São José de Cupertino: um dos Santos que mais fez milagres na história da Igreja

SÃO JOSÉ DE CUPERTINO nascido na Itália no ano1603, é o Padroeiro dos Estudantes e ficou conhecido como o "Santo Voador", foi um admirável e exemplar sacerdote, abençoado pelo Céu com muitos  poderes especiais. Era capaz de realizar grandiosos milagres, que ele sempre atribuía à intercessão da Santíssima Virgem Maria. Pouco lembrado e reverenciado em nossos dias, a Igreja celebra a festa em sua memória no dia 18 de setembro.



    Incrivelmente, seu nascimento teve nítidas semelhanças com as de Nosso Senhor: seu pai era um carpinteiro humilde (que faleceu antes de ele nascer), e sua pobre mãe o deu à luz em um estábulo. Listamos a seguir algumas das marcas sobrenaturais mais impressionantes que ocorreram por sua intercessão:



Foi um Santo voador — literalmente


São José de Cupertino constantemente entrava em êxtase. Seus irmãos frades e os fiéis o viram "voar" em várias ocasiões! Numa dessas , os religiosos o viram levitar até uma estátua da Virgem Maria que estava a três metros e meio de altura e dar um beijo no Menino Jesus. Logo depois rezou no ar com intensa emoção.


    Um dos acontecimentos mais conhecidos ocorreu quando dez trabalhadores tentavam levar uma pesada cruz ao topo de uma montanha alta, mas não enfrentavam grande dificuldade. Frei José, então, levitou com a cruz e a levou ao topo da montanha!



Foi um exorcista 'obediente'


Por suas assombrosas qualidades, seus superiores religiosos o escolheram para exorcizar demônios, mas o Santo se considerava indigno dessa missão. Por isso, ele usava a seguinte frase contra o maligno: "Sai desta pessoa se quiser, mas não o faça por mim, e sim pela obediência que devo aos meus superiores"(!). E os demônios saíam de suas vítimas!



Ele podia estar em dois lugares ao mesmo tempo


O dom de estar em dois lugares ao mesmo tempo se chama bilocação ou onipresença. Dizem que quando a mãe de São José estava morrendo no povoado de Cupertino, o santo estava em Assim ao saber da notícia. O frei entrou com uma grande luz no quarto da sua mãe, que depois de vê-lo partiu para a casa do Pai.


Em Assis, os superiores perguntaram a São José por que ele estava chorando amargamente e lhes disse que a sua mãe tinha acabado de falecer. Mais tarde, muitas pessoas testemunharam que o santo acompanhou a sua mãe em Cupertino.



Curava com o Sinal da Cruz


Um homem arrogante disse uma vez a São José de Cupertino: “Ímpio, hipócrita! Pelo hábito de religioso que veste, tenho que respeitá-lo, mas não por você. Eu acreditaria em tudo o que faz se você me curar com o Sinal da Cruz sobre a minha ferida".


    O Santo respondeu humildemente que tudo o que dizia dele era verdade, e, fazendo o Sinal da Cruz sobre a ferida, o homem foi curado.


    Do mesmo modo, recuperou a vista de um cego, impondo sua capa sobre a sua cabeça. Os aleijados e coxos eram curados ao beijar o crucifixo que São José de Cupertino colocava diante deles. Muitos que estavam doentes, com uma epidemia de febre altíssima, foram curados quando o Santo fez o Sinal da Cruz sobre suas testas.



Lia os corações e convertia os protestantes


O príncipe luterano John Federick, aos 25 anos de idade, foi a Assis com duas escoltas, uma católica e outra protestante. Entraram na igreja onde São José de Cupertino estava celebrando a Missa e, no momento da Consagração, o Santo não conseguia partir a Hóstia Consagrada, porque tornara-se resistente como pedra em suas mãos, e teve que devolvê-la à patena.


    O Padre José de Cupertino começou a chorar de dor e levitou a aproximadamente um metro de altura. Ao descer, conseguiu enfim partir a Hóstia, depois de muito esforço. Os seus superiores perguntavam-se por que tal havia acontecido e ele respondeu que era devido ao coração duro das pessoas que assistiam à Missa.


    No dia seguinte, o príncipe voltou com os dois homens e, quando o Santo elevou a Hóstia durante a Missa, a cruz gravada na Sagrada Hóstia ficou negra. Isso lhe causou muita dor e, chorando, levitou com a Hóstia durante aproximadamente 15 minutos. Esse milagre comoveu o coração do príncipe e, por isso, ele e seu acompanhante converteram-se à Fé católica.



Comunicava-se com os animais


Quando passava por um campo e começava a rezar, as ovelhas se reuniam ao redor dele e, quietas, pareciam escutar atentamente suas orações. As andorinhas voavam em bandos ao redor da sua cabeça e o acompanhavam por vários quarteirões.



Profetizou o futuro


Um dia, levaram São José de Cupertino para visitar o papa Urbano VIII, que queria saber se os êxtases e os episódios de levitação do frade eram verdadeiros. O Santo apareceu diante do Pontífice e levitou, impressionando os presentes. São José de Cupertino previu o dia e a hora da morte deste papa e de Inocêncio X.

Um comentário:

  1. A paz de Jesus Cristo.

    Nossa, grande relato! O fato de estar em dois locais ao mesmo tempo, lembra São Padre Pio de Pietrelcina, morto em 1968, Canonizado em 2002 pelo Papa João Paulo II e que foi também um grande clérigo, tendo as chagas de Cristo, assim como Santa Catarina de Siena.

    São José de Cupertino fez curas, levitou, trouxe protestantes de volta à Santa Igreja, maravilhoso!

    Obrigado pelo excelente texto, equipe dessa Fraternidade Cristã.

    São José de Cupertino, rogai por nós e pela Santa Igreja! Amém.

    Salve Maria.

    Abs.

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir