6 de maio | Festa de São Domingos Sávio, padroeiro das grávidas: uma história do Santo

SÃO JOÃO BOSCO escreveu uma biografa deste jovem Santo, e chorava a cada vez que a leia. Nesta  ele contava que em várias ocasiões viu Domingos em êxtase depois de receber a Comunhão, até que certo dia Dom Bosco o encontrou no coro do templo.


    “Fui ver” – conta Dom Bosco – “e encontrei Domingos que falava e depois calava, como à espera de uma resposta. Entre outras coisas, ouvia claramente estas palavras: ‘Sim, meu Deus, já vos disse e vo-lo digo de novo: amo-vos e quero amar-vos até à morte. Se virdes que vos hei de ofender, enviai-me a morte: sim, antes a morte do que o pecado’”.


    Quando Dom Bosco lhe perguntou o que fazia nesses momentos, Domingos lhe respondeu: “Pobre de mim, vem-me uma distração, e naquele momento perco o fio das orações, e parece-me ver coisas tão belas que as horas fogem sem que eu dê por isso”.


    Durante o processo de investigação para levar Domingos Sávio aos altares, sua irmã Teresa narrou que certa vez o Santo se apresentou diante de Dom Bosco e lhe pediu permissão para ir a sua casa. Seu formador lhe perguntou o motivo e o jovem respondeu: “Minha mãe está muito delicada e a Virgem quer curá-la”. Dom Bosco perguntou de quem tinha recebido notícias e Domingos respondeu que de ninguém, mas que ele sabia. O sacerdote, que já conhecia seus dons, deu-lhe dinheiro para a viagem.


    A mãe de Domingos, grávida, sofria com fortes dores. Quando o jovem chegou para vê-la, abraçou-a fortemente, beijou-a e depois obedeceu sua mãe, que lhe tinha pedido que fosse com uns vizinhos. Quando o médico chegou, viu que a senhora estava com a saúde recuperada e, enquanto os vizinhos a atendiam, viram em seu pescoço uma fita verde que estava unida a uma seda dobrada e costurada como um escapulário. A surpreendente visita de Domingos a sua mãe se deu em 12 de setembro de 1856, data do nascimento de sua irmã Catarina.


    Tempo depois, Domingos disse à sua mãe que conservasse e emprestasse aquele escapulário às mulheres que necessitassem. Assim se fez e muitas afirmavam ter obtido graças de Deus com a ajuda do escapulário da Virgem.


    Domingos Sávio retornou ao oratório salesiano, mas não por muito tempo. Ficou doente e, por sugestão dos médicos, teve que despedir-se de Dom Bosco e de seus companheiros e voltar para sua casa. 


    No dia 9 de março de 1857, aos 14 anos de idade, Domingos Sávio estava em agonia de morte, em sua casa. Seu pai atendia ao último pedido do filho, lendo para ele as orações por uma boa morte. As "Memórias biográficas", um conjunto de 19 livros sobre a vida de Dom Bosco, relatam que o Santo adolescente parecia ter adormecido, ou que estivesse imerso em profunda meditação. De repente, ele acordou e pronunciou com alegria suas últimas palavras: “Adeus, papai, adeus, que coisa linda eu vejo!”...


    O piedoso pai, Carlos Sávio, ainda queria saber se o filho havia sido salvo ou não. Semanas depois, obteve a resposta. “Uma noite, quando eu estava na cama por muito tempo sem conseguir pegar no sono, pareceu-me que o teto do quarto em que eu dormia se abriu e eis que, cercado por uma forte luz, Domingos me apareceu, com um rosto risonho e alegre, mas com uma aparência majestosa e imponente”, descreveu Carlos Sávio.


    Carlos perguntou então ao filho onde estava, e o Santo respondeu prontamente que já estava "verdadeiramente no Céu". Carlos Sávio exaltou então a misericórdia de Deus, e pediu ao filho que rezasse por seus irmãos e irmãs, para que um dia pudessem ir com ele. O Santo respondeu: "Sim, sim, meu pai, rezarei por eles para que também venham um dia desfrutar da imensa felicidade do Céu".


    Com muita emoção, o pai implorou então ao filho que intercedesse por sua mãe e por ele, para que todos se salvassem. O Santo respondeu: "Sim, sim, eu o farei". Depois, Domingos Sávio desapareceu.


    Embora São Domingos Sávio tenha morrido em 9 de março, sua festa na Igreja Universal é celebrada no dia 6 de maio. 

Um comentário:

  1. O Martirológio Romano apresenta a festa em 09 de março.
    São Domingos Sávio rogai pelos nossos jovens.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir