É UM FATO COMPROVADO e atestado que muitos problemas e um oceano de desentendimentos e conflitos seriam evitados se as pessoas se prestassem mais, pacientemente, a dizer o óbvio. E quantas vezes não deixamos de dizer coisas muito importantes – coisas que mudariam tudo se fossem ditas claramente – por considerar e pressupor que aquilo é tão óbvio que não precisa ser pronunciado?
Então, vou aqui dizer coisas que deveriam ser óbvias para todo fiel católico de fé verdadeira:
1) Você deve se consagrar a Deus todos os dias, sob a intercessão e proteção de Nossa Senhora, pedindo também o auxílio do santo Anjo da sua guarda.
O tempo é corrido, você acorda cedo, meio entorpecido pelo sono que foi abruptamente cortado pelo despertador e sai correndo para iniciar as obrigações de estado de cada dia? Não, eu não vou repetir aquilo que tanto se diz por aí: "Então acorde mais cedo!", porque sei que em alguns casos isso é um pouco cruel. Conheço não pouca gente que trabalha realmente muito, têm filhos, dorme tarde e já acorda muito cedo. Minha dica é diferente; ao acordar, logo depois da higiene matinal, peça ao seu Anjo da Guarda que reze junto com você estas estas brevíssimas orações:
Eu vos ofereço [Senhor Jesus] a minha vida, meus esforços, meus prazeres e meus padecimentos, seja tudo para a vossa glória, em satisfação pelos meus pecados e para tudo o mais que determinar vossa santa vontade. Abençoai-me para que eu não caia em nenhuma falta.
Tenho a intenção e o desejo de ganhar, hoje, todas as indulgências de que possa ser capaz, e as ofereço em satisfação dos meus pecados e em sufrágio pelas almas do Purgatório, especialmente as mais abandonadas.
[Interessante notar que perdemos muitas indulgências preciosas simplesmente por não manifestarmos as nossas intenções e disposições, recitando essa segunda parte, conforme aprendi de um sacerdote digno e muito piedoso...]
2) Durante o dia, repita tanto quanto puder jaculatórias como estas:
Eu vos adoro e agradeço, Senhor, pelos benefícios que me tendes feito, eu que sou pecador.
Ó, Maria, concebida sem pecado, protegei-me, guardai-me, que sou vosso.
Eu vos amo, meu Jesus, nunca permitais que eu me separe de vós.
3) À noite, antes de deitar, reze ao menos uma Ave Maria e um Pai Nosso, e converse com seu Anjo da Guarda (é muito importante se aproximar dele). Peça a Deus pelas almas do Purgatório, especialmente as mais abandonadas.
Quando não for possível fazer mais, faça ao menos o descrito aqui, confie totalmente em Deus, entregando-se a Ele, e fique em paz. Sempre que for possível, reze o Terço ou, no mínimo, uma Dezena do Santo Rosário (veja aqui como fazer isso da maneira correta).
Pronto. Falei o óbvio sobre a vida de oração do fiel católico. Deus vos guarde e salve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!
AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.