Secretário do Papa: 'Se a Igreja abandonar as pessoas durante a pandemia, será também abandonada'
POR ALGUM MOTIVO, pouco se falou no assunto, mas foi divulgada uma carta que o Padre Yoannis Lahzi Gadi (foto), secretário do Papa Francisco, enviou a um grupo de sacerdotes, com a aprovação do Papa. Trata-se de um importante apelo para que todos os sacerdotes abandonem a epidemia do medo (bem mais grave que a epidemia real) e comecem com urgência a agir segundo a lógica de Deus e não segundo a lógica dos homens. Segue abaixo a íntegra do documento:
Isto é gravíssimo!
NÃO SE TRATA "APENAS" de política: a gravidade da situação vai muito além das pautas ideológicas que são impostas contra o desejo da maioria, dos sucessivos atentados contra a democracia, do ativismo do poder Judiciário contra o Governo democraticamente eleito. envolve perseguição aos cristãos e um plano de poder global que é muito real e que nos ameaça a todos. Não é de hoje que a internet se tornou a única via pela qual cristãos, conservadores e pessoas de bem em geral podem manifestar livremente suas ideias e se organizar em torno de ideais comuns. Mas há um projeto em pleno curso para acabar com isso (o festival de atrocidades na Venezuela começou exatamente assim).
Categorias:
Atualidades,
Consciência política,
Destaque,
Notícia,
Polêmica,
Vídeo
Progredir na vida espiritual – parte II
DO CAPÍTULO PRECEDENTE (leia) pode-se inferir que eu fiz no pensamento uma espécie de mapa da vida espiritual. Dividi-a em três regiões de extensão bastante desigual e de interesse muito diverso. Primeiro, temos região dos principiantes, fase tão maravilhosa que ninguém pode abranger na mente todos os encantos que contém, senão depois de tê-la superado e poder olhar para trás. Em seguida, dilata-se a vasta extensão do deserto cheio de tentações, lutas e cansaços – lugar de trabalho e de sofrimento com anjos bons e maus por todos os lados. Os caminhos são incertos e escorregadios, e Jesus com sua Cruz encontra-nos em cada esquina. Essa região é dez ou doze vezes mais extensa que a primeira.
Igrejas começam a reabrir na Irlanda do Norte
D. Eamon Martin, Arcebispo de Armagh e Primaz de toda a Irlanda |
AS IGREJAS CATÓLICAS da Irlanda do Norte já começaram a reabrir suas portas desde a última quarta-feira (19/5). Até agora, cinco igrejas foram reabertas para orações particulares, todas na Diocese de Down e Connor, e há programação de mais aberturas para os próximos dias.
Categorias:
Atualidades,
Consciência política,
Crítica,
Destaque,
Notícia,
Polêmica,
Reflexão
Governadores ou prefeitos podem antecipar a data de celebração do Corpus Christi?
EM UMA PALAVRA: NÃO. Não pode. Os políticos seculares não estão investidos da necessária autoridade espiritual-religiosa para realizar uma mudança desse tipo. Mas, hoje em dia, quem se importa com isso?
O hipocondríaco
Teresa Newman, mística estigmatizada, alimentou-se somente da Eucaristia por 36 anos
A vida de Teresa Newman mudou radicalmente depois da milagrosa cura da paralisia e da cegueira que teve aos 25 anos. Alguns anos depois recebeu os estigmas e iniciou um jejum que durou 36 anos, até a sua morte. Durante todo este tempo, seu único alimento foi a Eucaristia, e por isso a autoridade nazista, durante a guerra, retirou-lhe o subsídio alimentar, mas lhe concedeu um ração dupla de sabão para lavar as roupas, que todas as sextas-feiras se empapavam de sangue, quando em êxtase recebia as marcas da Paixão de Cristo. Consta que Hitler tinha medo de Teresa e ordenou aos seus oficiais: “Não toquem nela!”.
Categorias:
Biografia,
Ciência e Fé,
Destaque,
Espiritualidade,
Eucaristia,
Exemplo dos santos,
Milagre,
Milagres Eucarísticos
Oh fortuna!
Oh, Sorte! Tão cruel como mutável
Por que usurpas aos bons o seu direito?
Escolhes sempre o mais abominável,
Reprovas e abominas o perfeito.
O menos digno fazes agradável,
O agradável mais, menos aceito.
Oh, frágil, inconstante, quebradiça,
Roubadora dos bens e da Justiça!
(Bento Teixeira – Prosopopéia)
SORTE (OU FORTUNA) é a deusa pagã do “acaso”. E como todo falso deus, frustra quem nela confia. Não é ela quem cuida do acaso, porque o acaso não existe. “Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados” (Mt 10, 30), diz o Senhor. Mas, “como são insondáveis para mim vossos desígnios!” (Sl 138). Assim, seguindo o costume popular, quando algum projeto vai bem, damos graças a Deus; quando vai mal, culpamos a Sorte. Deus nos frustra algum projeto para nos dar uma lição, e custamos a aceitar dar graças a Deus em tudo.
Até quando? Não teremos mais a Missa nem pela internet??
-
DE ACORDO COM DECRETO promulgado em Pernambuco, apenas os serviços essenciais têm permissão para para funcionar. Isso, na prática, impede a prestação de auxílio espiritual aos doentes e até a mesmo realização de Missas online.
-
Na última segunda-feira (11), o governo pernambucano havia anunciado que iria restringir ainda mais a circulação de pessoas em pelo menos cinco municípios afetados pela pandemia do vírus importado da China: Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Isso passa a valer a partir do dia 16 de maio.
-
Pela regras do decreto, as pessoas ficam impedidas de sair de casa e andar pelas ruas, exceto para trabalhar em "serviços essenciais" (?) ou realizar atividades indispensáveis, como comprar alimentos ou retirar benefícios sociais em lotéricas e bancos. Será adotado, ainda, rodízio de veículos nos cinco municípios para todos os carros particulares, exceto de profissionais de saúde, segurança, defesa civil ou de uso oficial.
-
Ao determinar isolamento rígido, o poder público não pode proibir o deslocamento, desde que feito com todos os devidos cuidados, para a assistência religiosa e de capelania. Com essa convicção, a Associação Nacional dos Juristas Evangélicos considerou que o decreto de Pernambuco, que estabelece isolamento rígido em regiões do Estado, viola a liberdade religiosa prevista na Constituição.
-
“Ressaltamos que a Anajure entende que a situação da saúde pública e privada em Pernambuco é de extrema gravidade – e por isso mesmo – concordamos com as medidas tomadas pelo Poder Público – para este momento -, mas entendemos também que as liberdades civis fundamentais não podem ser mitigadas ao arrepio da Constituição Federal e das demais leis vigentes no país”, diz o documento da associação. “Dentre os 33 incisos elencando atividades essenciais, não há sequer menção ao exercício do direito fundamental à liberdade religiosa, constitucionalmente consagrado no Art. 5º.
-
“Ressaltamos que a Anajure entende que a situação da saúde pública e privada em Pernambuco é de extrema gravidade – e por isso mesmo – concordamos com as medidas tomadas pelo Poder Público – para este momento -, mas entendemos também que as liberdades civis fundamentais não podem ser mitigadas ao arrepio da Constituição Federal e das demais leis vigentes no país”, diz o documento da associação. “Dentre os 33 incisos elencando atividades essenciais, não há sequer menção ao exercício do direito fundamental à liberdade religiosa, constitucionalmente consagrado no Art. 5º.
-
**** Procure O FIEL CATÓLICO nas redes sociais – Facebook e Instagram
-Pandemia: as igrejas devem reabrir ou permanecer fechadas?
Igrejas na Polônia: o álcool a 70% tomou o lugar da água benta, mas as portas estão abertas |
NOSSA PUBLICAÇÃO sobre a reação de Dom Giovanni D'ercole, Bispo italiano que se levanta contra o Governo do seu país pedindo a imediata abertura das igrejas (leia), gerou uma reação inusitada.
Estes nossos tempos de pandemia e de provações fizeram nascer uma compreensão completamente equivocada sobre a importância dos templos em que cultuamos o Deus Vivo e Verdadeiro, que são para nós como que "Casas de Deus" e que é aonde acorremos para desfrutar da Santa Missa e comungar do Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Categorias:
Atualidades,
Crise na Igreja,
Destaque,
Direção espiritual,
Em busca da verdade,
Polêmica,
Tira-dúvidas
Confiança extrema em Deus na audaciosa oração de São João da Cruz
"SENHOR DEUS, amado meu! Se ainda vos recordais dos meus pecados, para não fazerdes o que ando pedindo, fazei neles, Deus meu, a vossa vontade, pois é o que mais quero; e exercei neles a vossa bondade e misericórdia, e sereis neles conhecido.
Assinar:
Postagens (Atom)