Pedidos das crianças ao Menino Jesus no Natal


VOCÊ JÁ PENSOU em escrever uma carta para o Menino Jesus, pedindo um presente de Natal? O jornal italiano Corriere della Sera publicou, há uns anos, trechos de cartas de crianças dirigidas ao Menino Jesus. Tratava-se de uma amostra do que costumam escrever nas redações da escola, nas aulas de Catecismo e nos bilhetinhos de final de ano. Na Itália, o Papai Noel não toma conta do imaginário infantil. Tal como em outros países de raízes cristãs, é o Menino Jesus quem traz os presentes no dia do Natal.

** Ler o artigo de Dom Carlos Lema Garcia na íntegra
http://www.ofielcatolico.com.br/p/assine-nossa-revista.html

O Natal: festa cristã ou pagã?


COM A PROLIFERAÇÃO de seitas que se proclamam “cristãs” e se apresentam como únicas intérpretes autorizadas da Bíblia, as tradições mais sagradas do verdadeiro cristianismo são contestadas, e a desinformação levanta dúvidas mesmo entre fiéis católicos. Você já ouviu dizer que “o Natal é uma festa pagã”? Ultimamente, sempre que chega o final de ano somos afrontados com afirmativas deste tipo, de pessoas que classificam a celebração do Natal como “pagã”, “idólatra”, “mundana”. Como responder a tais acusações? Qual a origem do Natal? Você sabia que estudos históricos isentos apontam que Cristo pode ter nascido realmente num dia 25 de dezembro? Aprofunde seus conhecimentos lendo este estudo com fontes e referência bibliográfica...

** Ler o estudo completo
www.ofielcatolico.com.br

Papai Noel: inimigo de Cristo?


ULTIMAMENTE, TODA vez que chega o final do ano há uma grande preocupação da parte de muitos fiéis católicos, também sacerdotes e bispos, no sentido de se combater a influência supostamente nefasta da crença infantil no "Papai Noel", por desviar as atenções do verdadeiro sentido do Natal. Que dizer sobre este polêmico assunto?

** Ler o artigo na íntegra
www.ofielcatolico.com.br

Já saiu a nova edição da revista O FIEL CATÓLICO digital!


CARÍSSIMOS IRMÃOS em Cristo Jesus! Com grande alegria em Nosso Senhor, informamos aos assinantes de nossa revista digital que já saiu – e está disponível em nossa sala de aula virtual – a nova edição da revista O FIEL CATÓLICO digital (n.23)*. Esta edição especial de final de ano é dupla, com o dobro de páginas de uma edição normal (76) e muito conteúdo. Entraremos em recesso de final de ano no próximo dia 18 de dezembro, e retomaremos as nossas atividades normais a partir da primeira semana de janeiro de 2018, se assim quiser nosso Bom Deus, mas fizemos questão de garantir que ninguém ficará sem leitura católica até lá. 

Esta edição traz estudos e artigos exclusivos com os seguintes temas:

• Editorial (p. 2);

• 17 'truques' santos para ajudá-lo a chegar ao Céu (Exortativo: 9 páginas, pp. 3-11);

• Enciclopédia Católica (p. 11);

• Penitência do católico às sextas-feiras (Doutrina: 5 páginas, pp. 12-17);

• Santo Atanásio e a crise do século IV – parte 2 (História da Igreja: 9 páginas, pp. 17-25);

• Islã, catolicismo e protestantismo: algumas reflexões, perguntas e respostas (Exortativo: 9 páginas, pp. 26-34);

• "O drama do fim dos tempos" (Obra católica: 4 páginas, pp. 35-37);

• A Coroa Angélica de São Miguel Arcanjo (Devocional: 5 páginas, pp. 39-43);

• As origens da religião (Estudo: 12 páginas, pp. 44-55);

• Os Nomes de Deus (Estudo: 10 páginas, pp. 56-65);

• A Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino, artigo VII (Estudo: 3 páginas, pp. 66-68);

• Uma reflexão e uma mensagem de Natal e fim de ano, por Henrique Sebastião (6 páginas, pp. 69-74);

• Dois cartões da coleção Holly Cards, com temas de Natal.


** Seja também um assinante da revista O FIEL CATÓLICO digital

____
* A versão apostila (para impressão) será disponibilizada no próximo sábado (9/12/2017)

www.ofielcatolico.com.br

‘Talvez tenhamos chegado ao Fim dos Tempos’: entrevista com Cardeal Burke


O CARDEAL RAYMOND BURKE tem sido citado em muitas notícias desde o ano passado. O famoso documento Dubia, uma luta pelo poder dentro da Ordem de Malta, a nomeação surpresa para membro do Supremo Tribunal da Signatura Apostólica, da qual foi prefeito de 2008 a 2014, quando foi removido pelo Papa Francisco. Além de tudo, Cardeal Burke tem falado frequentemente contra o que vê como uma crescente confusão dentro da Igreja em relação à Liturgia, à identidade Católica e mesmo à Fé em si...

Elogiados por Bento XVI!



PERDOEM-ME OS LEITORES por este momento de pequeno desfrute, mas significa muito para mim, e não poderia deixar de compartilhar a minha felicidade. É que recebeu Sua Santidade, o Papa Emérito Bento XVI, antes de ontem (30/11/2017), o Homiliário ou Antologia completa de suas pregações, homilias e exortações, pelas mãos de Mons. Antonio Catelan (secretário da Sociedade Ratzinger do Brasil).

A obra (uma coleção de luxo em 4 tomos, sobre a qual falei aqui) foi organizada pelo prof. dr. Rudy Assunção, que é um membro de nossa fraternidade S. Próspero, e tem projeto gráfico e capa deste que vos fala, Henrique Sebastião. O meu trabalho foi elogiado pelo Pontífice, em especial a escolha da fonte e o espaçamento entre parágrafos, que facilitam a leitura; estes foram cuidados que fiz questão de tomar, pensando nas pessoas idosas e/ou que têm alguma dificuldade visual. Não tive como não me emocionar ao receber as fotografias acima. Que grande e imerecida honra recebi!

** Assine a revista O FIEL CATÓLICO e tenha acesso a muito mais!
www.ofielcatolico.com.br

Provas teológicas da existência do Inferno


DE TEMPOS EM TEMPOS ressurge uma corrente teológica que procura rediscutir/reinterpretar o tema (difícil, reconhecemos) do Inferno. Alguns outros procuram lidar com o problema desdenhando, porque o consideram inoportuno ou mesmo inadmissível para a sensibilidade das pessoas dos nossos tempos. Alguns "católicos do IBGE" (chamados também, especialmente pelos jovens, 'católicos-jububa'), chegam a dizer abertamente que não creem na existência do Inferno.

** Leia o estudo completo
www.ofielcatolico.com.br
Subir