PARA O CRISTÃO, não existe mal maior do que o pecado. Nenhuma provação ou dificuldade pode ser comparada com a gravidade do pecado, porque é esta a única coisa que pode ferir ou até mesmo romper a nossa Comunhão com Deus.
Entretanto, sejamos francos: todos nós pecamos. Quantas vezes ao longo de nossa jornada, voltamos as costas para Deus e o traímos, em troca dos deleites enganadores e vãos do pecado?
Cientes disso, percebemos que é fundamental aprender como agir diante do pecado já cometido. Pois, quantas vezes, mesmo após uma santa Confissão, nós não conseguimos nos perdoar pelo mal que cometemos e, como a mulher de Ló, ficamos paralisados contemplando o passado.
Nosso Senhor quer nos ver arrependidos pelos nossos pecados, e também fazendo tudo ao nosso alcance para nunca mais cairmos em tentação. Porém, esse arrependimento jamais deve vir acompanhado de ansiedades, perturbações e desconfianças na Misericórdia divina.
O segredo da relação do cristão com seu pecado é que ele precisa ter uma atitude dupla: por um lado, compreender que NADA deve ser tão detestado e evitado quanto o pecado. Por outro, infelizmente, nós precisamos lembrar que teremos quedas ao longo de nossa jornada. E precisamos conviver com elas, para que consigamos perseverar até o fim.
Como fazer isso? Lorenzo Lazzarotto explica no vídeo, com base nos ensinamentos de São Francisco de Sales!
— ÍNDICE DO VÍDEO —
00:00 — O mal supremo: o pecado.
01:06 — "Venci o pecado"
03:45 — A arte de aproveitar as próprias faltas.
05:50 — Mansidão para consigo mesmo.
07:58 — Jesus quer nos salvar.
10:19 — Nossos pecados e a humildade.
13:48 — Um erro muito comum.
16:32 — Mais Santos do que antes da queda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!
AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.