Enquanto povo e enquanto cultura, eles também têm os seus defeitos, é claro, inclusive alguns bem graves e flagrantes, os quais nem preciso mencionar: pela imensa influência cultural que exercem no mundo inteiro (especialmente através do cinema e da música), são responsáveis por muitas das verdadeiras desgraças morais que vivemos hoje. Mesmo assim merecem o nosso respeito pela grande capacidade de pegar coisas que já são boas e as aperfeiçoar ainda mais. Merecem respeito, se é que somos católicos, por nos terem dado um Cardeal R. Burke. E pelo dom de ser claros na apresentação de ideias complexas, como ocorre no vídeo abaixo, apresentado por Jimmy Akin, brilhante autor católico convertido do protestantismo (mais um) e apologista sênior do portal "Catholic Answers". De fato, tudo o que é dito no vídeo já foi apresentado por nós, aqui mesmo; todavia a forma sintética (e falada) poderá ser de auxílio para muitos. A tradução é do canal, nosso parceiro, "O Tradutor Católico" (siga no Youtube).
** Saiba mais sobre este tema
www.ofielcatolico.com.br
Uma breve observação sobre um trecho do vídeo (um particular mérito seu) é esclarecer a mentira de que Constantino teria instituído o cristianismo como "a" religião oficial do Império Romano. isto é falso. Na realidade, Constantino tornou o cristianismo lícito ou, em outras palavras, uma religião oficialmente aceita. O cristianismo tornou-se assim, "uma" religião oficial, juntamente com o paganismo. É mais ou menos o que acontece hoje.
ResponderExcluirDiferente do que dizem alguns caluniadores, o Cristianismo só veio a se tornar "a" religião oficial do Estado, quando a Igreja ganhou realmente grande poder temporal, muito tempo depois do Imperador Constantino.
Apostolado Fiel Católico
Henrique,
ExcluirHá, ainda, uma informação histórica que corrobora tudo isso e é pouco citada: Constantino recebeu o batismo apenas em seu leito de morte.
como poderia ele ter sido o fundador da Igreja Católica antes mesmo de ser ao menos cristão batizado?
Caríssimo Henrique Sebastião, irmão em Cristo Jesus!
ResponderExcluirGraça e paz
Já li também que: Constantino deu um fim à perseguição aos cristãos, mas, à proclamação do cristianismo como religião oficial do Estado, foi dada por Teodósio, em 380. Dois anos antes do Edito de Milão, em 311, Galério havia reconhecido oficialmente o cristianismo no Oriente. Isto é falso ou verdadeiro?
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
André
ResponderExcluirGalério publicou um Edito de Tolerância, acabando com a perseguição de Diocleciano aos cristãos em sua Tetrarquia.
Boa tarde. Não quero discutir, quero aprender, pq se ninguém me ensinar não saberei. Estou numa fase de procurar Deus e vou na igreja católica e as vezes na evangélica e outras religiões. Não sei qual é a certa quero entender o que Deus quer de mim.
ResponderExcluirA minha pergunta é o seguinte. os evangélicos acusam os católicos de adorar Maria, os católicos dizem que não, eu já li várias explicações mas eu fico numa dúvida porque qual é a diferença entre adorar e venerar? Eu não vejo diferença, por exemplo o saltério da virgem Maria é todos os louvores dos salmos feitos pra Deus, só que em vez de rezar pra Deus reza pra Maria, não é isso? Entao, qual a diferença? O católico ajoelha na frente da estátua de Maria, pede pra ela, diz pra ela todos os louvores que na Bíblia diz que pertence somente a Deus e que Deus não divide a sua glória com ninguém - Is 42:8.
Como é que fica? Não quero briga, só quero entender. Vc pode amar Maria mas não pode adorar, só que na prática é a mesma coisa o que os católicos fazem, ou eu estou errado, por favor mostre onde.
Abç
"Eu não vejo diferença, por exemplo o saltério da virgem Maria é todos os louvores dos salmos feitos pra Deus, só que em vez de rezar pra Deus reza pra Maria, não é isso? Entao, qual a diferença? "
ExcluirQual os louvores que se deveria dar a DEUS nós católicos damos a Maria?.
"O católico ajoelha na frente da estátua de Maria, pede pra ela, diz pra ela todos os louvores que na Bíblia diz que pertence somente a Deus"
Quais os louvores que damos a Maria e que pertencem a DEUS?
" Deus não divide a sua glória com ninguém - Is 42:8."
Mas ELE dá a glória que é devida a cada um:
“Eu lhes dei a glória que me deste” (Jo 17,22)
“Deus concede graça e glória“ (Salmo 84,11) ou (Salmo 83,12);
“O que… Deus preparou para nossa glória“ (Cor 2,7);
“Os que chamou, também os justificou, e os que justificou, também os glorificou“ (Rm 8,30);
“Glória, honra e paz para todo aquele que pratica o bem.” (Rm 2,10).
Sidnei