O Círio Pascal está aceso! Chegou o tempo da alegria, de cantar Glória e Aleluia, de nos sentirmos vivos e felizes, de entender que fomos feitos filhos e filhas de Deus, que a morte foi vencida para sempre, e que todo o sofrimento da Cruz, juntamente com todas as nossas dificuldades, tiveram um propósito maior. Propósito que agora se cumpriu plenamente!
A Homilia da noite do "Sábado de Aleluia" é sempre carregada de sentido, de verdade e de esperança. Diz que Jesus nos precedeu no Céu, que foi à nossa frente... E que nós temos que ser como as pessoas daquela primeira hora da manhã de Páscoa, primeiro dia da semana, o Domingo da Ressurreição do Senhor. Deus é o Senhor do impossível! Afinal podemos nos saciar da mais pura Alegria, diretamente nas Fontes da Salvação! Luz da Luz, iluminai nossos caminhos! É festa! O Senhor Ressuscitou! ALELUIA!
No Antigo Testamento, Moisés, o primeiro grande profeta de Deus e o primeiro a proclamar a Unicidade divina, liderou o povo hebreu, subjugado e escravizado no Egito, no caminho para a liberdade. Deus manifestou seu Poder através de Moisés, mediante Sinais e Maravilhas. No processo de libertação do povo, guiado por Deus através de Moisés, foi instituída a celebração da primeira Páscoa: toda a assembleia de Israel deveria tomar um cordeiro, que seria imolado de maneira determinada, e com o seu sangue seriam marcadas as portas das casas, para a salvação do povo de Deus. Desta forma ficou instituída a festa da Páscoa, comemorada até hoje pelo povo judeu: "Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o como uma Festa em honra do Senhor: fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua" (Ex 12,14).
A instituição da Páscoa Cristã se deu na imolação de Cristo, Cordeiro de Deus e Salvador do Mundo. Na primeira festa da Páscoa, Deus libertou o povo da escravidão e proclamou sua Aliança com Israel. Na segunda, o próprio Filho de Deus tornou-se Cordeiro Imolado, para libertar toda a humanidade do jugo do pecado e da morte. O Sangue de Jesus, – o Messias, o Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o Pecado do mundo, – nos liberta para sempre, com sua Paixão, Morte e Ressurreição.
“Purificai-vos do velho fermento, para que sejais massa nova, porquanto Cristo, nossa Páscoa, foi imolado!" (1Cor 5,7)
Jesus veio ao mundo para cumprir as Escrituras, e por sua Vontade foi crucificado exatamente no dia da preparação da festa da Páscoa, para que, a partir de sua Morte e Ressurreição, fosse instituída a Nova e Eterna Aliança com Deus Pai.
Se de fato vivemos o longo período quaresmal de introspecção, contemplação e reflexão, jejum e penitência, chegou o momento de nos entregarmos à mais perfeita e plena Alegria! É Páscoa! Jesus, nossa Páscoa, é Deus Vivo, Santo, Forte e Eterno! Uma santa e feliz Páscoa para todos!
ofielcatolico.com.br
Glória a Deus!!! Estou muito feliz em compreender verdadeiramente o que significa a Semana Santa e todo o caminho Quaresmal por qual, conscientemente, vivi e participei!!! É Pascoa e Jesus Ressuscitou!!!!
ResponderExcluirGlória a Deus nas Alturas, Jesus nosso Rei Ressuscitou. Amém
ResponderExcluirLinda postagem,aprende o sentido da semana santa, e irei aprender mias e mais com vocês, uma benção esse blog, Deus Ilumine vocês, e deem cada vez mais sabedoria para vocês seguir professando a nossa Fé e a defendendo.
Eu tenho uma só pergunta, queria saber se esse versículo (Ex 12,14)<<< vale para toda Tradição Católica ?
Me chamo Jonathans
estou tendo dificuldades para assinar a revista impressa, não tenho conta pagSeguro, e mesmo assim pedi os dados do cartão de credito, me ajudem por favor? obrigado a todos e Deus abençoe vocês.
estava agora em uma missa da Vigilia Pascal e enquanto estava na primeira parte estava tudo ok...igreja no escuro iluminada pelas velas, liturgia desenvolvida corretamente...mas foi so acenderem as luzes e tive de ir embora...começou aquela cantoria gospel de violão, guitarra e bateria com aqueles catolicos 'modernos" balançando os braços, chacoalhando pra lá e pra cá e cantando musicas esquisitas tiradas nao sei de onde...do hinario tradicional é que nao é...impossivel ficar, ha uma força maior que me impede de testemunhar essas abominações...levantei e fui embora...Feliz Páscoa para todos os católicos...a páscoa do coelhinho nao serve pra nada...
ResponderExcluirSei exatamente o que é isso, meu caro. O que sei é que nós, católicos fiéis, os que mantêm o zelo pela Casa de Deus, devemos nos unir.
ExcluirFraternidade Laical São PrósperoFraternidade Laical São Próspero