JÁ SAIU A NOVA edição da revista O FIEL CATÓLICO digital, com artigos e estudos sobre os seguintes temas: 1) Editorial ('A língua é um fogo'); 2) A Igreja Santa e o pedido de perdão de S. João Paulo II; 3) Biografia de Santa Brígida e suas profecias para os nossos tempos; 4) Como santificar domingos e dias de festa; 5) História da Igreja (Cristologia e as heresias do século V); 6) Cristãos devem guardar o sábado ou o domingo? (um estudo integral); 7) A Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino, art. 4; 8) Exame de consciência do cristão (para o fim do dia); *) Primeira arte da coleção "Cartões de oração antigos" (Ecce Homo na versão regular, Sol. de Pentecostes na versão apostila).
A partir deste mês iniciamos a produção de nossas edições também em versão apostila, própria para impressão (preto e branco) e encadernação, que será entregue sem nenhum custo extra juntamente com a versão regular1, atendendo às pessoas que preferem ler a revista no papel2. Esta versão é ideal também para catequistas e pregadores, que com cópias "xerox" poderão facilmente montar um rico material de estudos para classes.
_______
1. As novas edições são disponibilizadas, todos os meses, em um ambiente de sala de aula virtual ao qual nossos assinantes recebem acesso exclusivo, tanto para leitura online quanto para download.
2. Se você quiser conhecer a qualidade e o conteúdo do material (revista apostilada para impressão), envie e-mail para ofielcatolico@gmail.com solicitando um exemplar gratuito. Uma amostra da edição regular pode ser solicitada por meio deste link.
_______
* Os valores para encadernação com espiral variam de R$1,50 a R$2,20.
www.ofielcatolico.com.br
Boa tarde, Henrique!
ResponderExcluirSou católico praticante a bastante tempo e sempre tive uma dúvida: qual a relevância exata da consagração de imagens pelo padre, para que possam ser usadas em altar, como ícones, como você mencionou? Um imagem de santo sem ser consagrada (benta) pode ser usada? Ou ela só adquire esse "status" de objeto para a adoração a Deus após a consagração? Tenho uma cruz em madeira que adquiri faz muito tempo e ela não foi consagrada, mantenho ela no centro do meu altar, e sempre a usei como objeto de adoração a Deus. No meu entendimento, como o que vale mesmo é a imagem remeter à energia e adoração divina - e no caso, o martírio e sacrificio de Jesus -, não vejo problema nela necessariamente não ter sido consagrada, pois acredito que tantas orações diárias possam exercer algum efeito rs. Mas claro, gostaria de um parecer seu sobre isso, pois suas explicações são sempre muito esclarecedoras. Obrigado!
Basicamente, um objeto de devoção, como uma estatueta de Nossa Senhora ou um belo crucifixo de mesa ou de parede, não precisa (necessariamente) ser abençoada para ser usada no culto particular.
ExcluirEstamos falando da diferença que existe entre uma peça de arte sacra e uma de arte religiosa. A diferença entre uma coisa e outra é que a primeira será usada pela Igreja, num templo, em solo santo: vai ornamentar uma igreja, um Altar ou mesmo tomar parte na celebração da Santa Missa.
Essas peças são especialmente consagradas para que possam assumir dignamente a sua missão sagrada.
Já as peças de devoção de uso doméstico não precisam, por regra, ser abençoadas ou consagradas, mas é uma prática recomendável pedir a um sacerdote que as abençoe para o seu uso mais próprio.
Só uma pequenina observação: o espaço de oração que temos em casa é mais propriamente chamado "oratório" do que "altar". Para nós, católicos, um altar, por definição, é a Pedra ou Mesa do Sacrifício, onde ocorre a renovação incruenta da Oferenda Sacrificial do Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Um fraterno abraço!
Apostolado Fiel Católico
Gostaria de fazer um depoimento em relação a revista digital, esse mês tive a graça de me tornar assinante da revista, recomendo a todos católicos que desejam aprofundar a sua fé e conhecimento sobre a Igreja Católica Apostólica Romana que se tornem assinantes, a revista é esplêndida o os artigos e textos são ricos em informação e muito bem elaborados, são de fácil entendimento, parabéns pelo trabalho que Deus derrame muitas bençãos sobre este apostolado !
ResponderExcluirLouvado seja nosso senhor Jesus Cristo
para sempre seja louvado