Baseado em reportagem de Julio Loredo para o IPCO,
com adaptação de Henrique Sebastião
TÊM-SE COMENTADO MUITO nos últimos dias sobre o multiplicar-se de cerimônias de “casamentos” entre pessoas do mesmo sexo — realizadas por padres paramentados em templos católicos. Apesar das ressalvas e orientações feitas na escandalosa declaração Fiducia Suplicans, do mal-afamado cardeal Vitor Manuel Fernández, vulgo “Dom Tucho”, estão se multiplicando em todo o mundo, como já era esperado, as paródias de matrimônio entre homossexuais, em igrejas católicas.
Um caso recente e muito significativo provocou grande polêmica na Espanha, e desgraçadamente é o indicativo de um fenômeno que tende a crescer. A diocese de Toledo havia doado ao município de Talavera de la Reina uma belíssima igreja gótica do século XIII, a qual, dada a onda de secularização, encontrava-se já há algum tempo em estado de abandono. Não havia sido, todavia, desconsagrada, motivo pelo qual ainda se podia celebrar aí a Missa. Pelo acordo entre a Diocese e o Município, ali seriam realizadas atividades culturais de acordo com a gloriosa história do edifício. Entretanto o Município, sem se importar com esse acordo, passou a alugar esse templo sagrado para a realização de celebrações de casamentos entre pessoas homossexuais!
Evidente que "Dom Tucho" deveria ter previsto que tais barbaridades aconteceriam depois da publicação de seu fatídico documento. Todos nós o prevíamos. O fato é que existem no mundo, especialmente na Europa, milhares de igrejas desconsagradas, o que certamente conduzirá à profanação desses lugares sagrados e simbólicos, onde por séculos foi realizado o Santo Sacrifício da Missa e dos demais Sacramentos. Mas ainda que uma dessas igrejas tenha sido desconsagrada, na maioria dos casos isso não é do conhecimento dos leigos: para estes, a realização do casamento entre pessoas do mesmo sexo está sendo feita simplesmente "na igreja", e é assim que a coisa toda transparece aos olhos do mundo inteiro.
Pergunta que não quer calar: por que pessoas e especialmente grupos homossexuais ou LGBTQ fazem tanta questão de realizar esses atos dentro de igrejas católicas? A verdade é que eles têm se mostrado cada vez mais agressivos na sua pauta de submeter a Igreja às suas agendas, num ato claro de mostrar ao mundo o seu triunfo, a sua vitória sobre a mesma Igreja que um dia lhes ofereceu combate e tentou convertê-los. Querem mostrar que venceram, que os cristãos terão que aceitar a sua supremacia total, já não apenas sobre a sociedade humana, mas também sobre a Religião, quer gostem disso ou não. Por isso é que insistem na realização de cerimônias religiosas e dentro das igrejas, realizadas por padres paramentados.
Via de regra tais duplas sequer possuem fé religiosa; não se tratam de pessoas preocupadas com a vida eterna, menos com a Doutrina cristã e católica. O que querem é subjugar a Igreja e a opinião pública católica no geral. Desgraçadamente, têm contado com o amplo apoio da própria Sé romana.
Outro caso que provocou polêmica foi o da Arquidiocese de Chicago, EUA: na paróquia católica São Vicente de Paulo foi celebrado o casamento entre uma mulher que se define como "queer, trans, negra e indígena" e (pasme o leitor!) uma pastora metodista — por um padre católico como oficiante[1]!
O célebre site italiano La Nuova Bussola Quotidiana denuncia que nessas cerimônias, contrariando abertamente às instruções da Fiducia Suplicans, os padres celebram tais uniões usando estola e paramentos, fazem as perguntas da fórmula sagrada às duplas homossexuais, que as respondem tradicionalmente, e daí segue-se a troca de alianças e a bênção sacerdotal "em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo"...
Tudo ocorre num tempo muito mais longo que os tais 15 minutos especificados no documento de "Dom Tucho". As ressalvas de sua Declaração simplesmente não são observadas nem obedecidas, mas... Será que ele não supunha que isso aconteceria? Porque todos nós já sabíamos que o resultado seria exatamente esse. Seja como for, tudo isso acontece às claras, sem que nenhuma atitude de parte dos bispos ou do Papa aconteça.
Ainda há esperança?
Dom Héctor Aguer |
Por outro lado e na direção totalmente oposta, vemos que nem todos quedam-se passivos diante da pavorosa crise da Igreja dos nossos dias. O Arcebispo Emérito de La Plata, Dom Héctor Aguer, alertou recentemente em entrevista ao LifeSiteNews[2] que “há mais de 60 anos a Igreja no Ocidente sofre uma queda sistemática no número de padres, religiosos, seminaristas e até de batismos, e que é hora de admitir sinceramente que a 'fumaça de Satanás' já tornou as nossas estruturas irrespiráveis”. E prosseguiu:
“A burocracia progressista instalada em Roma há pouco mais de uma década (a partir de Francisco) continua a sua política de 'cancelar' aqueles que, com liberdade de espírito, procuram servir Jesus Cristo a partir da ortodoxia e da Tradição. Bons bispos como Daniel Fernández Torres, de Arecibo, Porto Rico, e Joseph Strickland, de Tyler, Texas, foram 'cancelados'. O Cardeal Gerhard Müller não foi convocado para um novo mandato na Congregação (agora Dicastério) para a Doutrina da Fé e o Cardeal Raymond Burke foi até privado do seu salário e do seu apartamento romano. Outros, como Dominique King de Fréjus-Toulon, em França, viram os seus poderes limitados pela nomeação de novos 'coadjutores' que quase co-governaram essas dioceses na prática”.
Há uma abordagem peronista na hierarquia, implacável com o inimigo e infinitamente indulgente para com os aliados, sustenta o prelado, com a consequência de que o Direito Canónico se tornou inoperante. A consequência é o alarme perplexo dos fiéis perante a arbitrariedade, enquanto veem como tantos bons sacerdotes são punidos “extrajudicialmente” com vagas acusações de serem “pouco sinodais” ou de não estarem abertos à “cultura do encontro”.
“O período glacial que se seguiu ao Vaticano II reflete uma decadência aparentemente desenfreada”, diz Aguer, que pergunta: “Não chegou a hora de reconhecer que neste caminho só podemos esperar mais calamidades? E embora seja uma vergonha para os atuais defensores nonagenários do 'espírito do Concílio', não será altura de admitir honestamente que a 'fumaça de Satanás' tornou as nossas estruturas irrespiráveis?”.
Assim como a "fumaça de Satanás" tornou o ar irrespirável na maior parte das estruturas da Igreja dos nossos tempos, especialmente aquelas ocupadas diretamente pela sua mais alta hierarquia, resistem alguns refúgios onde, paradoxalmente, há sinais de um ressurgimento da ortodoxia e da fidelidade. É preciso lembrar do continente africano, com a reação exemplar da maior parte das conferências episcopais reagindo com firmeza à absurda Declaração de "Dom Tucho", negando-lhe adesão e reafirmando seu compromisso com o verdadeiro Evangelho de Cristo (saiba mais). E não há como não citar os Estados Unidos da América, com o recente e reconhecido estudo de Tim Sullivan com a colaboração de Jessie Wardarski, publicado no portal Associated Press (veja), o qual conclui o seguinte[3]:
Nos EUA, a Igreja Católica está passando por uma imensa mudança. Gerações de católicos que abraçaram a onda modernizadora desencadeada na década de 1960 pelo Vaticano II estão, cada vez mais, cedendo lugar a conservadores religiosos que acreditam que a Igreja foi distorcida pela mudança [trazida com o Vaticano II], com a promessa de salvação eterna substituída por missas com guitarra, igrejas e celebrações despojadas e a quase total indiferença para com Sá Doutrina da Igreja.
A mudança, moldada pela queda acentuada na frequência às igrejas administradas por padres modernistas e aumentando naquelas geridas por padres cada vez mais tradicionais, com um número crescente de jovens católicos em busca de mais ortodoxia, remodelou as paróquias em todo o país, deixando-as, por vezes, em desacordo com o Papa Francisco e a maioria dos bispos, seus apoiadores.
Essas mudanças não estão acontecendo em todos os lugares, é certo: ainda há muitas paróquias liberais e muitas que se consideram "intermediárias" entre a revolução e a Tradição. Apesar da sua crescente influência, os católicos conservadores continuam, sim, a ser uma minoria. No entanto, as mudanças que trouxeram são impossíveis de ignorar.
Os padres progressistas que dominaram a Igreja dos EUA nos anos após o Vaticano II estão agora na casa dos 70 e 80 anos. Muitos estão aposentados. Alguns estão mortos. Os padres mais jovens, mostram as pesquisas, são muito mais conservadores.
“Eles dizem que estão tentando restaurar o que nós, os velhos, arruinamos”, disse o reverendo John Forliti, 87 anos, padre aposentado de Twin Cities que lutou pelos direitos civis e por reformas na educação sexual nas escolas católicas no malfadado período do aggiornamento.
Doug Koesel, um padre franco de 72 anos da Paróquia da Santíssima Trindade, em Cleveland, foi mais direto: “Eles estão apenas esperando que morramos”.
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[1] A informação consta aos 5 min. do vídeo de Julio Loredo, vide em
www.youtube.com/watch?v=w5eV5wEC7zU&t=1424s
[2] Archbishop Aguer: ‘Smoke of Satan’ has made the structures of the Church ‘unbreathable’, disp. em:
www.lifesitenews.com/opinion/archbishop-aguer-smoke-of-satan-has-made-the-structures-of-the-church-unbreathable/
Acesso em 18/5/2024.
[3] A partir deste ponto segue-se a tradução de Henrique Sebastião de um trecho do estudo publicado no Associated Press intitulado "‘A step back in time': America’s Catholic Church sees an immense shift toward the old ways", que pode ser lido no original e na íntegra em:
https://apnews.com/article/catholic-church-shift-orthodoxy-tradition-7638fa2013a593f8cb07483ffc8ed487
Acesso em 18/5/2024.
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Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=w5eV5wEC7zU&t=1424s
https://www.lifesitenews.com/opinion/archbishop-aguer-smoke-of-satan-has-made-the-structures-of-the-church-unbreathable/
https://infovaticana.com/2024/05/09/arzobispo-aguer-el-humo-de-satanas-ha-hecho-irrespirable-la-estructura-de-la-iglesia/
https://apnews.com/article/catholic-church-shift-orthodoxy-tradition-7638fa2013a593f8cb07483ffc8ed487
Acesso em 18/5/2024.
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