Cristianismo, capitalismo e comunismo


NOSSO ANTIGO LEITOR Filipe Santos enviou-nos, no post "Bono Vox, do U2: 'O capitalismo tira mais pessoas da pobreza do que doações'!", o comentário que reproduzimos abaixo, seguido de nossa resposta. Entendemos que seria importante dedicar uma postagem específica para tratar deste tema, pois a mensagem de Filipe representa uma certa linha de pensamento que é compartilhada por outros leitores. Segue:

Discussão polêmica e extensa! (...) Creio que o Cristianismo pode se desenvolver bem, não importa o sistema político vigente, desde que os Cristãos permaneçam fiéis. E isso é o que importa.
Acredito também que a Igreja deve viver num "Comunismo Cristão", segundo o livro de Atos:
Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e bens, e dividiam o produto entre todos, segundo a necessidade de cada um. Atos 2, 44-45.
Isso é amor entre irmãos.

    Prezado Filipe, será que estou com a visão turva ou você escreveu mesmo “comunismo cristão”?! Ora, esta é uma expressão tão autocontraditória quanto seria, por exemplo, falar em “corintiano palmeirense” ou “flamenguista vascaíno”, ou talvez numa “diária noturna” ou numa “noitada diurna”... Ou é uma coisa ou é outra, não tem como ser as duas, porque são antagônicas. Logo, sim, ao menos entre cristãos realmente comprometidos, realmente não há polêmica quanto a este assunto.

Francisco sobre o nome do próximo Papa: Vaticano II se repete?


Por Lorenzo Lazzarotto

COM QUASE UMA DÉCADA, o Pontificado de Francisco se aproxima do fim, e a grande preocupação do Vaticano é designar um sucessor que guie a Revolução durante o Sínodo de 2023. As declarações de Francisco e os preparativos do Sínodo parecem a repetição de uma história conhecida: a do Concílio Vaticano II.

Beijo lésbico em animação para crianças: até onde chegará a loucura do mundo?


Com ACI Prensa/ACI Digital

VICTORIA ALONSO, presidente executiva de produção da Marvel Studios, que integra a The Walt Disney Company, disse do beijo entre lésbicas na animação "Lightyear": "É uma atualização da família, e a empresa cada vez mais vai continuar mostrando".

Dia de São João Batista, o Precursor que clama no deserto


A Igreja celebra tanto o seu nascimento (24 de junho) quanto o seu martírio (29 de agosto) em solenidades próprias

Por Felipe Marques – Frat. Laical São Próspero

JOÃO BATISTA é a voz que nasce de um pai mudo e a alegria que brota num ventre estéril. O seu próprio nome (ןָנָחוֹי – Yôhanan) é uma mensagem, a mensagem de alegria que esta voz irá anunciar: “Deus Dá a Graça”. João Batista, ponte entre o Antigo e o Novo Testamento, está intrinsecamente ligado ao plano de salvação do Cristo, assim como os demais profetas que passaram pela Terra anunciando a vinda do Messias. Visto que seu nascimento também é um milagre, João Batista não é apenas outro profeta que anuncia o Cristo, mas o último profeta que anuncia o Salvador, e convive com Ele.

O Céu, os Santos e os sofrimentos humanos

REPRODUZIMOS NESTA postagem um pequeno debate, surgido neste site, com o objetivo de compartilhar as respostas católicas para as questões levantadas com um maior número de pessoas, especialmente as que possam ter as mesmas dúvidas.

    O início foi a mensagem enviada por um leitor que não se identifica, perguntando como responder a um "evangélico" que nos questione a respeito da intercessão da Virgem Maria, que segundo eles não poderia pedir por nós a Deus da mesma maneira como o fazem nossos irmãos cá da Terra, porque uma pessoa morta não pode rogar por ninguém. Respondemos da maneira mais resumida possível, nos seguintes termos:

Aberrações do Sínodo de 2023 e a 'moda litúrgica antiquada' que incomoda Francisco: 'rendinhas da vovó'

"Você viu a última do Papa?", alguém me perguntou: "Ele agora ridicularizou a liturgia tradicional e as vestes litúrgicas, que Bento XVI tano amava...". Claro que estou sabendo do caso, claro que me entristece profundamente saber e ver que a situação da Igreja de Cristo no mundo vai-se deteriorando mais e mais a cada dia. Por temor e pelo bem das almas, evito entrar nesse tipo de polêmica sempre que posso, mas o caso é clamoroso e eu pensava no que dizer, quando soube que meu valoroso irmão e colaborador regular  da FLSP, Lorenzo Lazzarotto, já preparava um vídeo a respeito.

    O vídeo foi postado, e nele está dito praticamente tudo o que eu tinha a dizer sobre o caso (o Lorenzo costuma fazer isso), e mais muitas outras coisas importantes. Então, eu me limito, por ora, a compartilhá-lo aqui (abaixo), rezando para que sejam úteis ao maior número possível das almas que acompanham o meu trabalho. Rogo aos fiéis católicos que não esmoreçam, mesmo sendo assim perseguidos e humilhados: se tudo parece já irremediavelmente perdido, a santa Igreja infalivelmente triunfará, no final.





AS POSIÇÕES DEFENDIDAS pelos bispos alemães, como o fim do celibato obrigatório, a ordenação de mulheres e a bênção sacerdotal a duplas do mesmo sexo, agora são endossadas por duas das mais importantes Dioceses da Espanha: Barcelona e Saragoça.

Corpo de Cristo: Jesus, o Pão da Vida

Nosso Senhor Jesus Cristo está mesmo presente na Eucaristia, ou apenas "espiritualmente"? O pão e o vinho tornam-se de fato Corpo e Sangue do Senhor, ou são apenas "símbolos"? Tire suas dúvidas...


UM LEITOR AUTOIDENTIFICADO apenas como "Gi", possivelmente protestante, pediu-nos que "provássemos biblicamente" a "absurda" doutrina da Presença Real de Cristo na Eucaristia. De fato, Deus Salvador se fazer Pão para nos servir de Alimento para a vida eterna, esta é talvez a mais absurda das afirmações de Jesus Cristo – algo que inclusive o fez perder muitos seguidores. Mas sabemos que as maneiras de Deus muitas vezes parecem loucura para os homens, assim como a sabedoria dos homens para Deus é loucura. Pois "Deus escolheu o que é loucura no mundo, para confundir os sábios; e o que é fraco no mundo, Deus o escolheu para confundir os fortes" (1Cor 1,27).

Santo Afonso Maria de Ligório: vida e obra


NO DIA 1º DE AGOSTO a Igreja celebra a luminosa memória de um de seus mais diletos filhos: Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja.

    Santo Afonso configurou-se em um autor modelar de tratados sobre moral cristã e católica. Fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, destacou-se por sua profundíssima devoção pela Mãe da Igreja, em louvor de quem escreveu uma de suas mais belas obras e um dos principais escritos marianos de todos os tempos, seu clássico "Glórias de Maria". Reproduzimos a partir deste ponto a sua biografia resumida, escrita pelo grande Dom Prosper Guéranger[1].

Derrubando contestação 'evangélica': 'A igreja não importa; o importante é seguir Jesus'


RECEBEMOS DE UM LEITOR que não se identifica, o comentário que reproduzimos abaixo, seguido de nossa resposta:


Se Jesus se preocupasse tanto com igreja ou templo ele tinha seguido o judaísmo!! O que me deixa indignado são as pessoas defendo placa de igreja, a igreja de Cristo somos nós, ninguém vai ao céu se não por Cristo. (...) Minha humilde opinião, parem de defender tijolos placas e instituição, busquem a verdade e ela vós libertará, amém a Cristo e ao próximo de todo coração fiquem com Deus.

Papa Francisco planeja renunciar em breve?

 ESPECULAÇÕES NESTE SENTIDO existem há muito tempo, e Francisco mesmo já se declarou negando os rumores, mas parece que agora temos indícios concretos. O vídeo foi postado no canal Band Jornalismo em 7 de junho deste 2022.





O vinho que Jesus e os Apóstolos bebiam era alcoólico? É pecado consumir bebida alcoólica?

RECEBEMOS DO LEITOR Acácio a mensagem que reproduzimos abaixo, porque se refere a uma afirmação comum em certos meios neopentecostais e que é tomada como verdade por pessoas ingênuas. Em certos casos, a finalidade de tal mentira é, como de costume, atacar a Igreja Católica. Neste caso, pretendem demonstrar o que consideram um erro: a liberalidade com relação ao consumo, ainda que moderado, de bebidas alcoólicas.

Pecado mortal e pecado venial

Hendrik Goltzius, 'A queda do homem' (1616)

MUITOS LEITORES nos pedem orientações com relação aos significados dos termos pecado mortal e pecado venial, via de regra solicitando listas dos referidos pecados, isto é, uma relação enumerada que especifique quais são os mortais e quais os veniais, elencando um por um. Alguns nos dão a nítida impressão de querer saber se determinados pecados são veniais simplesmente para que possam continuar a praticá-los, sem medo de perder a alma no Inferno...

CATEQUESE SOBRE OS PECADOS CAPITAIS: o pecado da gula


TALVEZ A PRIMEIRA coisa importante a se dizer sobre este pecado seja que, hoje em dia, ele simplesmente não é mais levado a sério. A tendência geral é levar o assunto na brincadeira: as pessoas acham “engraçadinho” ser guloso e comer demais. Segundo depoimento que nos foi dado pessoalmente pelo Pe. Paulo Ricardo de Azevedo Júnior, quase ninguém mais confessa o pecado da gula. Acham que isso nem é mais pecado. 

CATEQUESE SOBRE OS PECADOS CAPITAIS: o pecado da preguiça

A PREGUIÇA É UM DOS principais obstáculos para o despertar da alma em direção a Deus. Ela se manifesta principalmente por três vias, ou em três maneiras bem típicas: há a preguiça que busca o conforto, o mínimo esforço, aquela que nos faz querer permanecer estáticos, sempre no mesmo lugar, porque agir daria muito trabalho. Há também a preguiça da alma ou do coração, que acontece quando nos sentimos desencorajados, desestimulados para fazer o que precisa ser feito, por motivos diversos. Por fim, há a preguiça da amargura, que se dá quando nada mais nos importa e já não nos sentimos vivos. É como que um estado de morte em vida.

O pecado da luxúria – masturbação, pornografia e seus males


ALGUMAS PESSOAS, POR IGNORÂNCIA, vêm confundindo o significado da palavra "luxúria", imaginando que se trataria da qualidade de alguém que vive no luxo. O significado verdadeiro do termo, porém, nada tem a ver com "luxo". Luxúria é a corrupção do próprio corpo, a lascívia, a sensualidade exacerbada, com uma tendência para o abuso do prazer sexual.

CATEQUESE SOBRE OS PECADOS CAPITAIS: o pecado da ira

EM CONTINUIDADE à nossa série de artigos sobre os pecados capitais, passamos agora ao estudo do pecado da inveja.



    Cada um de nós, seres humanos, por nossos próprios méritos, estaríamos irremediavelmente perdidos, porque somos todos herdeiros do Pecado de Adão, todos pecamos e precisamos da Graça de Deus, embora muitos ainda não o reconheçam – é este o seu maior problema.
Subir