24/6/2024 | Dom Viganò será julgado pelo Vaticano por crime de cisma

DOM CARLO MARIA VIGANÒ será julgado por alegado crime de cisma, segundo o próprio comunicou publicamente. Citando um documento que publicou em seu site pessoal e postou em suas redes sociais, o ex-Núncio Papal nos EUA escreveu que foi convocado a Roma no dia 20 de junho, para enfrentar um processo penal extrajudicial por essa acusação.

“Fui convocado ao Palácio do Santo Ofício no dia 20 de junho, pessoalmente ou representado por um canonista. Presumo que a sentença já esteja preparada, visto que se trata de um processo extrajudicial.”

    As acusações contra Viganò envolvem ter feito declarações públicas que supostamente negam elementos fundamentais necessários para manter a comunhão com a Igreja Católica. Isso inclui a negação da legitimidade de Francisco como pontífice e a rejeição das decisões tomadas no Concílio Vaticano II.

    Viganò, que serviu como Núncio apostólico em Washington, D.C., de 2011 a 2016, comentou que considera ser acusado pela "igreja sinodal" como “uma honra”. O Vatican News, serviço de informações da Santa Sé, diz que o Dicastério para a Doutrina da Fé não comentou o suposto processo. A CNA, a agência em inglês da EWTN, grupo a que pertence ACI Digital, entrou em contato com a Santa Sé para confirmação e comentários.

    Viganò ganhou as manchetes em 2018 com a alegação, seguida de várias cartas, de que importantes bispos tinham sido cúmplices no encobrimento de abusos sexuais cometidos pelo ex-cardeal Theodore McCarrick. Ele também pediu ao Papa Francisco que renunciasse. De acordo com o Vatican News, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, disse na quinta-feira em reação à notícia: “O arcebispo Viganò tomou algumas atitudes e algumas ações pelas quais deve responder”.

    Parolin acrescentou: “Lamento muito porque sempre o apreciei como um grande trabalhador, muito fiel à Santa Sé, alguém que foi, em certo sentido, também um exemplo. Quando era Núncio Apostólico fez um bom trabalho”.

    É bastante curioso pensar que a mesma Igreja que inclui, no insistente dizer de Francisco, a "todos, todos, todos" (veja), sem absolutamente nenhuma exceção, queira colocar de fora um Arcebispo que sem nenhuma dúvida é católico, apenas por suas críticas, ainda que ásperas, ou ideias discordantes da maioria. Que peso teria tal excomunhão, se vier, partindo de um projeto de igreja que não excomunga hereges nem apóstatas, nem profanadores? Uma igreja que saúda e compactua com blasfemadores como Fábio Porchat e ativistas LGBT, por exemplo?

    Leia mais comentários nossos a respeito em nossa plataforma de acesso exclusivo. Compartilhamos abaixo o vídeo com bons comentários do prof. Alexandre Bellei sobre o caso.

_____
Fonte:
ACI Digital, "Ex-núncio nos EUA Viganò será julgado por cisma e por rejeitar o papa Francisco", disp. em:
https://encurtador.com.br/vufbO
Acesso 24/6/2024.

5 comentários:

  1. Olá. Henrique, como foi esse encontro do papa Francisco com esses "humoristas"? Qual o objetivo desse encontro e como foi isso?

    ResponderExcluir
  2. O Concílio Vaticano II declarou que ninguém poderia sofrer qualquer coação por suas idéias religiosas.
    Tá lá na "Dignitatis Humanae", em fim, os defensores do herético modernista e liberal Vaticano II são extremamente hipócritas, incoerentes e contraditórios.
    Vc sabia que a "igreja" conciliar nascida do herético modernista e liberal Vaticano II comemorou os 500 anos da heresia protestante, fez selos comemorativos com a imagem de Lutero e fez acordos teológicos com os luteranos que o Concílio infalível de Trento condenou e excomungou?

    ResponderExcluir
  3. Longe de ser um problema de declarações, o Arcebispo Viganò associou-se ao Movimento da Resistência, sedevacantista, fundado pelo bispo Richard Williamson, que foi expulso da FSSPX justamente por causa de suas posições heréticas e cismáticas. Inclusive foi sagrado bispo sob condição por Dom Williamson. Católicos não deveríamos dar tanto destaque a Viganò, cuja sanidade anda bastante questionável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Viganò é mais santo ou menos santo, isso é coisa secundária. Infelizmente, muita gente se preocupa mais com as possíveis falhas de quem denuncia o lobo, apelando para o argumento ad hominem, do que com aquilo que realmente deveria ser defenestrado da Igreja. Quanto ao sedevacantismo, já falei a respeito, aqui (Precisamos falar sobre sedevacantismo): trata-se de uma posição teológica plausível e perfeitamente válida nestes nossos tempos insanos.

      O grande mistério é que hoje tantos considerem que o único pecado imperdoável é questionar a legitimidade de um papa publicamente herege. Para esses, adorar Pachamama em plenos jardins do Vaticano, tudo bem; abençoar a sodomia em solo sagrado, sem problema; homenagear e até celebrar na santa Missa um herege e blasfemador contra a Eucaristia, como Lutero, está certo. Promover orgias no Vaticano, acobertar pedófilos, etc, etc... tudo isso também não incomoda. A única coisa que faz esse povo rasgar as vestes é colocar em cheque a legitimidade de Francisco, um traidor da Fé e um homem em franca apostasia contra tudo o que definiu a instituição do Papado por dois milênios.

      A questão que aqui importa é: o que Viganò diz é verdade, ou não? Ele tem razão nas suas acusações ou está dizendo alguma mentira? Por que o mesmo papa que aceita todo tipo de profanação nas igrejas e os mais terríveis sacrilégios em toda parte, sem tomar nenhuma atitude, é tão duro contra ele?

      Henrique Sebastião
      Fraternidade Laical São Próspero

      Excluir
  4. Seria interessante um grande Concílio Católico para definir qual é o entendimento correto.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir