Meditações quaresmais com o Prof. Dr. Joel Gracioso – 2023


** Vídeos ao final do texto

É TEMPO DE QUARESMA, tempo propício para as mais profundas meditações. Vem oportunamente o prof. dr. Joel Gracioso refletir conosco, semanalmente, com meditações fundamentadas sobretudo no conhecimento agostiniano.
“Fizeste-nos para Vós, Senhor, e o nosso coração continuará inquieto enquanto não repousar em Vós”, diz a famosa sentença de Santo Agostinho, em suas Confissões. Fomos feitos por Deus – a Causa Primeira e Eficiente –, que nos chamou à existência. Foi Deus Quem nos deu a vida e nos fez de tal forma diferente das outras coisas. Além de corpo e alma racional capaz de pensar e escolher livremente, o texto do Santo é claro: “Fizeste-nos para Vós”: este é o fim último do homem, não apenas um fim existencial mas o fim ontológico.

    É por isso que Agostinho diz “Fizestes-nos para Vós, Senhor, e o nosso coração continuará inquieto enquanto não repousar em Vós”.

    Agostinho viveu e nos legou suas Confissões, nas quais relata esse vazio existencial e sua busca constante por quietude. Tal vazio, de modo algum é uma especificidade do Santo ou d’alguma vocação. Essa mesma inquietude, esse mesmo vazio, é fruto da busca primordial do homem, por retornar ao seu Criador. É por isso que nada nos satisfaz. Sendo nós criaturas, feitas por um Criador infinito, o nosso vazio é infinito, e quando buscamos preenchê-lo com bens finitos, de bens materiais/temporais ou ilusões, esse vazio se mantém sempre pedindo por algo mais.

    Aqueles que não compreendem o sentido do homem passarão a vida buscando sempre por esse preenchimento, e sempre falhando. Aquele, porém, que compreende e, mais que isso, aceita e faz de seu existir uma busca sincera pela Verdade, este encontra a calma, a quietude, ainda que jamais plena nesta Terra. Mas sente d’uma forma única, pois é a única forma verdadeira, preencher-se pouco a pouco. Seguem os primeiros dois vídeos da série especial de meditações quaresmais, abaixo.







_________
O Prof. Joel, colaborador regular da Frat. Laical São Próspero, é autor de livros diversos e referência em Patrística para os países de língua portuguesa, com ênfase em Santo Agostinho, disciplina a qual tive o privilégio de concluir sob sua tutela pela faculdade de São Bento de São Paulo. É Mestre e Doutor em Filosofia pela USP, membro da Sociedade Brasileira de Filosofia Medieval e professor na Faculdade de São Bento (SP), no Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil e no Instituto de Teologia Bento XVI (Henrique Sebastião).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir