EM PLENO INÍCIO da Semana Santa, cai literalmente um dos maiores ícones do Catolicismo na Europa. A magnífica Catedral de Notre-Dame de Paris, a mais tradicional da França, tombou sob um pavoroso incêndio que perdura por longas horas...
Apesar de muita especulação, ainda não se têm notícia segura quanto ao que teria provocado a grande tragédia. O incêndio começou pela torre mais alta da catedral, que ruiu ao fim de uma longa exposição à violência das chamas.
Apesar de muita especulação, ainda não se têm notícia segura quanto ao que teria provocado a grande tragédia. O incêndio começou pela torre mais alta da catedral, que ruiu ao fim de uma longa exposição à violência das chamas.
De acordo com o porta-voz da Catedral, o alerta de incêndio foi ativado por volta das 16h50 GMT. “Toda a estrutura” do edifício “está debaixo de chamas: tudo está a arder. Da estrutura, que data do século XIII de um lado e do século XIX do outro, não sobrará nada. Temos que ver se a abóbada que protege a catedral sairá intacta ou não”, disse. Não há registro de feridos, mas toda a zona em torno da Catedral foi evacuada. Sabe-se também que já foi aberto um inquérito de investigação.
No Twitter, Emmanuel Macron partilhou a "emoção de uma nação inteira". – "Como todos os nossos compatriotas, estou triste por ver parte de nós ser queimada", escreveu. O presidente francês também adiou a comunicação ao país que estava agendada para a tarde de hoje (15/4/2019).
Havia uma grande reforma acontecendo na Catedral, desde o ano 2017. Notre-Dame era o monumento histórico mais visitado na Europa, com cerca de 13 milhões de visitas todos os anos.
* * *
Miserere Domine! As terríveis imagens desse verdadeiro símbolo dos tempos de maior glória da Igreja a ruir em chamas aparecem-nos –, a nós, católicos –, como um nítido retrato do momento que vive a própria Igreja hoje, ainda mais especialmente no Continente Europeu, outrora o centro esplêndido do reinado do Cristianismo em todo o mundo. Alguns se apressarão em dizer que estamos diante de mais um sinal dos maus tempos (senão dos fim dos tempos mesmo) em que vivemos agora. Estarão errados?
** Assine a revista O FIEL CATÓLICO e tenha acesso a muito mais!
www.ofielcatolico.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!
AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.