→Ler as 20 páginas da Carta na íntegra←
** Assine a revista O FIEL CATÓLICO e tenha acesso a muito mais!
** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!
AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.
Isso é lamentável
ResponderExcluirOlá. Boa noite.
ResponderExcluirPrimeiramente gostaria de agradecer pela manutenção do blog. O seu trabalho tem me esclarecido muitas dúvidas a respeito da Igreja. Nasci em lar protestante (neopentecostal) e há 1 ano e alguns meses, fui para a presbiteriana. Porém tenho buscado entender a Igreja Primitiva e me deparei com o Catolicismo. Seu blog está sendo uma luz para esclarecer tantas mentiras que ouvi a respeito da Igreja Católica. E cada vez mais vejo quantas mentiras me foram ditas por protestantes.
Há pouco, li um post a respeito da Infabilidade Papal e (acho que) entendi que a Infabilidade é em questão de doutrina (peço perdão se estiver equivocada) mas os últimos posts a respeito das acusações de heresia contra o Papa Francisco me deixaram confusa. Seria possível esclarecer-me como o Papa é infalível em doutrina mas está sendo acusado de heresia?
Não faço a pergunta para atacar mas porque, humildemente, realmente quero entender.
Entendo suas angústias perfeitamente, minha irmã. Se quiser, pode escolher algum nome para conversar conosco, mesmo que fictício, que facilite o nosso diálogo por aqui.
ExcluirVeja, se até nós, que somos católicos há tempos (muitos desde o nascimento) sentimo-nos confusos nestes tempos difíceis, imagine os que estão chegando à Igreja agora, querendo conhecer a doutrina dos Apóstolos que a ela foi confiada, pensando em se converter...
A questão é essa, mesmo: se você leu aquele estudo específico, deve ter entendido que o Papa é infalível somente na condução espiritual da Igreja, isto é, ele não pode falhar naquilo que ensina em questões de doutrina, mas apenas quando o faz oficialmente, fazendo uso das Chaves que recebeu de Nosso Senhor, pelo carisma que lhe foi confiado pelo próprio Cristo.
Mas essa infalibilidade não que dizer que todos os Papas são seres humanos impecáveis, que nunca erram, que só cumprem a Vontade de Deus, em tudo aquilo que dizem e fazem. Na verdade, na história da Igreja nós já tivemos Papas que foram grandes pecadores públicos.
O Papa não é infalível quando dá uma entrevista, nem quando resolve fazer alguma declaração pública ou quando adota algum direcionamento pastoral.
O Papa Francisco, até agora, não fez nenhuma declaração "Ex Cathedra", isto é, fazendo uso da autoridade que ele possui como sucessor de S. Pedro Apóstolo, que pudesse ser considerada herética. Essas acusações de heresia se referem às suas posturas e atos, por assim dizer, "particulares". Quando ele assinou o documento em conjunto com o Imã islâmico declarando que a diversidade das religiões é da vontade de Deus, sim, isto pode ser considerado uma heresia, algo que contraria aquilo que a Igreja sempre ensinou, desde o tempo dos Apóstolos até hoje. Mas ele não declarou isso "Ex-Cathedra", e para que isso aconteça são necessárias quatro condições:
1- Que ele afirme que se pronuncia como Vigário de Cristo, usando o poder das Chaves que Cristo concedeu a Pedro;
2- Tratando de Fé e Moral;
3- Ensinando a toda a Igreja;
4- Com o desejo e a intenção clara e manifesta de definir um problema, isto é, doutrinando, ensinando algo, e condenando explicitamente a quem ensine o contrário.
Faltando uma dessas quatro condições, não se trata de um ensinamento infalível.
Há muitos outros problemas que você terá que compreender, minha querida irmã. Não é fácil ser católico, hoje. Há muitos grandes sacerdotes e teólogos dignos que consideram que já estamos entrando nos últimos tempos. Mas tenha fé e persevere nos seus estudos e orações, porque temos a nosso favor a Promessa de Cristo: apesar das perseguições e da grande apostasia que virá, o Inferno não triunfará contra a verdadeira Igreja.
A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo
Apostolado Fiel Católico
Tudo isso é muito polêmico.
ResponderExcluirÉ muito difícil.
Eu prefiro só ler e refletir e não opinar.