PODERIA O MOTU PROPRIO SUMMORUM PONTIFICUM, que reconhece a validade, a licicitude e o direito dos católicos à continuidade do rito latino tradicional (autorizando a celebração da santa Missa no rito tradicional em latim), estar ameaçado?
Após o motu proprio ter sido publicado, houve um período de consultas de três anos, definido pelo Papa Bento XVI em sua carta aos bispos: "...convido-os, queridos irmãos, a enviar à Santa Sé um relato de suas experiências, três anos após a entrada em vigor deste Motu Proprio. Se dificuldades verdadeiramente sérias venha à luz, maneiras de remediá-las podem ser buscadas ". Isso foi feito, e o resultado foi a Instrução (positiva) de 2011 (leia).
Estranhamente, só agora, 13 anos após Summorum, quando se tornou parte permanente da vida da Igreja em muitos lugares do mundo, a Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), agora responsável pelo mesmo Summorum, enviou uma nova pesquisa aos bispos sobre a sua aplicação, porque, segundo se afirma: "Sua Santidade o Papa Francisco deseja ser informado sobre a atual aplicação do documento acima mencionado".
Assustador. As perguntas parecem neutras, mas, uma vez que as sejam lidas com cuidado, podem resultar em funestas consequências.
O apostolado Rorate Cæli (dos EUA) recebeu cópias dos dois documentos que foram enviados, até então desconhecidos dos fiéis católicos (aos 7 de março de 2020, carta do Prefeito do CDF aos Presidentes das Conferências Episcopais e perguntas aos bispos na própria pesquisa de abril de 2020, com data de vencimento é 31 de julho de 2020).
Ambos os documentos estão abaixo (clique para abrir a exibição maior e mais legível):
A paz de Jesus Cristo.
ResponderExcluirOpa! Será mais um golpe contra a nossa Fé? O Rito Latino Tradicional tem que seguir normalmente, conforme desejo de muitos Católicos e autorização do querido Papa Emérito, Bento XVI. Obviamente, Bento XVI é a favor das Santas Missas celebradas no Rito Latino Tradicional.
Como ficará, seguirá, a posição do Papa Francisco?
Continuamos em constante oração. Jesus Cristo zela sempre pela única Igreja fundada por Ele.
Salve Maria!