16 de julho | Nossa Senhora do Carmo, a Stela Maris

O MONTE CARMELO pertence a uma cadeia montanhosa situada na Palestina, próxima da costa mediterrânea, com aproximadamente 600 metros de altitude. Essa cadeia é referência para navios e o Monte é reverenciado como lugar sagrado tanto pelos cristãos como também por judeus e muçulmanos, por estar ligado ao profeta Elias — neste local se deu a disputa entre Elias e os profetas de Baal, quando o primeiro provou que o Deus adorado por Israel era o verdadeiro e único Deus.



    Antiga tradição diz que no século XIII os carmelitas tiveram que abandonar o Monte Carmelo devido à invasão dos muçulmanos, sendo que aqueles que ficaram foram impiedosamente massacrados. Antes de sua partida, enquanto entoavam o hino "Salve Regina", a Virgem Maria lhes apareceu e prometeu ser a sua "Stela Maris", isto é, sua "Estrela do Mar".

    Por volta do ano 1241, o Barão de Grey, da Inglaterra, voltando das Cruzadas na Palestina levava um grupo de religiosos do Monte Carmelo e lhes deu uma mansão em Aylesford. Nesse lugar, alguns anos depois, houve um grandioso milagre mariano. Um dia, São Simão Stock, superior dos carmelitas, implorou por uma intervenção divina em defesa dos diversos ataques que a ordem recebia. Em sua oração suplicante, chamou à Mãe de Deus “Flor do Carmelo” e “Estrela do Mar”. Foi quando a Virgem lhe apareceu com o escapulário para os carmelitas, além de atender às suas preces.

    Na medida em que os religiosos carmelitas cresciam, propagou-se a devoção à Virgem do Carmo, também conhecida como a Estrela do Mar, e ocorreram muitos milagres. Em 1845, o barco inglês “Ocean King” estava no meio de uma grande tempestade. As ondas o castigavam terrivelmente e o fim parecia próximo. Um ministro protestante chamado Fisher, que estava presente, subiu ao convés com sua esposa, seus filhos e outros tripulantes, para implorar a Deus por perdão e misericórdia.

    John McAuliffe, um jovem irlandês também tripulante da embarcação, ao perceber a gravidade da situação e a morte iminente, abriu sua camisa, tirou o Escapulário que trazia ao pescoço e, fazendo com ele o Sinal da Cruz sobre as furiosas ondas, o lançou ao oceano. Nesse momento os ventos se acalmaram e a tempestade abrandou, porém uma onda chegou ao convés trazendo de volta o Escapulário e depositando-o aos pés do rapaz.

    Estupefatos, todos os presentes passaram a interrogar o jovem, conheceram a história da Santíssima Virgem e do seu Escapulário. Deste modo, o Sr. Fisher e a sua família decidiram entrar para a Igreja Católica o mais rápido possível e, assim, desfrutar da proteção da Virgem do Carmo.

Um comentário:

  1. A paz de Cristo,

    Caro irmão/amigo, Henrique Sebastião, gratíssimo pelo seu texto/artigo aqui. Entrei justamente para comentar sobre isso, o dia de Nossa Senhora do Carmo. Eu ia entrar em qq. artigo recente do site, pedir desculpas por falar algo fora do tópico, mas vi o artigo e fiquei muito feliz. Obrigado!!!

    Sou leigo Carmelita e hoje na minha cidade, graças a Deus, no Convento do Carmo daqui, um dos primeiros do País; foi um dia de muita festa, Missas (sim, Rito Novus Ordo, mas sem ministros da Sagrada Eucaristia, grupo de canto, etc.; apenas um ótimo coral Litúrgico, que viaja o mundo com a sua grande qualidade. No Convento do Carmo quando tem canto, é apenas Canto Litúrgico com corais Litúrgicos), após a Celebração da Santa Missa, houve uma procissão ao redor do Convento, procissão muito bela e com bom número de fiéis acompanhando.

    A História da Origem da Ordem do Carmo é uma das mais belas que existe, grato por contar novamente aqui, essa Graça que é o Carmelo. Claro, há outras Ordens Católicas maravilhosas, com muito fervor católico e tradição (Beneditinos, Pregadores, etc.), mas o Carmelo é maravilhoso. A origem do Escapulário e a devoção a ele, outra grande bênção para todos os católicos.

    Viva Nossa Senhora do Carmo! Salve, 16 de Julho!

    Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

    Oração: Nossa Senhora do Carmo, intercedei junto ao seu Amado Filho, para que a Igreja fundada por Ele, tendo Pedro como Primeiro Papa, supere todos os problemas que hoje, mais uma vez na História da Igreja, e mais forte que antes, divide os Católicos e a divisão não é de Deus. Que haja a intervenção do Espírito Santo, separando o joio do trigo e mantendo a Igreja Católica unida como desejou e penso que deseja ainda, o seu Fundador, Jesus Cristo, vosso Filho Amado.

    Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós que intercedemos a vós. Amém.

    Salve Maria!

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir