O básico do básico sobre Teologia: o problema da Fé

HÁ ALGUNS ANOS anos houve um crescimento do interesse do leigo comum pelos conhecimentos teológicos. Havia um grande e geralmente honesto desejo de aprender sobre as coisas de Deus e da Igreja. Com a invasão das seitas protestantes e os constantes ataques que o católico comum sofria contra as suas crenças, ele enxergava nitidamente a necessidade de estar preparado para “responder a todo aquele que pedir a razão da sua esperança”, como recomendou o primeiro Papa (1Pd 3,15).


    Começaram a pipocar cursos livres de Teologia em diversas paróquias e instituições de ensino, com grande procura dos fiéis. Infelizmente, salvo raríssimas exceções, o que esses bons católicos em busca de formação encontravam era a mais cruel deformação da doutrina, do estudo das Sagradas Escrituras, da hermenêutica, da história de Israel e da Igreja, da espiritualidade… Como quase sempre acontece em muitas situações, os esquerdistas se anteciparam, ocuparam os espaços e tomaram a frente em praticamente todas essas iniciativas. E os tais cursos de Teologia não passavam de uma criminosa deformação marxista da Fé da Igreja, fato que hoje já é bem conhecido pela maioria daqueles realmente interessados em aprender.


    Isso tudo aconteceu como consequência da pavorosa crise que assombra a Igreja desde o Vaticano II (começou bem antes, mas agigantou-se e assumiu proporções catastróficas a partir desse evento) e que terminou por resultar em divisões terríveis. Muita confusão, muitas opiniões e muita arrogância, porque temos hoje muitos “sabichões de internet” que tomam partido desta ou daquela posição sem o devido cuidado, sem conhecimento de causa e sem o necessário temor a Deus que obriga a procurar primeiro fazer o que é certo, isto é, cumprir a Sua vontade.


    Pobres de nós, que só queremos manter a nossa Fé cristã e católica...


    Mas então o que é isso, afinal, a tal da Fé? Ora, responder a essa pergunta fundamental e primária é uma das tarefas centrais da boa Teologia. E embora tenha decrescido — em grande parte por conta de tantas decepções —, o interesse em aprender sobre a Religião ainda subsiste nas almas dos honestos buscadores da Verdade. E o que a verdadeira Teologia propõe, afinal, é o conhecimento da própria Fé.


    Como vimos aqui em nossa Formação, o célebre axioma de Santo Anselmo que bem define a Teologia — fides quaerens intellectum —, significa que essa ciência nada mais é que o esforço da fé em busca da compreensão racional das coisas que crê. Porém…


    …porém, acontece que antes de compreender, é preciso crer.


    A Fé é a base de tudo. Por isso mesmo é que, nesta nossa formação, optamos em utilizar inicial maiúscula para grafar a palavra: em Teologia, dizer “ter Fé” não trata de acreditar em qualquer coisa, assim como acreditamos que o pão que compramos na padaria não está envenenado. Ter Fé, em Teologia, é o que fará a diferença entre obter uma eternidade de felicidade perfeita, inesgotável e inimaginável, no Céu, ou o Inferno de sofrimentos indizíveis, que nunca cessam. Ter Fé, em Teologia, é o que faz ser a pessoa enquanto tal. Não ter a Fé leva à dissolução e, por fim, à perdição final.


Ter Fé é a premissa mais básica e mais necessária da Teologia. Sem Fé não se pode fazer Teologia.


Por quê?

** Para continuar a leitura, acesse aqui nossa plataforma de conteúdos exclusivos, ajude-nos a manter nossas atividades (por simbólicos R$13,90) e tenha acesso a muito mais. 

Um comentário:

  1. O Brasil será o centro do diaconato de mulheres... veja o seguinte texto:


    https://www.vaticannews.va/en/vatican-city/news/2024-10/synod-briefing-day-11-synod-focus-15-october-2024.html

    ResponderExcluir

** Inscreva-se para a Formação Teológica da FLSP e além das aulas mensais (com as 4 disciplinas fundamentais da Teologia: Dogmática, História da Igreja, Bíblia e Ascética & Mística) receba acesso aos doze volumes digitais (material completo) do nosso Curso de Sagradas Escrituras, mais a coleção completa em PDF da revista O Fiel Católico (43 edições), mais materiais exclusivos e novas atualizações diárias. Para assinar agora por só R$13,90, use este link. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Subir