Por Lorenzo Lazzarotto
O TEMPO DO ADVENTO começou e você nem percebeu? Você se sente perdido e não sabe o que meditar nessa época tão especial?
Se você aproveitar bem o Advento, certamente crescerá na virtude e terá um Natal abençoadíssimo! Se ignora-lo, vai perder um dos ciclos litúrgicos mais favoráveis à Santificação!
Hoje eu vou explicar o significado do Advento, quais as melhores reflexões para esse tempo, e qual o conteúdo da Liturgia de cada um dos 4 Domingos do Advento!
Tudo conforme o Missal Tridentino! Mas mesmo que você não tenha acesso a esse Rito, as leituras o ajudarão a se preparar para um Santo Natal!
Descubra já porque o Advento é como uma noite na Liturgia!
REJUBILEMOS E ALEGREMO-NOS COM A VINDA DO DEUS-MENINO NESTE SANTO NATAL!
ResponderExcluirTodo o Ano Litúrgico principia-se com o Tempo do Advento, uma singular ocasião de preparação para a Festa do Santo Natal do Menino-Deus Jesus, sendo que esse foi o maior fato ímpar sucedido em toda a história da humanidade, porque o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós!
Resignou-Se a assumir a nossa simples humanidade, sem deixar de ser o Senhor Deus e o Santo Natal de Jesus necessita ser festivamente, com muito júbilo ser preparado e celebrado a cada ano, sendo quatro semanas de preparação e, durante esse período, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e virá no final dos tempos, dessa vez como Justo Juiz dos vivos e dos mortos, os quais serão ressuscitados, quer para o Céu ou para a eterna danação.
Eis pois aí o tempo de preparação e de alegre espera do Senhor, considerada sob diversos parâmetros. recordando por primeiro lugar a expectativa do Antigo Testamento pelo vindouro Messias que nos visitaria e traria a salvação, a começar para os judeus, do qual lhes relatavam os profetas, com Isaías, agradecendo a Deus o dom inefável da salvação que se realizou na vinda do venturo divino Redentor.
Agora, a vinda do Salvador deve compulsoriamente para os católicos assumidos atualizarem-se no coração de todos os homens tal expectativa de sua futura gloriosa aparição também, enquanto a história se encaminha para a Parusia, ou seja, a vinda gloriosa do Senhor. É nessa perspectiva, que devem ser escutadas e apreendidas as leituras correlacionadas com o Advento. “Vinde, o Divino Salvador está próximo, caminhemos à luz do Senhor!”.