A 'Missa do futuro' – 'Lex orandi, lex credendi'

ESTE FASCINANTE DOCUMENTÁRIO, produzido pelo apostolado norte-americano Roman Catholic Sacramental Foundation (lançado no já distante ano 2003) e apresentado pelo leigo Steve Mahowald, permanece como um dos mais elucidativos estudos (e apresenta uma valiosa pesquisa) sobre as mudanças introduzidas na Liturgia e na Doutrina da Igreja após os Concílio Vaticano II, bem como apresenta uma análise honesta sobre suas consequências, com algumas revelações que ainda hoje serão surpreendentes para muitos.

Lembra a máxima de nosso grande Santo Patrono, São Próspero de Aquitânia, "Lex orandi, Lex credendi" ('a lei da oração é a lei da fé'), ou: "Legem credendi, lex statuat supplicandia", pois a Igreja traduz em seus atos e em sua postura aquilo que professa em sua oração (CIC §1124). Daí a fundamental importância da liturgia como elemento constitutivo da santa e viva Tradição e na mais alta forma de oração da Igreja – a santa Missa – que vai, por sua vez, refletir o que a Igreja vive, pratica e realiza. Segue:
-


** Assine a revista O FIEL CATÓLICO e tenha acesso a muito mais!
www.ofielcatolico.com.br

Um comentário:

  1. Só existe uma lex orandi em vigor hoje segundo o SC vaticano II, o rito de Paulo VI não é a lex orandi de hoje.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir