• O Centro Dom Bosco;
• O canal Terça Livre
• O apostolado Fratres in Unum;
– Em vídeo:
• O canal do Padre Gabriel Vila Verde (este com grande didatismo);
• O canal do IPCO;
• O canal de (nosso dileto irmão em Cristo) Armando Braio;
• O canal de Bernardo P. Küster.
Portanto, publicamos este artigo para que sirva como complemento ao que já foi dito. Além disso, disponibilizamos um breve resumo daquilo que de pior está sendo proposto em uma verdadeira manobra política dentro da Igreja, desgraçadamente apoiada por tantos dos nossos pastores.
Apenas a mera existência do Instrumentum Laboris do Sínodo Amazônico já é um gravíssimo escândalo e uma terrível ofensa a Nosso Senhor Jesus Cristo
APENAS A MERA EXISTÊNCIA DO INSTRUMENTUM LABORIS DO SÍNODO AMAZÔNICO JÁ É UM GRAVÍSSIMO ESCÂNDALO E UMA TERRÍVEL OFENSA A NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!
APENAS A MERA EXISTÊNCIA DO INSTRUMENTUM LABORIS DO SÍNODO AMAZÔNICO JÁ É UM GRAVÍSSIMO ESCÂNDALO E UMA TERRÍVEL OFENSA A NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!
Antes do Advento de Cristo, a Igreja deve passar por uma provação final que abalar a fé de muitos crentes. A perseguição que acompanha a sua peregrinação na Terra desvendará o "mistério de iniquidade" sob a forma de uma impostura religiosa que há de trazer aos homens uma solução aparente a seus problemas, à custa da apostasia da verdade. A impostura religiosa suprema é a do Anticristo, isto é, a de um pseudomessianismo em que o homem glorifica a si mesmo em lugar de Deus e de seu Messias que veio na carne.Esta impostura anticrística já se esboça no mundo toda vez que se pretende realizar na história a esperança messiânica que só pode realiza-se para além dela, por meio do juízo escatológico: mesmo em sua forma mitigada, a Igreja rejeitou essa falsificação do Reino vindouro sob o nome de milenarismo, sobretudo sob a forma política de um messianismo secularizado, que é intrinsecamente perverso.(CIC §§675-676)
Resumo das heresias contidas no Instrumentum Laboris do Sínodo da Amazônia
O documento se inicia com uma longa série de narrativas profundamente ideológicas, tomando como base e como verdades absolutas diversas falácias típicas da esquerda radical e militante, como a mudança climática sendo causada pelo homem e a colocação dos povos indígenas na condição de uma espécie de sub-raça que nunca, jamais poderá ir além do modo de vida dos seus antepassados, condenados a viver eternamente como se vivia na idade da pedra lascada, assim como disse com assombrosa sabedoria e propriedade o cacique Macuxi em sua palestra num Congresso em Roma à véspera do Sínodo (assista, por favor!).Fato é que as questões sociais tomaram de vez o lugar da missão primeira da Igreja –, a evangelização –, nestes tempos em que padres e bispos consideram mais importante "respeitar" a cultura dos índios (inclusive com o assassinato a sangue frio de crianças deficientes, que continuam sendo enterradas vivas na Amazônia) do que pregar o Evangelho de Cristo.
Mas aqui ainda não entramos em nenhuma heresia. Elas começam nos parágrafos 12 e 13 do documento, onde se diz, literalmente, o seguinte:
A busca da vida em abundância por parte dos povos indígenas amazônicos se concretiza naquilo que eles definem o 'bem viver'. Trata-se de viver em harmonia consigo mesmo, com a natureza, com os seres humanos e com o Ser supremo, dado que existe uma intercomunicação entre o cosmo inteiro, onde não há excludentes nem excluídos, e que entre todos nós podemos forjar um projeto de vida plena.
Esta compreensão da vida se caracteriza pela conectividade e harmonia de relações entre a água, o território e a natureza, a vida comunitária e a cultura, Deus e as diferentes forças espirituais.
(Instrumentum Laboris do Sínodo Amazônico, §12-13)
1) Não há o Deus Uno e Trino em que cremos, e nem se deve ensinar isso para os indígenas. O que há é um "ser supremo", com o qual estamos todos unidos numa "intercomunicação entre o cosmo inteiro", o que configura paganismo e/ou panteísmo, isto é, heresia;
2) Não há "excludentes nem excluídos" (discurso típico da esquerda, que poderia ter sido redigido, por exemplo, pelo ex-presidente Lula), o que contraria o que ensinou Jesus Cristo e desde sempre a sua Igreja, de que há o Céu e há o Inferno, e que haverá salvos e condenados no dia do Juízo. Ademais, afirma esse trecho com todas as letras que nós, por nossas próprias forças, "entre nós mesmos" (quem precisa da Igreja e dos Sacramentos?), podemos "forjar o nosso próprio projeto de vida plena" (aqui mesmo na Terra);
3) A pior parte menciona as relações entre "a água, o território e a natureza, a vida comunitária e a cultura, Deus e as diferentes forças espirituais(!?)". Claro e evidente que falar em Deus e em "diferentes forças espirituais" pressupõe, acima de qualquer dúvida razoável, a existência das divindades ou forças espirituais da natureza, que influem sobrenaturalmente em nossa realidade. Paganismo e clara heresia: nada mais, nada menos.
[Estará se referindo esse trecho, entre outras "forças", ao "deus Tupã", reverenciado pelo hino oficial deste sínodo? Eis a estrofe final do hino oficial do Sínodo da Amazônia/2019: "Irmão sol, irmã lua, Irmão de todos os povos, É Deus Tupã que reclama, Deus que nunca abandona a sua obra(?!?)"]
Neste passado, às vezes a Igreja foi cúmplice dos colonizadores, sufocando a voz profética do Evangelho. Muitos dos obstáculos a uma evangelização dialógica e aberta à alteridade cultural têm um cunho histórico e se escondem por detrás de certas doutrinas petrificadas. O diálogo é um processo de aprendizagem, facilitado pela abertura à transcendência e impedido pelas ideologias.
(Instrumentum Laboris do Sínodo Amazônico, §38)
Na realidade objetiva dos fatos, os primeiros evangelizadores foram missionários heroicos que se puseram sempre ao lado dos colonizados. Se hoje somos (ou pelo menos até há pouco tempo éramos) um país de maioria católica, foi graças a esses valorosos missionários, que com admirável coragem e fé atravessaram oceanos e arriscaram suas vidas pela fé que tinham no Evangelho como a salvação daqueles povos.
O mais grave desse trecho, porém, é a alusão às tais “doutrinas petrificadas”. Claramente se refere às definições dogmáticas da Igreja, aspectos imutáveis da Doutrina cristã desde sempre, e às suas normas litúrgicas, as quais, quanto mais são desrespeitadas, tanto mais fazem definhar a fé católica do povo.
A abertura não sincera ao outro, assim como uma atitude corporativista, que reserva a salvação exclusivamente ao próprio credo, são destruidoras desde mesmo credo. (...) O amor vivido em qualquer religião agrada a Deus. Através de um intercâmbio de dons, o Espírito pode conduzir-nos cada vez mais para a verdade e o bem.
(§39 Instrumentum Laboris do Sínodo Amazônico)
Ao criticar a "reserva da salvação ao próprio credo” pela Igreja, está a afirmar que a salvação se encontra também em outras fontes, e que a Verdade se encontra em outros credos. Heresia. Mais uma.
Favorecer uma Igreja como instituição de serviço não referencial, corresponsável no cuidado da Casa Comum e na defesa dos direitos dos povos.
(Instrumentum Laboris do Sínodo Amazônico §104)
Constata-se a necessidade de um processo de discernimento em relação aos ritos, símbolos e estilos celebrativos das culturas indígenas em contato com a natureza, os quais devem ser assumidos no ritual litúrgico e sacramental. (...) Sugere-se que as celebrações sejam festivas, com suas próprias músicas e danças, em línguas e com trajes originários, em comunhão com a natureza e com a comunidade.
(Instrumentum Laboris do Sínodo Amazônico, §126-a)
Por isso, pede-se que, em vez de deixar as comunidades sem a Eucaristia, se alterem os critérios para selecionar e preparar os ministros autorizados para celebrá-la.
Afirmando que o celibato é uma dádiva para a Igreja, pede-se que, para as áreas mais remotas da região, se estude a possibilidade da ordenação sacerdotal de pessoas idosas, de preferência indígenas, respeitadas e reconhecidas por sua comunidade, mesmo que já tenham uma família constituída e estável, com a finalidade de assegurar os Sacramentos que acompanhem e sustentem a vida cristã. (...) Identificar o tipo de ministério oficial que pode ser conferido à mulher, tendo em consideração o papel central que hoje ela desempenha na Igreja amazônica.
(Instrumentum Laboris do Sínodo Amazônico, §§126-c; 129)
Além disso, a Congregação para a Doutrina da Fé, em resposta a uma dúvida sobre o ensinamento da Ordinatio sacerdotalis, confirmou que se trata de "uma verdade pertencente ao Depósito da Fé" (saiba mais).
Esses últimos pontos, sobre o celibato sacerdotal e a "ordenação de mulheres", são os mais comentados e citados em fontes diversas, e representam a principal razão da indignação de parte dos católicos conservadores. Todavia, os outros pontos apresentados aqui são igualmente gravíssimos.
Encerrarei com as mesmas palavras com que me exortou pessoalmente Sua Eminência Revma. o Cardeal Raymond L. Burke, na oportunidade que tive de conversar com ele: "Pray and fight for the Church!". Fiéis católicos do Brasil e do mundo, rezem e lutem pela Igreja! Pois, como profetizou o Venerável Dom Fulton Sheen, no final dos tempos será grande a importância dos leigos na luta a favor da verdadeira Igreja.
Por Henrique Sebastião
Mas não dá a impressão que o papa endossa o que está sendo feito? Só em eles colocarem deuses pagãos no centro da Basílica de são Pedro, como o papa deixou? Ou será que ele foi obrigado a deixar e não apita nada ali?
ResponderExcluir"Não importa, não justifica nem explica de modo algum essa gravíssima afronta, esse conjunto de heresias que o o Instrumentum Laboris do Sínodo apresenta (leia na íntegra), o mero fato de não se tratar de um documento oficial da Igreja ou que será posteriormente destruído. Apenas o fato de ele existir e de ter sido publicado nos canais oficiais do Vaticano, de estar servindo como referência para um Sínodo de Bispos da Igreja Católica Apostólica Romana, isto já se configura em uma verdadeira monstruosidade, um absurdo, um sinal claríssimo de que estamos diante dos fatos que sempre nos foram descritos como característicos da Grande Apostasia, sobre a qual nos advertiu o Evangelho e, no desenrolar de toda a história da Igreja, inúmeros Santos, e que consta também no próprio Catecismo".
ExcluirA Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo
Apostolado Fiel Católico
Nunca via nada parecido com isso. Você escreve muito bem, sua clareza é asombrosa, Henrique Sebastião!
ResponderExcluirProf. F. Castro
Permita-me sugerir também o Blog THYSELF O LORD.
ResponderExcluirEsse blog já é membro de nossa fraternidade de blogs e sites católicos. Mas agradecemos pelo interesse.
ExcluirA Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo
Apostolado Fiel Católico