, apesar de desprovida da mínima capacidade de gerir sua própria vida doméstica, tem, no entanto, em suas mãos uma caneta apta a infernizar a família brasileira em muitos setores.

Que Madame Rousseff seja inepta está patente e passará para a história do Brasil, graças àquela pérola que ela proferiu respondendo, no último debate, a uma economista cearense, de 55 anos, desempregada: “Matricule-se em um dos cursos profissionalizantes criados pelo governo federal.” Um acinte, um deboche, uma provocação. Uma falta de respeito a quem quer trabalhar e produzir, e não viver como parasita do Estado socialista-lulopetista.

A rainha Maria Antonieta da França foi achincalhada pelos revolucionários que lhe assacaram a autoria da frase: “Se o povo não tem pão, que coma brioches”. Certamente, não disse isso por ironia, se é que realmente disse. Não era a governante e não tinha obrigação de conhecer toda a realidade da França. Ao contrário, a pérola dita pela Rousseff, se o povo brasileiro for inteligente, deverá passar para as gerações futuras como uma prova de que a referida governante era tola ao cubo, além da medida do tolerável. Sem dúvida, era dever dos homens de bem e responsáveis trabalhar para a vitória do Lulécio.

O grande perigo, agora, será querer fazer ao desgoverno lulopetista uma oposição civilizada, como se vivêssemos tempos normais. Temos de tomar consciência de que, efetivamente, vivemos uma guerra disfarçada. A súcia eleita é composta de marxistas que dilapidam diante de nossos olhos o patrimônio moral, cultural e econômico da nação. A oposição terá de ser enérgica e levada às últimas consequências.

Por outro lado, creio que será necessário repensar o sistema político moderno mais a fundo, procurando esclarecer os espíritos retos, que, contudo, ainda nutrem ilusões sobre a partidocracia, o sufrágio universal, a tripartição do poder etc. É preciso mostrar às pessoas que há uma enorme ignorância em torno desse monstro sagrado, desse Moloc, desse Baal que devora seus próprios filhos chamado democracia.

Não se trata, evidentemente, de propor uma ditadura ou um regime totalitário como solução do problema político que nos aflige. Trata-se de fazer ver às pessoas que ainda guardam um mínimo de bom senso que o problema político resulta de um problema mais grave: a crise espiritual religiosa e moral que vem destruindo a família como instituição fundamental de qualquer sociedade sã. Hoje não temos uma sociedade orgânica, composta por famílias autênticas, com raízes e valores; temos apenas uma poeira humana, um individualismo idolatrado, um rebanho humano que, tangido pelo marketing e outros recursos da sociedade de massas moderna, acorre às urnas. Cujo resultado só pode ser viciado pelos erros já indicados do igualitarismo e individualismo. No Brasil, as eleições são sempre uma tragédia, um terremoto com data marcada, desde Getúlio até nossos dias.

Em suma, é necessário que as lideranças autênticas da sociedade civil, tendo a frente homens prudentes e patriotas, que conheçam realmente a ciência política, procurem dotar o Brasil de instituições políticas mais consentâneas com a índole do seu povo e sua formação história.

Se conseguirmos reconstituir a sociedade civil formando boas famílias, boas escolas e paróquias (que não sejam currais do lulopetismo e outras formas de demagogia revolucionária), se conseguirmos dar uma solução para o seríssimo problema das universidades federais que são institutos de culto à ignorância, às drogas e à imoralidade, quem sabe, depois de muito sacrifício, sangue, suor e lágrimas, teremos a verdadeira política, aquela que promove o bem comum, constrói a civilização e descortina o futuro preservando a tradição. Alguns desses problemas podem ser solucionados sem passar pela política, dependem apenas de cada um de nós cumprir o seu dever de estado, outros são mais difíceis. Mas cada coisa tem a sua hora e vez.

Finalmente, desejaria dizer que, não participando da orgia democrática e não esperando ansiosamente as próximas eleições, confio que na hora em que acabar o dinheiro e começarem a minguar as “bondades” distribuídas pelo governo de Madame Rousseff, quando a inflação disparar e o escândalo do "petrolão" vier a público em seus pormenores escabrosos, os seus quatro anos de mandato estarão seriamente ameaçados, para o nosso bem. Amen. Aleluia.

Pe. João Batista de Almeida Prado Ferraz Costa
Anápolis, 27 de outubro de 2014

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Fonte:
Capela Santa Maria das Vitórias, disponível em:
http://santamariadasvitorias.org/mais-4-anos/
Acesso 28/10/014
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Asia Bibi escreve ao Papa


Lahore (RV) – “Papa Francisco, sou a tua filha Asia Bibi. Imploro-te: reza por mim, por minha salvação e minha liberdade. Neste momento, posso somente confiar em Deus, que é o Todo-poderoso, aquele que tudo pode por mim”. – São palavras da cristã Asia Bibi, condenada à morte por blasfêmia no Paquistão (veja aqui), dirigindo-se ao Papa por meio de uma carta. O tribunal de recurso de Lahore confirmou quinta-feira, 23, a sentença de condenação à morte já emitida em primeira instância, em 2010.

“Estou ainda agarrada fortemente à minha fé cristã e tenho confiança em Deus, meu Pai, que me defenderá e me restituirá a liberdade. Confio também em ti, Santo Padre Francisco, e em tuas preces”, escreve a cristã. “Papa Francisco," – prossegue, – "sei que estás rezando por mim com todo o coração. Sei que graças às tuas orações, a minha liberdade poderá ser possível. Em Nome de Deus Todo-poderoso e de sua Glória, te expresso todo o meu agradecimento por tua proximidade neste momento de sofrimento e desilusão”.

“Minha única esperança," – acrescenta, – "é pode ver um dia minha família reunida e feliz. Creio que Deus não me abandona e tem um projeto de bem e de felicidade para mim, que se concretizará em breve. Estou grata a todas as pessoas que nas comunidades cristãs em todo o mundo rezam por mim e fazem de tudo para me ajudar”, completa.

Segundo um dos advogados de defesa, o cristão Naeem Shakir, “a justiça paquistanesa está cada vez mais nas mãos dos extremistas”.

A cristã foi condenada à morte por enforcamento em novembro de 2010, tendo sido insuficientes os apelos à libertação feitos pelo governador Salman Taseer e o ministro cristão das Minorias, Shahbaz Bhatti, ambos sucessivamente assassinados.

O observatório para a liberdade religiosa no mundo, da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), afirma que no Paquistão, “o pior instrumento de repressão religiosa é a lei da blasfêmia, que continua a causar cada vez mais vítimas”.

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Fonte:
http://pt.radiovaticana.va/news/2014/10/26/crist%C3%A3_condenada_%C3%A0_morte_no_paquist%C3%A3o_escreve_ao_papa/bra-833094
Acesso 27/10/014

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Mãe de cinco filhos, cristã, pode ser enforcada por "ofender Maomé"


A CORTE DE LAHORE, Paquistão, rejeitou na quinta-feira, 16 de outubro (014), o recurso contra a sentença de morte de Asia Bibi, cristã, mãe de cinco filhos. O caso remonta a 2009, quando Asia, trabalhadora rural, se ofereceu para buscar água para algumas de suas colegas durante um dia quente de trabalho. Estas recusaram, dizendo que não podiam aceitar água das mãos "impuras" de alguém que não fosse muçulmano.

Magoada, Asia discutiu com as mulheres, as quais, por sua vez, reclamaram ao clérigo muçulmano local. Este exigiu que Asia se convertesse ao Islã ou a denunciaria à polícia. Ela se recusou, foi levada à polícia e então sentenciada à morte(!) por ter supostamente "ofendido" o profeta Maomé.

O juiz, Naveed Iqbal, quem a condenou à morte, ofereceu-lhe a liberdade em troca dela se converter ao islamismo. Asia corajosamente respondeu que preferia morrer como cristã a sair da prisão como uma muçulmana. E ainda disse a seu advogado: "Tenho sido julgada por ser cristã. Creio em Deus e em seu enorme amor. Se o juiz me condenou à morte por amar a Deus, estarei orgulhosa de sacrificar minha vida por Ele".

Medidas de segurança foram tomadas para proteger Asia Bibi na prisão de Shekhupura, pois há sempre uma movimentação de grupos que querem linchá-la até a morte. Ela permanece completamente isolada e prepara sua própria comida para evitar ser envenenada.

Da prisão, Asia escreveu: "Não consigo mais suportar a visão de pessoas cheias de ódio, aplaudindo a decisão de se executar uma pobre trabalhadora rural. Não os vejo mais, mas ainda ouço a multidão que aplaudiu o juiz, gritando: 'Matem-na! Matem-na!'... Allahu Akbar!"1.

O calvário de Asia Bibi vem se prolongando já há terríveis cinco anos. Enquanto isso, certos políticos que nos governam declaram-se muito preocupados com uma tal "islamofobia" supostamente existente em nosso país...

O caso de Asia ainda admite recurso para a Suprema Corte daquele país. Rezemos e participemos ativamente das campanhas pela libertação desta destemida e sofrida irmã em Cristo.

** Assine a petição "Liberdade para Asia Bibi", da Fundação Citizen Go

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1. "Deus é maior, em árabe

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Fontes: 
• Huffington Post, disponível em
http://www.huffingtonpost.co.uk/2014/10/17/asia-bibi-pakistan_n_6002652.html
Acesso 23/10/014
•CNA, disponível em
http://www.catholicnewsagency.com/tags/asia-bibi/
Acesso 23/1/014
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O Arcebispo Stanislaw Gadecki, da Polônia, fala sobre o Sínodo dos Bispos sobre a Família


O ARCEBISPO DE POZNAN, Presidente da Conferência Episcopal da Polônia, Stanislaw Gadecki, lembrou aos fiéis católicos que no Sínodo recente “não aconteceu nada de revolucionário”; uma reação ao alvoroço promovido por certos setores em torno do assunto.

Em 1981, a exortação “Familiaris Consortio”, de João Paulo II, “já expunha tudo isso muito antes (do Sínodo). O que acontece é que todos já se esqueceram (daquele documento), e agora há a impressão de que a Igreja tornou-se subitamente misericordiosa, ao passo que não o era até aqui; ou que tornou-se iluminada agora, como se não fosse antes”.

“Essas são todas ilusões, produto de miopia, do fato de que olhamos para as duas últimas semanas e exclamamos: 'isso não existia antes!'. Ao contrário, tudo isso já existia. Não se pode dar a impressão de que durante dois mil anos não havia misericórdia na Igreja, e que só agora a misericórdia aparece, inesperadamente. A misericórdia faz sentido se ela estiver relacionada à verdade.
 – Arcebispo Stanislaw Gadecki, à rádio estatal polonesa1

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1. Vatican Insider, disponível em:
http://vaticaninsider.lastampa.it/vaticano/dettaglio-articolo/articolo/sinodo-famiglia-37039/
Acesso 21/10/014
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Mais um sinal do caos moral dos nossos tempos: escola institui banheiros unissex


UMA ESCOLA em East Sussex, no sudeste da Inglaterra, tem atraído atenção e críticas por parte dos pais por ter decidido que todos os alunos, sejam meninos ou meninas, deverão usar os mesmos banheiros, para prevenir o que chamam de "transfobia"; – que seria uma suposta fobia de gênero(!), que também supostamente deveria ser combatida a todo custo.

A medida, como se vê, segue a lógica absurda e completamente desprovida de qualquer comprovação científica da malfadada "ideologia de gênero", segundo a qual todas as diferenças entre os sexos são socialmente determinadas, não passando de construções sociais artificiais, sem nenhum fundamento na natureza humana, e devem ser eliminadas desde a mais tenra infância.

Alguns pais têm reclamado que seus filhos não querem usar os mesmos banheiros do sexo oposto, porque se sentem desconfortáveis com a situação. A escola tem cerca de quinhentos alunos entre 3 e 11 anos de idade. Em uma carta aos pais, a escola afirma: "Nós queremos que as famílias se sintam informadas sobre como apoiar de forma eficiente o transgênero e os questionamentos de gênero por parte de seus filhos, prevenindo qualquer 'transfobia' na escola".

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Fontes:
"The Telegraph", disponível em

http://www.telegraph.co.uk/education/primaryeducation/11138932/Primary-school-introduces-unisex-toilets-to-prevent-transphobia.html
Acesso 15/10/014
• Seção "Pelo Mundo" do Semanário "O São Paulo", órgão da Arquidiocese de São Paulo, ed. 3023, 15 a 21 de outubro/014, p. 9
 


As aparições e profecias atribuídas a Nossa Senhora em Garabandal



INTERESSANTÍSSIMO E BASTANTE completo documentário português, em 8 partes, abaixo:

[Nota: os Bispos da diocese de Santander, de 1961 a 1970, afirmaram que não consta haver 'algo de sobrenatural' nas aparições ocorridas neste período em Garabandal. Decorridos os primeiros anos, em que houve alguma confusão e agitação apaixonada a respeito do assunto, Mons. Del Val, bispo de Santander já nos anos 1990, promoveu um estudo interdisciplinar para examinar com maior profundidade os ditos fenômenos. A conclusão desse estudo coincidiu com a impressão anterior dos Bispos locais, afirmando não constar 'algo de sobrenatural' nas ditas aparições. Apesar disso, permanece muita controvérsia envolvendo o caso e nenhuma declaração episcopal acusou as videntes de erros doutrinários ou de desvios morais. As ditas aparições, por um lado, nunca foram comprovadas, ao mesmo tempo em que, por outro, nunca foram condenadas pela Igreja]























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Prioridades do PT: união homossexual, legalização do aborto, descriminalização da maconha...


Por Jorge Ferraz – "Deus lo Vult!"

É DA SEMANA PASSADA a notícia segundo a qual o Congresso este ano eleito é «o mais conservador desde 1964», e eu a havia recebido com uma certa indiferença. Deixara para escrever sobre o assunto depois, talvez algumas linhas ligeiras, talvez apenas algum comentário rápido: mais do que a acurácia da análise do Diap (pela qual eu aliás não ponho a mão no fogo; e não cheguei a fazer, por conta própria, o levantamento dos perfis dos deputados que assumirão um mandato parlamentar em janeiro do ano que vem), agradou-me a polvorosa em que estavam todos os sedizentes arautos de um admirável mundo novo. Isso, por si só, já era muito significativo e já nos dava motivos para comemorar: o que dizer sobre esse Congresso que eu mal conheço e já considero pacas?

Não sei o que dizer sobre o Congresso, mas há uma ou duas coisas a serem ditas, sim, a respeito desta análise que o Partido dos Trabalhadores faz sobre o assunto (qualificando como "jurassic park ideológico" o novo congresso). Citando «o diretor do Diap, Antônio Augusto Queiroz», o site do PT traz aos seus leitores a seguinte informação:

"Segundo Queiroz, o novo quadro dificultará o debate sobre pautas como a união homoafetiva, a legalização do aborto e a descriminalização da maconha para fins medicinais e de consumo recreativo. Para ele, a esperança de debates futuros sobre esses temas reside na reeleição da presidenta Dilma Rousseff, no pleito do próximo dia 26, contra o adversário Aécio Neves (PSDB). “Se a Dilma for eleita, essas pautas terão mais condições de resistir, porque Aécio não tem uma postura clara em relação a elas”, avalia."

Para não ser "jurássico" segundo o PT, eu tenho que ser a favor do aborto, do "casamento" gay e da liberação das drogas!? Aécio, meu voto é seu...

Em resumo, o que este parágrafo diz é:
  1. que o “debate” a respeito de «pautas como a união homoafetiva, a legalização do aborto e a descriminalização da maconha» fica prejudicado com a nova configuração do Congresso; e
  2. que a “esperança” desses temas continuarem “resistindo” «reside na reeleição da presidenta Dilma Rousseff».
O que significa, em suma, que a principal preocupação do PT é com o “casamento” gay, com o aborto público, gratuito e de qualidade e com a liberação das drogas. O Partido da atual Presidente da República tem algumas prioridades, em atenção às quais é de fundamental importância que lésbicas possam se casar, fumar maconha e abortar. De todos os problemas que o Brasil atual apresenta, os mais importantes, no entender do Partido dos Trabalhadores, dizem respeito aos gays não poderem se casar, as mulheres não poderem matar seus próprios filhos no ventre e a população em geral não poder usar drogas.

Votar num partido é, sim, votar em um projeto de país. E a concepção que o PT tem de um “país bom” para se viver é exatamente esta: um lugar onde não haja diferença entre a família e uma dupla formada por pessoas do mesmo sexo, onde as mulheres sejam livres para assassinar os seus filhos no ventre sem que ninguém lhes importune por isso, onde qualquer cidadão possa se drogar à vontade sem que ninguém interfira na sua lombra sagrada e inviolável (mas fumar cigarro comum, nem pensar!). Um lugar, em suma, onde o Estado garanta o aborto, a maconha e o casamento gay. E é exatamente por isso que quem não é a favor dessas coisas não pode votar no PT.

Independente das divergências que se possa legitimamente ter com respeito a quaisquer partidos políticos, essa matéria – divulgada, repita-se, na página principal do portal do PT – a respeito do “Jurassic Park ideológico” do Congresso fornece um corte para além do qual os católicos não podem ir. Se for possível dividir o mundo entre os que acham que o aborto é uma coisa ruim e os que defendem que se trate de um direito a assegurar às mulheres, de um lado está a Doutrina Católica e, do outro, a ideologia petista. Se for possível traçar uma linha separando por um lado os que querem garantir o «consumo recreativo» da maconha e, por outro, os que acham que as drogas devem ser combatidas pelas autoridades públicas, então de um lado estão os eleitores do PT e, do outro, os que ouvem o Papa Francisco. Ninguém pode servir a dois senhores: ou se há de aquiescer à agenda (i)moral petista, ou se há de seguir a Doutrina Moral da Igreja de Cristo. As duas coisas ao mesmo tempo não dá.

Sim, é um absurdo o descaso com o qual os usuários de drogas são tratados nesta Pátria, e é profundamente lamentável que mulheres percam a vida realizando abortos clandestinos em açougueiros que, se a lei servisse de alguma coisa neste país, deveriam estar atrás das grades. No entanto, a simples legalização tão propalada por alguns, longe de resolver, significa institucionalizar o problema. Significa dizer que está tudo bem com um drogado, desde que o seu vício renda impostos para os gordos cofres da Administração Pública, e que está tudo certo com as mulheres matarem os seus filhos, desde que o morticínio seja realizado em assépticas salas cirúrgicas financiadas pelo Erário. E nós achamos que, não, não está tudo bem com isso.

De acordo com o Partido dos Trabalhadores, o ideal de dignidade feminina que se deve almejar e a favor do qual é preciso lutar sem tréguas concretiza-se na figura de duas lésbicas casadas realizando, maconhadas, um aborto pelo SUS. Ora, isso é profundamente patético e degradante, e a população brasileira já deixou suficientemente claro – também com a eleição do Congresso «mais conservador desde 1964» – que não considera semelhante despautério como um valor a ser perseguido. No entanto, na contramão do interesse dos brasileiros, o PT continua propagando essa sua ideologia, e continua insistindo na «união homoafetiva», na «legalização do aborto» e na «descriminalização da maconha», e apontando a reeleição da Dilma como a última esperança de esses temas resistirem ainda! O impasse é absolutamente incontornável. E é por isso que quem acha que o Brasil merece valores diferentes destes não pode, no próximo dia 26, votar na Sra. Dilma Rousseff.

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Fonte:

"Deus lo Vult!", disponível em:
http://www.deuslovult.org/2014/10/13/as-prioridades-do-pt-uniao-homoafetiva-legalizacao-do-aborto-e-descriminalizacao-da-maconha/
Acesso 13/10/014
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Bienal "de Artes" de São Paulo ofende para chamar a atenção

Do semanário "O São Paulo"



DOS CERCA DE 80 “trabalhos” em exposição na 31ª Bienal de Artes de São Paulo, dez têm a Religião como tema. O leitor deve pensar que o visitante irá encontrar belas esculturas, gravuras e quadros de Jesus Cristo, da Virgem Maria e dos Santos. Afinal, quando se pensa no legado da presença da Religião na Arte, facilmente vem à nossa memória o Juízo Final, a Pietá ou o Moisés de Michelangelo; a Santa Ceia de Da Vinci; a Madonna de Botticelli e inúmeras outras obras inegavelmente belas. Ledo engano. O objetivo das “obras de arte” da exposição é chocar, ofender, vilipendiar e blasfemar. – E o faz, tudo sob o beneplácito do Estado e patrocinada com o meu e o seu dinheiro. Triste é a democracia, quando a uma pequena elite intelectual é dada a voz e  todo o poder, em detrimento dos anseios e dos princípios da população; – que é forçada a financiar e aturar a tudo o que lhe afronta e ofende.

Demonstração gratuita de intolerância religiosa e flagrante desrespeito à esmagadora maioria da população brasileira que crê em Deus. – O lixo travestido com o sublime substantivo da arte é despejado ante os olhos de todos sob as mais diversas formas: uma escultura da Virgem Maria coberta de baratas e escorpiões; uma instalação com Cristo retratado como transexual; um quadro com Nossa Senhora barbada; a Santa Ceia dentro de uma frigideira, para ser fritada, e uma imagem de Nossa Senhora prestes a ser triturada por um ralador de cozinha. Outra instalação, chamada “Espaço para Abortar”, inclui vários “úteros” gigantes. O objetivo é que as mulheres entrem neles e gravem testemunhos de suas experiências, no intuito de advogar a legalização do aborto no Brasil. – Algo que, mais uma vez, a maioria dos cidadãos já deixou mais do que claro que não admite.


Crianças do ensino fundamental em visita à Bienal

Choca ainda mais pensar que a visita à Bienal é programa quase obrigatório para crianças que estudam nas escolas da cidade e que, incautas, são expostas a esse tipo de ofensa à sua Fé e à Moral, bem como ao desejo de seus pais.

Se a Igreja se manifesta contra esse tipo de agressão vulgar e gratuita, imediatamente se transforma de vítima em vilã. Os irresponsáveis autores desse tipo de manifestação “artística” são hábeis em posar como vítimas do obscurantismo.


Benjamin Seroussi

 O curador associado da Bienal, Benjamin Seroussi (foto), disse que o objetivo dessa baixaria é "provocar a reflexão": argumento fácil e pronto na boca de todo adversário da fé e da moral cristãs. Não, senhor Seroussi, o real objetivo é chocar para obter, através da bizarrice, atenção para a Bienal. Algo que a qualidade desses "artistas" não seria capaz.

Arte autêntica remete, sim, à reflexão; mas aquela que evoca os sentimentos nobres, remete ao inefável. Arte digna desse nome faz com que o observador se conecte com o transcendente, realidade essa que a Bienal menospreza.

Comentário do Fiel Católico: no ano 2010, três urubus foram mantidos confinados, na mesma Bienal de São Paulo, numa instalação do "artista" Nuno Ramos. O espaço central do pavilhão foi cercado com telas de proteção e equipado com alto-falantes e simulacros de túmulos, que serviam de “poleiro” aos urubus, que tiveram que permanecer de setembro a dezembro confinados neste ambiente desconfortável. Tal "obra" provocou indignação e uma grande onda de protestos de diversas entidades protetoras dos animais, – não sem razão, diga-se de passagem: o maltrato aos animais nada tem a ver com arte. – Mas agora, que a nossa fé e os nossos símbolos sagrados são vilipendiados, e o desrespeito e o sacrilégio são apresentados às nossas crianças como se fosse "arte", quem é que se mostra indignado? Quem manifesta publicamente o seu repúdio?

Mais uma vez, assim como aconteceu durante a Paixão de Nosso Senhor, a maioria daqueles que o seguiam, em busca de suas palavras e de seus milagres, quando a situação ficou feia, simplesmente se omitiram. Ao lado do Cristo, junto com sua mãe, ficou apenas aquele que o amava especialmente, e que reclinou a cabeça sobre seu peito durante a última Ceia. Que tipo de seguidor de Jesus você é?

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Fonte:
Editorial (adaptado) do Semanário "O São Paulo", órgão da Arquidiocese de São Paulo, ed. 3021, 1 a 7 de outubro/014, disponível em

http://arquidiocesedesaopaulo.pucsp.br/3021
Acesso 7/10/014
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As Profecias Messiânicas


“Huic omnes prophetae testimonium perhibent”
"Todos os profetas dão testemunho d’Ele"
(At 10,43)


“DEVES SER o único de passagem em Jerusalém que não sabes o que se passou lá nestes dias!", disse Cléofas. "Que foi?", perguntou-lhes o misterioso homem que se aproximara. – Era Jesus Ressuscitado Quem lhes falava, mas seus olhos estavam como que fechados, e não O puderam reconhecer.

"'Foi o que aconteceu a Jesus de Nazaré, um autêntico Profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante do povo... foi crucificado, morto e sepultado. – Esperávamos que fosse Ele libertar Israel... mas fato é que hoje é o terceiro dia desde que estas coisas sucederam!'. Disse-lhes Jesus: 'Ó estultos e tardos de espírito para acreditar em tudo o que anunciaram os Profetas!'. E começando por Moisés e discorrendo sobre todos os Profetas, explicou-lhes o que Lhe dizia respeito em todas as Escrituras"...

Qual terá sido esta divina lição, que lhes abriu as páginas sagradas e fez com que exclamassem os discípulos, um para o outro: "Não é verdade que sentíamos abrasar nossos corações enquanto falava conosco pelo caminho, explicando-nos as Escrituras?".

† † †

Um feito insólito na literatura universal, – diz o Pe. José María Mestre, – é o da redação, no intervalo de mais de mil anos, de uma série de livros escritos por homens de diferentes culturas, épocas, condições e que, não obstante, conservam a mais absoluta unidade de pensamento. Porém, mais insólito é que nesses livros sagrados encontremos uma série de predições relativas a um personagem futuro, que definem não apenas seu caráter pessoal como também as circunstâncias históricas em que deve aparecer e a obra grandiosa que deve realizar. São as profecias messiânicas, assim chamadas por se referirem à pessoa e à obra do Messias.

Que é o Messias? A palavra Messias, – equivalente em grego a "Cristo" ou "Ungido", – refere-se ao Redentor, Àquele cuja esperança está no centro mesmo da religião do povo hebreu e é o fio condutor de toda a história do Antigo Testamento. Diz-nos o autor citado:

"Assim como se ungiam os sacerdotes, reis e profetas, assim o futuro Redentor deveria ser o 'Ungido' por antonomásia, quer dizer, deveria ser no mais alto grau Sacerdote, Rei e Profeta, porquanto deveria receber a plenitude da unção, não já litúrgica e material, mas a unção por ela simbolizada, isto é, a efusão plena dos dons do Espírito Santo." 

Messias é, pois, um nome representativo de todos os títulos que há de reunir o futuro Redentor. O Messias, porque deverá ser ungido com a plenitude dos Dons de Deus, será o Rei por antonomásia, o Sacerdote, o Profeta, o Mestre do povo redimido; será o Filho de Deus, o Filho do homem, o Filho de Davi, o Enviado, o Emanuel, o Admirável, o Deus forte, o Pai do Século Futuro, o Príncipe da Paz.

† † †

As profecias messiânicas, pois, estão presentes por todo o Antigo Testamento e apresentam as características seguintes: são numerosas, abrangentes, – mesmo pormenores da vida do Messias estão especificados, – concordantes, precisas e, o que é mais, cumprem-se todas, sem exceção, na vida de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Uma informação importante: ao contrário do que se poderia imaginar, estas profecias não foram determinadas a posteriori. Como diz o mesmo autor, "não se aplicaram as profecias à Jesus buscando na literatura de Israel os traços que coincidissem com Ele e com os episódios de sua vida. Ao contrário, antes mesmo que Jesus viesse, a própria tradição judaica já havia reunido todas as profecias que falavam do Messias para formar na mente do povo um retrato bastante preciso do Salvador futuro que esperavam".

† † †

Voltemos agora à estrada de Emaús e, lado a lado com os discípulos, aprendamos com o misterioso homem que se aproximara o que anunciaram os profetas a respeito do Messias, Nosso Senhor.

[A relação das profecias abaixo a tiramos do artigo do Pe. José María Mestre, professor de Escritura Sagrada, publicado na revista Tradicion Catolica. A relação não se pretende exaustiva, antes quer apresentar apenas as principais profecias a respeito da vinda do Messias. Todas as citações Bíblicas foram copiadas da tradução da Vulgata, do Pe. Matos Soares. Recomendamos seguir lentamente, lendo todas as notas.]


1. Profecias messiânicas contidas no Pentateuco, isto é, desde o começo até o tempo de Moisés: o Messias é o Filho da Mulher que esmagará a cabeça da serpente1, descendente de Sem2, de Abraão3, de Isaac4, de Jacó5 e de Judá, e virá ao mundo quando o cetro de Israel tiver saído da casa deste Patriarca6, será vencedor de Satanás7, uma fonte de benção para todos os povos8, a Estrela que iluminará a todas as nações9, o Profeta anunciado por Moisés, isto é, interprete das vontades de Deus sobre a Terra, como Moisés e, como ele, Libertador, Mediador e Legislador, ainda que superior a Moisés10.

2. Durante o tempo dos juízes e dos reis até Davi, encontramos as seguintes indicações sobre o Messias: será o Ungido de Deus11; nascerá da família real de Davi12; será o Filho de Deus13, Rei de todos os povos14, Juiz de todas as nações15; Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedec16; oferecer-se-á Ele mesmo em holocausto a Deus17, sofrerá as dores de uma paixão atrocíssima, descrita com muitos detalhes: crucifixão, repartição de suas vestes, sorteio de sua túnica18; não sofrerá a corrupção do sepulcro19; seu reino será eterno, um reino de justiça, mansidão e equidade20.

3. Se passamos aos profetas, os detalhes são muito abundantes: o Messias nascerá menino21, de uma Mãe Virgem22, na cidade de Belém23; é Deus24; será cheio do Espírito do Senhor25; aparecerá quando tenham passado as setenta semanas de anos anunciadas por Daniel26; terá um precursor27, começará a predicar nos confins de Zabulão e Neftali28, anunciará o Reino de Deus aos pobres e aos humildes29, abrirá os olhos dos cegos e devolverá a saúde aos enfermos30 e converterá as gentes, as quais serão também chamadas à salvação31; entrará em Jerusalém montado em um jumentinho32; instituirá um novo sacrifício33; será vendido por trinta moedas, com as quais se comprará o campo de um oleiro34; será levado perante os tribunais, porque é o Justo e se chama Filho de Deus35; sofrerá uma dolorosíssima paixão36, minuciosamente descrita: flagelação, cusparadas e bofetadas37, seu silêncio e mansidão, julgado com juízo iníquo, condenado a morte, contado entre malfeitores, sepultado em um sepulcro de rico, tendo oferecido sua vida para a expiação de nossos pecados38; glória de seu sepulcro39 e sua própria glorificação40; expansão de seu Reino41; etc.

Todas as profecias citadas se realizam ao pé a letra em uma única pessoa histórica da qual falam os Evangelhos: a Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, Ele é o Messias esperado, o Filho de Deus, o Filho do homem, o Redentor da humanidade.

Nosso Senhor mesmo afirmou seu título de Messias perante a mulher samaritana42, perante os judeus incrédulos, ao afirmar-lhes que Moisés e as Escrituras falavam d’Ele, e perante seus discípulos, aceitando o título de “Cristo” que lhe davam, e ao demonstrar-lhes como n’Ele se cumpriam as Escrituras. Assim, por exemplo, lançava no rosto de seus adversários: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e elas são as que dão testemunho de Mim, e não quereis vir a Mim para terdes a Vida... Porque, se vós crêsseis em Moisés, certamente creríeis também em Mim; porque ele escreveu de Mim.”43 Louva a confissão de Pedro e de Marta, que o chamam “o Cristo, Filho de Deus vivo” 44; e, depois de sua ressurreição, fala a seus discípulos: “Porventura não era necessário que o Cristo sofresse tais coisas, e que assim entrasse na sua glória? E começando por Moisés, e (discorrendo) por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se encontrava dito em todas as Escrituras45.

Os Evangelistas, especialmente S. Mateus e S. João, demonstram que os acontecimentos da vida de Jesus são o cumprimento das profecias: sua concepção virginal46, seu nascimento em Belém47, sua fuga para o Egito48, sua habitação em Nazaré49, seu precursor50, o início de sua predicação nos confins de Zabulão e Neftali51, seu zelo pela casa de seu Pai52, sua exaltação sobre a cruz, prefigurada e simbolizada pela serpente de bronze53, a Eucaristia, prefigurada e simbolizada pelo maná54, as curas dos enfermos55, seus milagres, que Isaías atribuía ao Messias56, sua mansidão57, sua futura ressurreição58, sua pregação em parábolas59, sua entrada em Jerusalém sobre um jumentinho60, sua divindade61, a traição de Judas62, as trinta moedas pelas quais será vendido63, repartição de suas vestes64, sua sede na cruz65, sua transfixão66.

Ademais, depois da Ascensão de Jesus, os mesmos Apóstolos uniram definitivamente ao Nome de Jesus o de Messias ou Cristo; Jesus será para sempre Jesus Cristo. São Mateus e São Marcos o chamaram assim desde as primeiras linhas de seus respectivos Evangelhos67; São Paulo chamará Jesus em suas Epístolas por 399 vezes com o "sobrenome" de Cristo.

† † †

"Era necessário que se cumprisse tudo o que de Mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos." (Lc 24, 44)

Aproximávamo-nos da aldeia, mas o homem que nos acompanha disse que ia mais para diante. "Permanece Conosco", rogamos. Ele consentiu e logo sentamo-nos à mesa. Ora, aconteceu que, após termos nos assentado, ele tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e ofereceu-lho. Nossos olhos, já cheios de lágrimas, por fim abriram-se – é o Senhor! – reconhecemos. Mas já tinha Ele desaparecido de nossa vista.



ANTIGO TESTAMENTO

PROFECIAS

NOVO TESTAMENTO

Mq 5, 2.

1a. Pátria do Messias: Belém.

Mt 2, 6; Jo 7, 42.

Gn 12, 3; 22, 18; 26, 4; 28, 14; 49, 8-12; 1 Pr 17, 11.

2a. Antepassados (em linha direta): Abraão, Isaac, Judá, Davi.

Mt 1, 2-6; Lc 3, 31-34.

Is 7, 14.

3a. Mãe: uma virgem. Pai: Deus.

Mt 1, 18-25; Lc 1, 27-34.

Nm 24, 17.

4a. Estrela e nascimento.

Mt 2, 2, 7, 9, 10.

Gn 49, 10; Ag 2, 8-10.

5a. Data de nascimento: fim do poder de Judá.

Lc 2, 1; Jo 19, 15.

Sl 71, 10, 11, 19; Is 40, 3-6.

6a. Adoração dos Magos.

Mt 2, 1-11.

Is 40, 3; Mt 3, 1; 4, 5.

7a.O Precursos: o novo Elias (São João Batista).

Mt 3, 1-3; Lc 1, 5-25, 57-80.

Jr 31, 15.

8a. Lamentos de Raquel (matança dos inocentes)

Mt 2, 18.

Os 11, 1.

9a. Fuga para o Egito.

Mt 2, 15.

Gn 49, 26; Dt 33, 16.

10a. Habitação em Nazaré.

Mt 2, 23.

Is 40, 3-4.

11a. Pregação de S. João Batista.

Mt 3, 1; 14, 1-10; Mc 1, 4; Lc 3, 3.

Sl 34, 13; 68, 11.

12a. Jejum no deserto.

Mt 4, 2; Mc 1, 13.

Is 9, 1.

13a. Princípio da pregação e dos milagres nos confins da terra de Neftali e de Zabulão.

Mt 4, 13-15.

Ez 47, 8ss; Is 29, 14.

14a. Escolha de homens simples para Apóstolos.

Mt 4, 18-21; Mc 1, 16; Lc 5, 2-11.

Is 35, 4-10.

15a. Cura dos cegos, surdo-mudos e de todo tipo de enfermidades.

Mt 11, 5.

Is 53, 7; 16, 1; 31, 1.

16 a. Doce como o cordeiro, forte como o leão.

Jo 1, 19; 16, 33; Ap 5, 5.

Is 53, 2-3; Sb 2, 12-20.

17 a. Humilde, desprezado e odiado, porque a mão de Deus estava com Ele.

Mt 11, 29; Lc 16, 14; Jo 15, 18.

Is 29, 14; 61, 1.

18a. Confunde aos sábios, prega aos pobres e aos pequenos.

Mt 11, 5; 1 Cor 1, 28.

Dt 18, 15ss; 1 Mc 14, 41.

19a. O Profeta fiel.

Mt 21, 11; Lc 7, 16; Jo 4, 19.

Is 11, 12; Ez 37.

20a. Incredulidade dos judeus.

Jo 22, 37-38; 1 Pd 2, 7-9.

Zc 9, 9.

21a. Entrada em Jerusalém sobre um Jumentinho.

Mt 21, 4-5.

Ml 1, 11; Sl 109, 4.

22a. Instituição dos novos sacrifício e sacerdócio.

Mt 26, 26-29; 1 Cor 11, 23-29.

Sl 17, 5-6; 54, 4-5.

23a. Agonia: suor de sangue.

Mc 14, 33; Lc 22, 42.

Sl 40, 10; 68, 9.

24a. Traição por parte de um amigo.

Mt 26, 14-15; Jo 13, 18, 26, 30.

Zc 11, 12-13.

25a Vendido por 30 moedas empregadas na compra do campo de um oleiro.

Mt 26, 15; 27, 3-10.

Sb 2, 10-20.

26a Levado aos tribunais porque é o Justo e se chama Filho de Deus.

Mt 26, 64-65; 27, 4-19.

Sl 2, 2.

27a. Condenado à morte por judeus e gentios.

Lc 23, 6-24.

Lm 4, 20

28a. Abandonado pelos Apóstolos.

Mt 26, 56.

Sl 34, 11; 108, 1; Is 53, 7.

29a. Falsas testemunhas; silêncio do acusado.

Mt 26, 59-60; 27, 12; Mc. 14, 56.

Is 50, 6.

30a. Cusparadas e Bofetadas

Mt 26, 67-68.

Is 53, 12.

31a. Colocado entre os malfeitores

Mc 15, 7ss.

Sb 2, 10-20.

32a. Condenado à morte, apesar de sua inocência reconhecida.

Mt 27, 24-26.

Gn 22, 6.

33a. Carrega o madeiro do sacrifício.

Jo 19, 17.

Sl 21, 18; Is 53, 12.

34a. Crucificado com cravos nas mãos e pés, entre dois ladrões.

Mt 27, 38; Mc 15, 24-27; Lc 23, 22.

Sl 21, 8; 34, 14.

35a. Os que passam meneiam a cabeça: insultos, provocações.

Mt 27, 39; Mc 15, 29.

Sl 21, 19.

36a. Repartição das vestes e sorteio de sua túnica.

Mt 27, 35; Lc 23, 34; Jo 19, 24.

Sl 68, 22.

37a. Fel e vinagre.

Mt 27, 34.

Sl 17, 7.

38a. Morre fora  de Jerusalém dando um grande bramido.

Mt 27, 32, 50; Jo 19, 30.

Ex 12; Sl 40, 10.

39a. Morre depois de ter celebrado a Páscoa.

Mt 25, 19ss

Ex 12; Is 53, 7.

40a. É o Cordeiro Pascal.

Jo 19, 33; 1 Cor 5, 7.

Ex 17, 12.

41a. Permanece na cruz até a tarde.

Mt 27, 57.

Gn 2, 21.

42a. Seu lado aberto.

Jo 19, 34.

Dn 9, 25-26.

43a. Data de sua morte.

Mt 24, 1-2.

Is 53, 9.

44a. Sepultura de rico, não de criminoso.

Jo 19, 38-39; Mt 27, 57.

Jn 2, 1; Is 11, 19.

45a. Ressurreição no terceiro dia.

Mt 28, 6-9; Jo 20, 14.

Is 11, 10; Nm 21, 8-9; Dt 33, 17.

46a. A cruz, estandarte e remédio.

Lc 2, 34; Jo 3, 14-15.

Ez 36, 25; Zc 13,1.

47a Remissão dos pecados por seu sangue.

Mt 26, 27-28; Lc 24, 45-46.

Zc 13, 1.

48a. Poder de perdoar os pecados.

Mt 28, 18; At 2, 38; 8, 36.

Sl 23, 7; 46, 6; 109,1.

49a. Ascensão: o Vencedor sentado à direita do Pai.

Mc 16, 19; At 1, 9; 2, 23ss

Jl 2, 28; Is 44, 3.

50a. Missão do Espírito Santo.

Lc 24, 49; Jo 7, 37ss; 16, 7; 20, 22; At 2, 2ss.

Is 49, 18; e muitos outros.

51a. Conversão dos Gentios

1 Tm 2, 4-7.

Is 54, 12-13.

52a. A religião, fonte de santidade.

Mt 19, 28.

Is 53; Sl 109.

53a. A religião, vitoriosa de todos os ataques.

Jo 16, 33.

Sl 2; 44; 67 25-26; 109; Is 9, 7; Dn 9

54a. Reino eterno de Cristo

Mt 16, 18; Ap 19, 15; Heb 13, 8


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1. Gn 3,15: "Porei inimizades entre ti e a mulher, e entre a tua posteridade e a posteridade dela. Ela te pisará a cabeça, e tu armarás traições ao teu calcanhar."

2.
Gn 9,27: "Dilate Deus a Jasef, e habite Jasef nas tendas de Sem, e Canaã seja seu escravo."


3.
Gn 22,18: "E na tua descendência serão benditas todas as nações da terra, porque obedeceste à minha voz."


4.
Gn 26,4: "E multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu; e darei à tua posteridade todas essas regiões; e na tua geração serão abençoadas todas as nações da terra."


5. Gn 28,14: "E a tua posteridade será como o pó da terra; dilatar-te-ás para o ocidente, e para o oriente, e para o setentrião, e para o meio-dia; e serão abençoadas em ti e na tua geração todas as tribos da terra."


6. Gn 49,10: “O cetro não será tirado de Judá, nem o príncipe de sua descendência, até que venha aquele que deve ser enviado. E ele será a expectação das nações.


7. Gn 3,15: ver nota 1.


8. Gn 22,18: “E na tua descendência serão benditas todas as nações da terra, porque obedeceste à minha voz”.


9. Nm 24,17: “Eu verei, mas não agora; eu o contemplarei, mas não de perto: nascerá uma estrela de Jacó, e levantar-se-á uma vara de Israel, e ferirá os capitães de Moab, e destruirá todos os filhos de Set”.


10. Dt 18,15: “O Senhor teu Deus te suscitará um Profeta como eu, da tua nação, e dentre teus irmãos”.


11. 1 Sm 2,10: “Tremerão diante do Senhor os seus inimigos, e ele trovejará sobre eles dos céus; o Senhor julgará as extremidades da terra, e dará o império ao seu rei, e exaltará a glória do seu Cristo.”


12. 1 Pr 17,11-14: “E quando os teus dias estiverem completos para ires para teu país, eu suscitarei depois um do teu sangue, que será dos teus filhos, e estabelecerei o seu reino.”


13. Sl 2,7-8: “Promulgarei o decreto do Senhor: O Senhor disse-me: “Tu és meu Filho, eu gerei-te hoje”.


14. Sl 2; 44; 109.


15. Sl 109,6: “Julgará as nações, amontoará cadáveres; esmagará cabeças sobre um vasto campo.”


16. Sl 109,4: “Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedec”.


17. Sl 39,7-8: “Não quiseste sacrifício nem oferenda, mas abriste-me os ouvidos. (Também) não pediste holocausto e vítima pelo pecado: então eu disse: Eis que venho: no rolo do livro está escrito de mim”.


18. Sl 21


19. Sl 15,10: “porque não abandonarás a minha alma na morada dos mortos, nem permitirás que o teu santo experimente corrupção.”


20. Sl 2; 44; 109.


21. Is 9,6: “Porquanto um menino nasceu para nós, e um filho nos foi dado e foi posto o principado sobre o seu ombro, e será chamado Admirável, Conselheiro, Deus forte, Pai do século futuro, Príncipe da Paz.”


22. Pois, por isso, o mesmo Senhor vos dará este sinal: Uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o seu nome será Emanuel.”


23. Mq 5,2: “E tu Belém, (chamada) Efrata, tu és pequenina entre os milhares de Judá; mas de ti é que há de sair (o Messias) aquele que há de reinar em Israel, e cuja geração é desde o princípio, desde os dias da eternidade.”


24. Is 7,14; 9,6; ver notas 22 e 21.


25. Is 11,1-2: “E sairá uma vara do tronco de Jessé, e uma flor brotará da sua raiz. E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, espírito de sabedoria e entendimento, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de ciência e de piedade”.


26. Dn 9,24-27: “Setenta semanas de anos foram decretadas sobre o teu povo e sobre a tua cidade santa, a fim de que a prevaricação se consuma, e o pecado tenha seu fim, e a iniqüidade se apague, e a justiça eterna seja trazida, e as visões e as profecias se cumpram, e o Santo dos santos seja ungido. Sabe, pois, isto e adverte-o bem: Desde a saída da ordem (ou edito) para Jerusalém ser edificada até ao Cristo chefe, passarão sete semanas e sessenta e duas semanas; e serão reedificadas as praças e os muros nos tempos de angústia. E depois das sessenta e duas semanas, será morto o Cristo, e o povo que o há de negar não será mais seu. E um povo com o seu capitão, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário; e o seu fim será um ruína total,e, depois do fim da guerra, virá a desolação decretada. E (o Cristo) confirmará com muitos a sua nova aliança durante uma semana; e no meio da semana fará cessar a hóstia e o sacrifício; e estará no tempo da abominação da desolação; e a desolação durará até à consumação e até ao fim (do mundo).”


27. Is 40,3-11: “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai na solidão as veredas do nosso Deus. Todo o vale será alteado, e todo o monte e outeiro será rebaixado, e os caminhos tortuosos serão endireitados, e os escabrosos aplanados. Então a glória do Senhor se manifestará, e todos os homens verão ao mesmo tempo o que a boca do Senhor falou. (Ouvi) uma voz que me dizia: Clama. E eu disse: Que hei de clamar? (Clama que) toda a carne é feno, e que toda a sua glória é como a flor do campo. Secou-se o feno, e caiu a flor, porque o sopro do Senhor passou sobre ele. Verdadeiramente, o povo é feno; secou-se o feno, e caiu a flor; mas a palavra de nosso Senhor permanece para sempre. Sobe a um alto monte tu, que anuncias a boa nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que anuncias a boa nova a Jerusalém; levanta-a, não temas. Dize às cidades de Judá: Eis aí o vosso Deus; eis que o Senhor Deus vem com fortaleza, e o seu braço dominará; a sua recompensa está com ele, e a sua obra está diante dele.”


28. Is 9,1: “No tempo passado foi levemente combatida a terra de Neftali, e no tempo futuro serão cobertas de glória a costa do mar, além do Jordão, a Galiléia das nações.”


29. Is 61,1: “O espírito do Senhor repousou sobre mim, porque o Senhor me ungiu; ele me enviou para evangelizar os mansos, para curar os contritos de coração, e pregar a redenção aos cativos, e a liberdade aos encarcerados”.


30. Is 35,5-6: “Então se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos. Então saltará o coxo como um veado, e desatar-se-á a língua dos mudos; porque rebentarão mananciais de águas no deserto, e torrentes na solidão.”


31. Is 2,1-4: “Visão que teve Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. E acontecerá os últimos dias que o monte da casa do Senhor terá os seus fundamentos no cume dos montes, e se elevará sobre os outeiros, e concorrerão a ele todas as gentes. E irão muitos povos, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó, e ele nos ensinará os seus caminhos, e nós andaremos pelas suas veredas, porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor. E julgará as nações, e convencerá de erro a muitos povos; os quais das suas espadas forjarão relhas de arados, e das suas lanças foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem daí por diante se adestrarão mais para a guerra.”


32. Zc 9,9: “Salta de alegria, ó filha de Sião, enche-te de Júbilo, ó filha de Jerusalém. Eis que o teu rei virá a ti, justo e salvador; ele é pobre, e vem montado sobre uma jumenta e sobre o potrinho da jumenta.”


33. Sl 109,4: “Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedec”. Ml 1, 11: “Porque, desde o nascer do sol até ao ponte, o meu nome é grande entre as nações, e em todo o lugar se sacrifica e se oferece ao meu nome uma oblação pura; poque o meu nome é grande entre as nações, diz o Senhor dos exércitos.”


34. Zc 11,12-13: “E eu disse-lhes: Se vos parece bem, dai-me a recompensa que me é devida (já que não me quereis por pastor); e, se não, deixai-vos disso. Então pagaram-me pelo meu salário trinta moedas de prata. E o Senhor disse-me: Arroja ao oleiro esse dinheiro, essa bela soma pela qual me apreciaram. E tomei as trinta moedas de prata, e lancei-as na casa do Senhor para o oleiro.”


35. Sb 2,10-20: “Oprimamos o justo que é pobre, e não poupemos a viúva, nem respeitaremos as cãs do velho de muitos dias. E seja a nossa força a lei da justiça; porque aquilo que é fraco, para nada serve. Armemos pois laços ao justo, porque nos é molesto, e é contrário às nossas obras, e nos lança em rosto as transgressões da lei, e desonra-nos, publicando as faltas do nosso procedimento. Ele afirma que tem a ciência de Deus, e chama-se a si filho de Deus. Fez-se o censor dos nossos próprios pensamentos. Só o vê-lo nos é insuportável; porque a sua vida não é semelhante a dos outros, e o seu proceder é muito diferente. Somos considerados por ele como pessoas vãs, e abstém-se do nosso modo de viver como duma coisa imunda, e prefere o fim dos justos, e gloria-se de que tem a Deus por pai. Vejamos pois, se os seus discursos são verdadeiros e experimentemos o que lhe acontecerá, e veremos qual será o seu fim. Porque se é verdadeiro Filho de Deus, (Deus) o amparará e o livrará das mãos dos seus inimigos. Ponhamo-lo à prova por meio de ultrajes e tormentos, para que conheçamos a sua mansidão e provemos a sua paciência. Condenemo-lo à morte mais infame, e ver-se-á o resultado das suas palavras.”


36. Is 53,2-3: “E ele subirá como arbusto diante dele, e como raiz que sai de uma terra sequiosa; ele não tem beleza, nem formosura, e vimo-lo, e não tinha parecença do que era, e por isso não fizemos caso dele. Ele era desprezado, e o último dos homens, um homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e o seu rosto estava encoberto; era desprezado, e por isso nenhum caso fizeram dele.”


37. Is 50,6: “Eu entreguei o meu corpo aos que me feriam, e a minha face os que me arrancavam a barba; não desviei a minha face dos que me injuriavam e cuspiam.”


38. Is 53.


39. Is 11,10: “Naquele dia o (Messias) rebento da raiz de Jessé, que está posto por estandarte dos povos, será invocado pelas nações, e será glorioso o seu sepulcro.”


40. Is 52,13-15: “Eis que o meu servo procederá com inteligência, será exaltado e elevado, e chegará ao cúmulo da glória. Assim como pasmaram muitos à vista de ti, assim será sem glória o seu aspecto entre os homens, e a sua figura desprezível entre os filhos dos homens. Ele borrifará (ou purificará com o seu sangue) muitas nações, diante dele os reis taparão a boca; porque o viram aqueles a quem nada tinha sido anunciado a seu respeito; e os que não tinham ouvido falar dele o contemplarão.”


41. Is 60,1-4: “Levanta-te, recebe a luz, Jerusalém, porque chegou a tua luz e a glória do Senhor nasceu sobre ti. Porque eis que as trevas cobrirão a terra e a escuridão dos povos; mas sobre ti nascerá o Senhor e a sua glória se verá em ti. E as nações caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor da tua aurora. Levanta em roda os olhos e vê: todos esses se congregaram, vieram a ti; teus filhos virão de longe, e tuas filhas surgirão de todos os lados. “


42. Jo 4,25: “Disse-lhe a mulher: Eu sei que vai chegar o Messias; quando, pois, ele vier, nos anunciará todas as coisas. Disse-lhe Jesus: Sou eu, que falo contigo.”


43. Jo 5,39; 46.


44. Mt 16,16: “Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, Filho de Deus vivo.”


45. Lc 24,26-27. Ver também Lc 24, 44-45.


46. Mt 1,22-23: “Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo Senhor por meio do profeta, que diz: Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus conosco.”


47. Mt 2,4-6: “E, convocando todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo. E eles disseram-lhe: Em Belém de Judá; porque assim foi escrito pelo profeta: E tu Belém, terra de Judá, não és a mínima entre as principais (cidades) de Judá, porque de ti sairá o chefe que há de comandar Israel, meu povo.”


48. Mt 2,14-15: “E ele, levantando-se, tomou de noite o menino e sua mãe, e retirou-se para o Egito. E lá esteve até à morte de Herodes, cumprindo-se deste modo o que tinha sido dito pelo Senhor por meio do profeta, que disse: Do Egito chamei o meu filho.”


49. Mt 2,22-23: “Mas, ouvindo (dizer) que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Heródes, temeu ir para lá; e, avisado em sonhos, retirou-se para a Galiléia. E, indo (para lá), habitou na cidade que se chama Nazaré, cumprindo-se deste modo o que tinha sido predito pelos profetas: Será chamado Nazareno.


50. Mt 3,3: “Porque este é (o homem) de quem falou o profeta Isaías, dizendo: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas.”


51. Mt 4,13-16: “E, deixada a cidade de Nazaré, foi habitar em Cafarnaum (cidade) marítima, nos confins de Zabulão e Neftali, cumprindo-se deste modo o que tinha sido dito pelo profeta Isaías: A terra de Zabulão e a terra de Neftali, (terra) que confina com o mar, (país) além do Jordão, a Galiléia dos gentios, este povo, que jazia nas trevas, viu uma grande luz; e a luz levantou-se para os que jaziam na região da sombra da morte”.


52. Jo 2,17: “Então lembraram-se seus discípulos do que está escrito: O zelo da tua casa devorou-me.”


53. Jo 3,14: “E como Moisés levantou no deserto a serpente, assim também importa que seja levantado o Filho do homem.”


54. Jo 6,48-51: “Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Mas este é o pão que desceu do céu, para que aquele que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo, que desci do céu.”


55.
Mt 8,16-17: “E pela tarde apresentaram-lhe muitos possessos do demônio, e ele com a (sua) palavra expelia os espíritos (maus), e curou todos os enfermos; cumprindo deste modo o que foi anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades, e carregou com as nossas doenças.”


56. Mt 11,4-5: “E, respondendo Jesus, disse-lhes: Ide, e contai a João o que ouvistes e lestes. Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, os pobres são evangelizados.”


57. Mt 12,15-21: “E Jesus, sabendo-o, retirou-se daquele lugar, e seguiram-no muitos, e curou-os a todos. E ordenou-lhes que não o descobrissem. Para que se cumprisse o que foi anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Eis o meu servo, que eu escolhi, o meu amado, em quem a minha alma pôs as suas complacências. Porei sobre ele o meu espírito, e ele anunciará a justiça às nações. Não contenderá, nem clamará, nem ouvirá alguém a sua voz nas praças; não quebrará a cana fendida, nem apagará a torcida que fumega, até que conduza a justiça à vitória; e as gentes esperarão no seu nome.”


58. Mt 12,40: “Porque, assim como Jonas esteve no ventre da baleia três dias e três noites, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.”


59. Mt 13,14-15: “E cumpre-se neles a profecia de Isaías, que diz: Ouvireis com os ouvidos, e não entendereis; e vereis com os olhos, e não vereis. Porque o coração deste povo tornou-se insensível, e os seus ouvidos tornaram-se duros, e fecharam os olhos para não suceder que vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e entendam com o coração, e se convertam, e eu os sare.”


60. Mt 21,4-5: “Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que tinha sido anunciado pelo profeta, que disse: Dizei à filha de Sião: Eis que o teu rei vem a ti manso, montado sobre uma jumenta e sobre um jumentinho, filho da que leva o jugo.”


61. Mt 22,41-45: “E estando juntos os fariseus, Jesus interrogou-os, dizendo: Que vos parece do Cristo? De quem é ele filho? Responderam-lhe: De Davi. Jesus disse-lhes: Como pois lhe chama Davi, em espírito, Senhor, dizendo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Senta-te à minha mão direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? Se pois Davi o chama Senhor, como é ele seu filho?”


62. Mt 26,23-24: “E ele, respondendo, disse: O que mete comigo a mão no prato, esse me entregará. O Filho do homem vai certamente, como está escrito dele, mas ai daquele homem por quem será entregue o Filho do homem! Melhor fora a tal homem que não tivesse nascido.”


63. Mt 27,9-10: “Então se cumpriu o que foi predito por Jeremias profeta, que diz: E tomaram as trinta moedas de prata, custo daquele cujo preço foi avaliado pelos filhos de Israel; e deram-nas pelo campo do oleiro, como o Senhor me ordenou.”


64. Jo 19,24: “E disseram uns para os outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver a quem tocará; cumpriu-se deste modo a Escritura, que diz: Repartiram os meus vestidos entre si, e lançaram sortes sobre a minha túnica. E os soldados assim fizeram.”


65. Jo 19,28: “Depois, sabendo Jesus que tudo estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede.”


66. Jo 19,36-37: “Porque estas coisas sucederam, para que se cumprisse a Escritura: Não quebrareis dele osso algum. E também diz outro lugar da Escritura: Lançarão o olhara para aquele a quem transpassaram.”


67. Mt 1,1: “Livro da Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.”; Mc 1,1: “Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.”


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Ref.:

Permanência.Org, disponível em:
http://permanencia.org.br/drupal/node/870

Acesso 8/10/014
ofielcatolico.com.br
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