"O que é mito? Entendê-lo é fundamental para compreender a filosofia. O mito não é uma ilusão, uma mentira, como muitos pensam, mas uma ferramenta importante de que o homem se utiliza para aproximar-se da verdade."
VEM EM NOSSO AUXÍLIO, a propósito de nossa série sobre os problemas difíceis da Bíblia (acompanhe), justamente nesta parte em que estamos tratando da questão dos mitos nas Sagradas Escrituras (leia), o Prof. Dr. Joel Gracioso, colaborador regular da FLSP, aprofundando o tema com os seus abalizados conhecimentos. Vídeo abaixo, bibliografia ao final.
_____ Bibliografia utilizada e citada no vídeo: SNELL, Bruno. A Cultura Grega e as Origens do Pensamento Europeu, São Paulo: Perspectiva, 2009.
DETIENNE, Marcel. A Invenção da Mitologia,São Paulo: José Olympio, 1992.
VEYNE, Paul. Os Gregos Acreditavam em Seus Mitos?, São Paulo: UNESP, 2014.
BRISSON, Luc. Introdução à Filosofia do Mito, São Paulo: Paulus, 2014.
** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!
AVISO aos comentaristas: Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.
Realmente o vídeo complementa muito bem os estudos que eu estou acompanhando (devorando ) assiduamente ! A fraternidade tem um time de primeira!
ResponderExcluir