Padre Ricardo de Barros Marques
ASSIM ESCREVEU-ME um jovem protestante domingo passado, a respeito do que lhe ensinaram sobre a Igreja Católica, para a qual se converte depois de leituras como a de Chesterton: "Esconderam dois mil anos de tradição. Mentiram sobre a inquisição. Mentiram sobre a Idade Média". A verdade tem uma força arrebatadora e quem a descobre tem se convertido às fileiras católicas. Como entender esse fenômeno de jovens que se convertem pela via intelectual senão pelo sopro do Espírito da Verdade?
O artigo onde Chesterton diz isso está aqui: http://www.sociedadechestertonbrasil.org/resenha/a-igreja-catolica-e-conversao/
ResponderExcluir""É impossível ser justo com a Igreja Católica. No momento em que o homem cessa de atacá-la, ele sente uma atração em direção a ela. No momento em que ele cessa de gritar, ele começa a ouvi-la com prazer. No momento em que ele tenta ser justo ele começa a admirá-la.""
Obrigado João pelo link. Deus abençoe
ExcluirConcordo com a mensagem
ResponderExcluireu tenho uma pergunta: porque Deus quer que a gente se hjumilhe? eu quero ser feliz , quero uma vida boa, de abundancia, de amor quero que todo mundo seja feliz e eu também! Porque sempre dizem que a gente tem que se humilhar diante de Deus? Deus fez a gente pra sofrer? Porque?
ResponderExcluirPorque a humildade nada mais é do que o reconhecimento da verdade. E a verdade liberta e nos faz plena e verdadeiramente feliz!
ExcluirE quão distorcida e irreal essa visão de que Deus quer nos humilhar...
Anônimo (use um nome fictício, pelo menos),
ExcluirComo você se comporta com sua mãe e seu pai?
Deus criou todas as pessoas para a MAIOR felicidade possível, que é a união com Ele lá no Céu. Isso está bem no começo do Catecismo.
O problema é que para ser completamente feliz temos de largar todo egoísmo. E nós somos muito egoístas. A vida nesta terra, com suas bênçãos e sofrimentos, serve para nos ensinar que nada daqui é tão importante quanto a outra vida; que Alguém nos amou primeiro (Jesus Cristo - assista A Paixão de Cristo), e essa mesma Pessoa é continuamente humilhada pelas nossas faltas de amor.
Assim, todos os que amam a Cristo são chamados a participar do Seu sofrimento de amor, como o Cireneu fez na Via Crúcis. É esse tipo de "humilhação", sofrimento, que nos leva a abandonar o egoísmo e o apego à felicidades passageiras.
Leia o livro A FÉ EXPLICADA. É excelente para responder suas dúvidas. Outros dois que eu recomendo:
> A Conquista das Virtudes - Padre Faus
> Imitação de Cristo - Tomás de Kempis