OS POVOS antigos dividiam o céu em diversos níveis ou graus, que variavam, comumente de três a dez. Santo Irineu de Lyon (130–202) deixou registrado que determinada escola gnóstica chegava a proclamar a existência de 365 céus (cf. Adversus Haereses 1,24,3). E sabemos que outras linhas filosófico-religiosas chegaram a pregar a existência de 900 céus(!).
São Paulo Apóstolo – que escrevia inspirado pelo Espírito Santo, – afirmou ter sido arrebatado ao Terceiro Céu, em sua segunda epístola aos coríntios (2Cor12,2), estando assim biblicamente comprovado que há, ao menos, mais do que um ou dois Céus.
Santo Tomás de Aquino, por sua vez, tentou também demonstrar a existência de mais que um céu em sua Suma Teológica (Ia,q.68,a.4 e II-IIae,q.175,aa.1-6), baseando-se nas Sagradas Escrituras e também em São João Damasceno, Rábano e Santo Agostinho.
UMA LEITORA E ASSINANTE de nossa Formação Teológica, cujo nome não estamos autorizados a divulgar, enviou ao nosso endereço de e-mail uma interessante mensagem, cujo trecho principal reproduzimos abaixo, seguido de nossa resposta – esperando em Cristo que seja útil também aos nossos demais leitores:
"Tenho um (...) assunto polêmico! O Filme Philomena. Foi muito falado algum tempo atrás. O que mais me incomoda é colocarem as freiras como responsáveis pelas as vendas das crianças que foram adotadas.(cruelmente). Você saberia dizer se isso realmente acontecia? Tenho justificado esse acontecimento pra mim assim: Se os pais puderam abandoná-la grávida, por que cobrar tanto das freiras! Mas dentro de mim, eu sei que elas eram severas e as vezes cruel. E isso me incomoda!
Não sei como pelo menos,amenizar..."
Prezadíssima leitora, ficamos realmente felizes em saber que o nosso trabalho esteja, de algum modo, sendo útil na sua caminhada. Parabéns por buscar, por estudar e se aprofundar na Fé. Isso é sumamente importante; é o que nos pediu o primeiro Papa: "Estejais sempre prontos a dar a razão da vossa esperança diante daqueles que vos questionam" (1Pd 3,15). E quando você me pergunta sobre o filme "Philomena", eu vejo que preciso lhe dizer algo que será de importância realmente fundamental em todo o seu processo de conversão [digo-o porque esta não é a primeira vez que nos escreve com dúvidas deste tipo: 'É verdade que tal católico foi capaz de cometer grandes pecados? Como explicar tal coisa?']
• Gaudium Press – Centenas de cristãos foram assassinados como um ato de despedida de um presidente acusado de usar seu mandato para promover uma agenda anticristã.
Segundo artigo publicado no portal Crux (veja), "uma importante organização nigeriana de direitos humanos" divulgou relatório indicando que jihadistas da tribo de pastores Fulani assassinaram aproximadamente 700 cristãos em maio último como um “presentes de despedida” a Muhammad Buhari, ex-presidente da Nigéria que entregou o poder a Boli Tinubu no dia 29 do mesmo mês.
A IGREJA CATÓLICA é ou foi alguma vez inimiga da Ciência? Fé e razão são coisas contraditórias? Quem estuda perde a Fé? É muito comum ouvir esses clichês numa época tão cética a respeito da Religião quanto crédula no cientificismo e em múltiplas formas "alternativas" de espiritualidade, como o movimento "New Age" e os esoterismos baratos. Qual é, porém, a verdadeira posição Católica diante do debate Fé X Razão, tão em voga no Brasil de hoje, dominado por ateus cientificistas versus evangélicos fideístas?
O Prof. Ricardo Mantovani é uma pessoa abalizadíssima para nos prestar orientações nesse sentido. Professor de Filosofia com uma vasta carreira acadêmica e pós-doutorado em Apologética Cristã, ele foi ateu niilista por anos (além de um entusiasta de Nietzsche) até se converter à Religião, através do estudo da Filosofia Cristã.
Em seu melhor podcast, Lorenzo Lazzarotto conversou com Mantovani e conheceu o seu testemunho de conversão, além de obter valorosas reflexões relacionadas ao tema Fé & Razão.
HÁ ALGUMAS SEMANAS, postamos o vídeo do professor de História e autor Lucas Lancaster sobre as inacreditáveis bobagens ditas pelo pastor adventista Rodrigo Silva, que é um estudioso da Arqueologia (veja). Na ocasião, eu reconheci que o pastor em questão possui bons conhecimentos sobre arqueologia bíblica, ainda que inevitavelmente os apresente sempre maquiados a partir das suas crenças particulares. Mas ressaltei que o (enorme) problema começa quando ele se põe a comentar sobre a história da Igreja Católica: a partir daí, praticamente tudo o que ele faz é desfiar grandes falsidades e reafirmar velhas calúnias protestantes há muito refutadas, que com sua boa oratória ele apresenta pomposamente, como se fossem fatos incontestáveis.
O primeiro vídeo do prof. Lancaster continha apenas alguns brevíssimos comentários, em tom descontraído. Devido à repercussão alcançada, resolveu agora voltar a carga, aprofundando as explicações sobre os mesmos temas – e o resultado foi um verdadeiro massacre.
O PADRE MATTHIEU SALENAVE, radicado em Saint-Aignan-sur-Roë, França (atualmente afastado de Roma), compartilhou recentemente algumas reflexões bem didáticas sobre a situação atual da Igreja, nas quais expõe a reação necessária à ocorrência de um papa herege, à luz de São Roberto Belarmino, Santo Afonso de Ligório e São Francisco de Sales. Fala sobre sedevacantismo, sedeprivacionismo e acordismo (os bispos que têm verdadeira Fé católica mas nada fazem diante de toda a heresia e de todos os escândalos que assolam a Igreja, sem se importar em salvar as almas que lhes foram confiadas).
A referência do vídeo é o estudo do Padre Louis-Marie O.P. Creio que vale a pena ouvir o que ele tem a dizer.
DOM VITUS HUONDER, BISPO suíço (Chur) conhecido por seu zelo e fidelidade à Tradição, termina de fazer um poderoso – e, para muitos, surpreendente – pronunciamento público, endereçado a todo o mundo católico, pelo qual, entre outras coisas, sem poupar a ninguém expôs a grande crise da Igreja e indicou o único caminho para superá-la. Além de tudo, trata-se de uma pequena aula sobre a mesma crise e a história recente da Igreja, muito bem resumida e explicada em palavras simples.
O Centro Dom Bosco prestou aos fiéis de língua portuguesa o favor de traduzir as partes principais (infelizmente, não a íntegra) desse pronunciamento histórico e absolutamente importante, diretamente do alemão, no vídeo que compartilhamos aqui.
Trará esse gesto alguma mudança? Terá algum efeito importante, ou passará em branco, como tantos outros semelhantes, feitos por Dom Viganò e outros prelados? Não sabemos, mas rezamos para que essa iniciativa provoque um saudável efeito cascata para o bem da santa Igreja, que tanto padece sob a tirania de verdadeiros traidores da Fé, herdeiros de Judas que sorrateiramente e aos poucos conseguiram ocupar todos os seus espaços e conquistar os seus mais altos postos de poder. Segue.
O corpo incorrupto da Ir. Wilhelmina Lancaster, OSB, na Abadia de Nossa Senhora de Éfeso, em imagem de 20 de maio de 2023 (Crédito: Kelsey Wicks/CNA).
QUATRO ANOS APÓS a sua morte, a irmã Wilhelmina Lancaster fez pasmar o mundo. Como poderia o corpo de uma freira beneditina falecida permanecer intacto depois de anos deixado em um caixão furado? Afinal , o agente funerário que providenciara o enterro verificou que o corpo dela não fora embalsamado. Ele também afirmou que foi simplesmente colocado em um caixão de madeira, sem nenhum recipiente funerário adicional.
JUNHO É O MÊS em que a Igreja celebra o Sagrado Coração de Jesus, com a Solenidade do mesmo Sagrado Coração que, este ano, cai no dia 16. A data muda a cada ano porque é celebrada na sexta-feira após a oitava de Corpus Christi, ou na sexta-feira após o segundo domingo depois de Pentecostes.
No entanto, existem outras razões pelas quais junho é dedicado ao Sagrado Coração. A festa remonta ao ano 1673, quando uma freira francesa da Ordem da Visitação de Santa Maria (Visitandinas) no leste da França começou a ter do Sagrado Coração. Jesus apareceu à Irmã Margarida Maria Alacoque e revelou formas de venerar o seu Sagrado Coração e revelou-lhe o imenso amor que tem pela humanidade, mostrando-se com o Coração visível, fora do peito, em chamas e rodeado por uma coroa de espinhos.