Série imperdível com o prof. dr. Joel Gracioso: Contemplatio, espiritualidade e cultura

ESTREIA NO PRÓXIMO dia 5 de outubro a série de lives produzida pelo prof. dr. Joel Gracioso que buscará aclarar a necessária (e atualmente tão comprometida) relação entre a espiritualidade e a cultura na formação do sujeito, fundamentada na obra e no pensamento dos grandes pensadores da Cristandade, como Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino. Imperdível.

"...cultura é aquilo que cultiva as faculdades naturais do ser humano – de maneira que essas faculdades atinjam uma excelência e uma nobreza que o ajude a atingir a plenitude do seu ser. Esse tipo de cultura é impossível sem o cultivo de uma verdadeira espiritualidade e sem meditarmos sobre a questão do Divino na vida do ser humano."




______
Joel Gracioso é Mestre e Doutor em Filosofia pela USP, membro da Sociedade Brasileira de Filosofia Medieval e professor na Faculdade de São Bento (SP), no Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil e no Instituto de Teologia Bento XVI. É um colaborador regular da Fraternidade Laical São Próspero e articulista da revista O Fiel Católico.

Oração para obter o perdão do pecado da impureza e da pornografia, e para não voltar a cair neles

Por Henrique Sebastião

 NESTES TEMPOS INSANOS, um pobre leigo pecador e indigno como eu torna-se diretor espiritual. Alguns me procuram pedindo conselhos e, na medida de minhas pequeninas forças, tento ajudar. Vivo uma vida só de lutas, de cair e levantar, portanto posso dizer, ao menos isto, que tenho experiência na batalha.

Padre sedevacantista será sagrado Bispo para a América Latina

 NA ÚLTIMA PARTE de nossa série sobre as posições dos diferentes grupos que nos propõem soluções para a gravíssima crise que assola a Igreja nos nossos tempos – com os múltiplos problemas práticos que derivam daí – definimos em linhas gerais o crescente movimento sedevacantista (a 'terceira posição' – saiba mais). Nesta mesma postagem, citamos o padre Padre Rodrigo Henrique Ribeiro da Silva (Seminário São José) como destacado representante do sedevacantismo no Brasil. Apenas duas semanas depois, veio a notícia de que este mesmo sacerdote será proximamente (aos 29 de setembro deste 2021, Festa de São Miguel Arcanjo, na Capela St. Gertrude the Great, em Cincinati, Ohio – EUA) sagrado bispo para a América Latina, por D. Mons. Daniel Dolan, bispo norte-americano de longo histórico de resistência ao concílio Vaticano II.


A notícia, como não poderia deixar de ser, teve repercussão nos meios tradicionalistas, já que um bispo  sedevacantista representará, sem dúvida, um avanço considerável para o movimento, não só no Brasil  e América Latina como também em âmbito mundial, por motivos óbvios. Mas deixemos essa questão para momento oportuno. De momento, queremos apenas responder aos que nos perguntam quem é este padre e qual a sua história. Para tanto, nada poderia ser mais honesto do que disponibilizar aqui acesso ao seu próprio testemunho pessoal, no qual compartilha publicamente os motivos que o levaram a assumir a posição sedevacantista. Independente de qualquer coisa, sua história é interessante e retrata bem o que têm vivido milhares de vocacionados ao sacerdócio nestes dias de loucura.


Subir